Dica do editor - Saiba como cuidar da pele dos bebês aos idosos

 “Cuidados com a Pele: do bebê ao idoso” é o tema do 1º episódio da série “Cuidados e Prevenção” da segunda temporada do programa Press Saúde.  A dermatologista Dra Carolina Casara foi a entrevistada  do Press Saúde do dia 30 de setembro, das 14h00 às 14h30, ao vivo, Rádio Press, o programa é o "Press Saúde", apresentado pela bela profissional Ana Pala Jung. 

Artigo, Elis Radmann, Coletiva.net - Uma campanha eleitoral diferente

Nesse cenário ímpar de pandemia e negação da política, temos a tecnologia que será um elo entre os candidatos e os eleitores, que estão cada vez mais "seletivos".

Por eleitores "seletivos", entenda-se: pessoas que recebem uma enxurrada de informação pelo WhatsApp, que são impactados por Fake News e temem golpes pela internet e, portanto, procuram otimizar o seu tempo. Só dão atenção a cards e vídeos que sejam de seu interesse, que tenham um conteúdo que esteja alinhado com as suas preferências, com seus interesses.

Na prática, o eleitor "ativo", que antes olhava tudo o que recebia se tornou um eleitor "seletivo", que só analisa o que interessa. Esse contexto exige que os candidatos levem a rede de relacionamento e o conteúdo segmentado para dentro do digital. 

Significa dizer que os candidatos terão que ter uma rede de influenciadores, promotores ou apoiadores que falem com sua rede de contato, de "whats a whats". O que antes era feito de "porta em porta", agora precisa ser feito de "whats a whats". 

CLIQUE AQUI para ler todo o texto, que você pode encontrar no site da coletiva.net, Porto Alaegre.

Outubro Rosa: conscientização para a prevenção do câncer de mama

Todos os anos, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre assume seu papel de alertar a população sobre os riscos e formas de prevenção do câncer de mama. 


Por meio do Hospital Santa Rita, especializado em prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer, a instituição lança o seu Outubro Rosa. Neste ano, elegemos como símbolo da campanha uma máscara cor de rosa. Ícones de uma pandemia que mudou nossas vidas, as máscaras viraram símbolo de conscientização e prevenção contra um inimigo invisível. Assim como o câncer de mama, a maior causa de óbitos de mulheres por neoplasias. 


Ao longo do mês, mesmo com as limitações que a pandemia impõe, a Santa Casa realiza ainda uma série de movimentos que tem como objetivo principal dar visibilidade e provocar reflexões quanto ao câncer de mama, maior causa de óbitos por neoplasias entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos novos casos de câncer. Apesar de raro, os homens são acometidos por cerca de 1% dos casos da doença.  


Em 2020, 66,3 mil* mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama no país, e em torno de 11 mil perderão a vida. Hoje, o câncer de mama é a maior causa de óbito por neoplasia em mulheres. (*Estimativa do INCA - Instituto Nacional do Câncer) 


Uma das principais ações é a participação de cooperativas solidárias de Porto Alegre - Cooperativa de Trabalho e Habitação 20 de Novembro, do Bairro Floresta, Associação de Mulheres Solidárias da Vila Cruzeiro e Copeart, do Bairro Bom Jesus, responsáveis pela confecção de quatro mil máscaras para a Santa Casa, que serão utilizadas ao longo do mês pelas equipes de saúde do Hospital Santa Rita. Em paralelo, médicos da Santa Casa produziram conteúdos em vídeo para estas comunidades, alertando para a importância da prevenção do câncer de mama. Ainda, no dia 21 de outubro, ocorre um evento científico virtual, em que profissionais da área trarão os últimos tratamentos e novidades sobre o tema.  


O Hospital Santa Rita promove a saúde integral de homens e mulheres, difundindo informação sobre os diversos tipos de câncer e como viver mais e melhor. Em média, atende 900 novos casos de câncer de mama por ano. 


 O CÂNCER DE MAMA 


A amamentação e a sexualidade feminina deveriam ser as únicas preocupações das mulheres em relação as suas mamas. Mas, infelizmente, não são. Muitas doenças podem acometer as mamas, tanto das mulheres quanto dos homens. Entre as doenças mais graves está o câncer. No Brasil, cerca de 66 mil* novos casos de câncer de mama são diagnosticados anualmente, sendo que, aproximadamente, 5.000 somente no Rio Grande do Sul.  


*Estimativa do INCA - Instituto Nacional do Câncer 


 OS FATORES DE RISCO 


Os fatores de risco são condições que predispõem uma pessoa a maior risco de desenvolver o câncer de mama, tais como: 


História familiar de câncer de mama em um parente de primeiro grau (mãe, filha, irmã); 

História pessoal de doença benigna da mama (não câncer); 

Idade a partir dos 50 anos; 

A menstruação precoce (antes dos 12 anos de idade) e a menopausa tardia (última menstruação depois dos 55 anos de idade) aumentam o risco em virtude do maior número de ciclos menstruais e, consequentemente, maior exposição do hormônio estrogênio; 

Consumo de bebidas alcoólicas em excesso; 

Obesidade. 

 


COMO PREVENIR? 


Além da atenção aos fatores de risco, existem medidas preventivas para diminuir o risco deste câncer se desenvolver. Manter um estilo de vida saudável e evitar o uso de hormônios do tipo estrogênio (presentes em medicações para controlar sintomas da menopausa) são algumas medidas para não elevar o risco de ter um o câncer de mama. Além disso, todas as mulheres devem consultar o seu médico pelo menos uma vez por ano para fazer exames das mamas. 


Dependendo da idade da mulher, da sua história pessoal e familiar de outras doenças, o médico vai realizar alguns exames específicos para detectar precocemente o câncer, mesmo antes do aparecimento qualquer sintoma ou que seja perceptível. 


 COMO DIAGNOSTICAR? 


O exame clínico das mamas realizado por médico experiente e a mamografia são os métodos mais efetivos para se diagnosticar o câncer de mama tão cedo quanto possível, permitindo assim cirurgias menos agressivas, tratamentos mais eficazes e maior chance de cura do câncer. 


É importante que as mulheres fiquem atentas a alguns sinais de alerta: 


Nódulos (caroços) fixos que geralmente não causam dor; 

Pele da mama avermelhada; 

Retração da pele da mama; 

Aspecto da mama parecido com casca de laranja; 

Alterações no bico do seio; 

Pequenos caroços nas axilas ou no pescoço; 

Saída anormal de líquido das mamas. 

 


 A orientação atual é que a mulher apalpe suas mamas sempre que se sentir confortável para tal (no banho, na troca de roupa, etc.), sem a necessidade de uma técnica especifica de autoexame, e que vá ao médico sempre que notar alguma destas alterações. 

Dica do editor - A partir do dia 9, a multi Clean New abre para sanitizar contra coronavírus. Será no Bourbon Assis Brasil, Porto Alegre.

O Bourbon Assis Brasil, Porto Alegre, abrirá no dia 9 de outubro os serviços da CleanNew, empresa de higienização que oferece uma alternativa de sanitização contra o coronavírus. Através de uma cabine localizada no estacionamento do Bourbon Assis Brasil, a CleanNew realiza a higienização de veículos e sacolas de compras. A aplicação da limpeza tem duração de três minutos. A empresa também oferece a sanitização em residências, condomínios, escritórios, lojas, consultórios, restaurantes. A CleanNew está presente em todo país e no exterior.

RBS afasta Marcelo Rech da vice-presidência

 A RBS afastou o jornalista Marcelo Rech da sua vice-presidência.

Rech, no entanto, continuará como profissional da organização, exercendo funções de comentarista da Rádio Gaúcha, colunista de Zero Hora e consultor da própria RBS.

Correio do Povo vai para a web com layout mais moderno

O jornal Correio do Povo, Porto Alegre, já está na web com novo layout do seu site.

Ele está muito mais moderno e continua tão atualizado quanto já estava.


Ameaçado de morte, Marchezan Júnior reagiu e Polícia identificou o bandido em São Paulo

O homem que ameaçou matar o prefeito Marchezan Júnior foi indiciado pela Polícia do RS. Ele é paulista e fez as ameaças pelas redes sociais, tudo porque não concordou com a retirada de casinhas de cachorro que estavam nas calçadas do bairro Jardim do Slaso. Foi em julho. 

O bandido pediu que tocassem fogo na casa do prefeito.

Marchezan Júnior vence queda de braço e poderá autorizar volta presencial das aulas

O governo estadual gaúcho decidiu, hoje, que as aulas presenciais de educação infantil e do ensino médio de Porto Alegre poderão ser retomadas a partir de segunda-feira.

O decreto sairá hoje.

Foi uma vitória política do prefeito Marchezan Júnior, que vem enfrentando ameaças do Ministério Público, do Simpa e do PT. Eis o calendário local:

05/10: Educação Infantil, terceiro ano do Ensino Médio, Educação Profissional e EJA
19/10: Ensino Fundamental (anos iniciais) e EJA
03/11: Ensino Fundamental (anos finais) e restante do Ensino Médio

O gabinete de crise estadual também decidiu manter em vigor o cronograma de liberação de volta às aulas, por etapas:

08/09 - Educação Infantil
21/09 - Ensino Médio, Ensino Superior e Ensino Técnico
28/10 - Ensino Fundamental (anos finais)
12/11 - Ensino Fundamental (anos iniciais)  

Recuperação do mercado de trabalho

Recuperação do mercado de trabalho tem sido impulsionada pelo emprego

formal. Em agosto, houve criação líquida de 249,4 mil vagas de emprego

formal, conforme os dados apurados pelo Caged, divulgados ontem pelo

Ministério da Economia. Descontados os efeitos sazonais, o saldo foi

positivo em 161 mil vagas, levando a média trimestral de -65 mil para 99

mil. Esperamos que a retomada do mercado de trabalho continue em curso nos

próximos meses. Mas vale lembrar que a taxa de desemprego deve seguir em

elevação, refletindo o retorno de uma parcela maior de pessoas à força de

trabalho. Em tempo, a taxa de desemprego chegou a 13,8% no trimestre

encerrado em julho, conforme aponta a PNAD Contínua, também divulgada ontem.

Na série dessazonalizada, a taxa subiu de 13,1% para 13,8%, refletindo

principalmente a queda da ocupação de trabalhos sem carteira assinada e por

conta própria.

Ipea revisa queda do PIB de 6% para 5% em 2020

Intensidade da recuperação depende da evolução da pandemia de Covid-19


A análise trimestral da conjuntura econômica brasileira, divulgada nesta quinta (1º) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta recuperação da atividade econômica. Os pesquisadores revisaram a previsão de queda de 6% para 5% no Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, em razão do bom desempenho, melhor do que esperado para o terceiro trimestre. As estimativas para agosto são de crescimento da produção industrial (+6,1% em relação a julho), serviços (+7,6%), vendas no varejo ampliado (+7,5%) e vendas no varejo restrito (+5,6%). Para 2021, foi mantida a projeção de crescimento de 3,6% do PIB.


Apesar do cenário de recuperação, o ano deve fechar com ociosidade elevada na economia. O hiato do produto, que mede o grau de ociosidade, saltou de 4,2% no primeiro trimestre deste ano para inéditos 13,9% no terceiro trimestre.


O penúltimo trimestre do ano também registrou aceleração da inflação, devido à alta nos preços dos alimentos. No acumulado de 12 meses encerrados em agosto, os produtos alimentícios responderam por 70% de toda a variação do IPCA. Isso fez com que a previsão de inflação geral para 2020 fosse revisada de 1,8% para 2,3%. As projeções, porém, foram revisadas para baixo em serviços educacionais (5% para 1,2%), demais serviços livres (2% para 0,7%) e preços monitorados (1,2% para 1%). Para 2021, a taxa de inflação estimada pelo Ipea é de 3,3%.


A análise trimestral de conjuntura mostra, ainda, que o conjunto de medidas emergenciais lançado pelo Governo Federal para combater os efeitos da pandemia acarretará forte aumento do déficit e da dívida pública. Os gastos da União em ações relacionadas à Covid-19 no ano de 2020 estão estimados em cerca de R﹩ 590 bilhões. "É importante que o país saia da pandemia reforçando o compromisso com o equilíbrio fiscal, que é pré-requisito fundamental para a retomada sustentável da nossa economia", avalia o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do instituto, José Ronaldo Souza Júnior.