Pontal Shopping, em Porto Alegre, é o mais novo empreendimento do portfólio do Grupo AD Shopping.

Com inauguração prevista para o final do ano, o shopping contará com mais de 160 lojas e fará parte de um complexo multiuso composto por Hotel, Centro de Eventos, Hub Médico, Hard Rock Café e anexo a um parque com 29 mil m2

O Pontal Shopping já é considerado um dos maiores projetos em construção do Rio Grande do Sul. Com inauguração prevista para novembro, o empreendimento será o primeiro Life Center da Região Sul do Brasil e a grande atração da Orla do Guaíba.

Imponente, com arquitetura sofisticada e design contemporâneo, o Pontal Shopping é um local onde toda a experiência do usuário acontecerá com excelência de ponta a ponta. Composto por espaços integrados, verdes e acolhedores, o novo shopping vai oferecer experiências únicas de vivência, lazer e consumo.

O Pontal Shopping será o ponto de conexão de todo o complexo multiuso Pontal, integrando os empreendimentos em um só local e tendo o parque público como uma extensão da alameda central e das lojas que estarão de frente para o Guaíba.

O complexo multiuso é composto por: torre comercial com mais de 230 escritórios e consultórios, Hotel Double Tree Hilton com 141 quartos, centro de eventos para realização de congressos, feiras e eventos sociais, centro médico com operação do Hospital Moinhos de Vento, Hard Rock Café, Leroy Merlin, Market Hall com 2 mil m2, Boulevard Central, rooftop gastronômico, cinco salas de cinema VIP, estacionamento coberto com 1.558 vagas e mais de 160 lojas, em 27.247 m2 de área bruta locável (ABL). 

O Pontal Shopping é o 42º empreendimento integrado ao portfólio do Grupo AD Shopping e, de acordo com Mário Almeida, Coordenador de Administração-Geral do Grupo AD, será responsável por uma grande movimentação econômica para a região. “O Pontal Shopping será completamente diferente de qualquer shopping center. Além de um dos principais cartões postais de Porto Alegre, o primeiro Life Center multiuso do país já nasce com o ousado propósito de oferecer experiências inéditas – por seu projeto único – a partir de operações de lazer elevado a novos níveis, experiências gastronômicas, entretenimento, saúde, serviços, conectividade e sustentabilidade”, pontua Almeida.  

O Pontal Shopping está localizado na área mais cobiçada da cidade, às margens do Guaíba, na Av. Padre Cacique, 2.893 e tem projeto arquitetônico assinado por Doria Lopes Fiuza e Roseli Melnick, e paisagismo, pelo escritório Takeda Design.

 

Sobre o Pontal Shopping

Único Life Center do país integrado à paisagem natural, o Pontal Shopping será um  Complexo Multiuso: Torre Comercial com 237 Salas Comerciais, Hotel Double Tree Hilton, Hub Centro Médico Hospital Moinhos de Vento, Centro de Eventos, Hard Rock Café, Leroy Merlin, Market Hall com 2.000 m², Boulevard Central, Rooftop Gastronômico, Parque com 29.000 m² anexo ao Shopping e mais de 160 lojas. O belíssimo projeto arquitetônico é assinado por Doria Lopes Fiuza e Roseli Melnick. O paisagismo foi concebido pelo escritório Takeda Design.

 

Sobre o Grupo AD 

A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 42 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São mais de 30 anos de experiência em planejamento, desenvolvimento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou recentemente a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial; seja em lojas, quiosques ou mídia no mall.

Revisão extraordinária de tarifas pode reduzir em até 5,34% a conta de luz em onze estados

 As novas tarifas entram em vigor nesta quarta-feira (13) 

 Foram aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) as Revisões Tarifárias Extraordinárias de dez distribuidoras de energia que atendem os estados da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. 

Com isso, a tarifa cobrada dos consumidores será reduzida em até 5,34%, dependendo da distribuidora. 

 

As novas tarifas entram em vigor a partir da quarta-feira (13). A ANEEL promoveu a revisão das distribuidoras que já passaram por processo tarifário em 2022, atenuando os índices anteriormente homologados.

 

A Lei nº 14.385/2022, sancionada em maio, determinou que a Agência compense, com redução de tarifas, os créditos de PIS/COFINS cobrados indevidamente de usuários. Isso porque, uma decisão judicial transitada em julgado determinou que o ICMS cobrado das distribuidoras não deve compor a base de cálculo do PIS/COFINS incidente sobre as tarifas.

 

As empresas de energia elétrica e o efeito médio sobre as tarifas vigentes a ser percebido pelos consumidores residenciais e de baixa tensão são: Energisa Borborema Ebo (-5,34%); Enel RJ (-4,34); CPFL Santa Cruz (-2,45%); CPFL Paulista (-2,47%); Energisa Sergipe (-4,75%); Enel CE (-3,02%); Coelba (-0,5%); Cosern (-1,54%); Neoenergia Pernambuco (-4,1%); e Sulgipe (-4,75%).

 

CONTA DE LUZ

 

Além da Lei nº 14.385/2022, a entrada em vigor de uma série de outras medidas legislativas, deve reduzir, em média, em 19% a conta de luz em todo o país. A estimativa é do Ministério de Minas e Energia. 

 

Além da revisão de tarifas, a Lei Complementar nº 194/22 determinou que o setor de energia elétrica fosse enquadrado como essencial, junto aos combustíveis, gás natural, telecomunicações e de transporte coletivo. Com isso cria-se um teto, impedindo que os estados cobrem o ICMS superior à alíquota geral, que varia de 17% a 18%. Até então, outros bens considerados supérfluos pagavam até 30% de ICMS.

 

Também contribuíram para a redução das contas de luz os valores decorrentes do processo de capitalização da Eletrobras, em razão da Lei nº 14.182/2021.