CLUBE DE OPINIÃO REPUDIA ASSÉDIO MORAL DA CPI DA PANDEMIA A JORNALISTAS E VEÍCULOS DE IMPRENSA BRASILEIROS

 CLUBE DE OPINIÃO REPUDIA ASSÉDIO MORAL DA CPI DA PANDEMIA 

A JORNALISTAS E VEÍCULOS DE IMPRENSA BRASILEIROS

O Clube de Opinião do RS, que há 18 anos luta em favor das liberdades, e que reúne 

alguns dos principais jornalistas do sul do País, vem protestar contra o aumento da escalada de 

discursos e ações contra a liberdade de imprensa no Brasil, sem distinção em relação à origem 

ideológica que ela assume.

E aproveita a oportunidade para apelar para a consciência democrática do povo 

brasileiro e por manifestações imediatas por parte de autoridades, lideranças da sociedade, 

empresas jornalísticas e jornalistas, no sentido de que façam o mesmo, manifestando seu 

repúdio ao cerco que elementos antidemocráticos estabelecem contra todas as formas de 

liberdade de expressão, com ênfase para a liberdade de imprensa.

O objetivo principal desta nota é denunciar o caráter antidemocrático do pedido feito 

pelo relator Renan Calheiros para que a CPI da Pandemia quebre o sigilo bancário de empresas 

como as do Grupo Jovem Pan e da Brasil Paralelo, mas não só. É uma forma de intimidação 

despudorada, inaceitável, recorrente no âmbito da CPI, visando impor censura e autocensura, o 

que é pior.

Porto Alegre, 02 de agosto de 2021.

Assinam:

Alexandre Appel

Antonio Goulart

Fernanda Barth

Flávio Dutra

Flávio Pereira

Gilberto Simões Pires

Guaracy Andrade

Gustavo Victorino

Julio Ribeiro – Presidente

Marco Poli

Milton Cardoso

Percival Puggina

Polibio Braga

Ricardo Azeredo

Rogério Amaral

Rogério Mendelski

Sergio Jost

Vitor Bley de Moraes

Jurandir Soares

Azul inicia operação em oito novos destinos no Rio Grande do Sul e anuncia cinco novos mercados partindo de Porto Alegre

 Alegrete, Bagé, Canela, Erechim, São Borja, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul e Vacaria passam a incorporar a malha doméstica da Azul a partir desta semana; 


Cerimônia do primeiro voo contou com a presença do governador do estado, Eduardo Leite, e de outras autoridades


Em outubro, capital gaúcha também passa a ter ligação direta com Maringá, Londrina, Uberlândia, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto; 


São Paulo, 02 de agosto de 2021 - O Rio Grande do Sul passa a ficar ainda mais conectado a partir de hoje, com a abertura de oito novos destinos no interior do Estado pela Azul. Ao longo desta semana, a companhia inicia suas operações nas cidades de Bagé, Alegrete, São Borja, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Erechim e Vacaria com ligações diretas até a capital Porto Alegre. Além das novas bases, Canela, na serra gaúcha, também volta a receber aeronaves nas cores da companhia. 


Todas as rotas serão realizadas pela Azul Conecta, empresa sub-regional da Azul, e os voos serão cumpridos com as aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para até nove Clientes. Com as cidades que serão conectadas à malha da Azul, o Rio Grande do Sul passa a ter 15 destinos servidos pela companhia, número recorde e sem precedentes na história do estado há pelo menos 60 anos. A inclusão das novas operações fará com que a Azul tenha, em média, 54 decolagens diárias a partir do estado, sendo 12 delas realizadas pela Azul Conecta. 


Canela contará com um voo diário para Porto Alegre, enquanto Erechim, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Bagé e São Borja receberão quatro operações semanais. Neste início das ligações com a capital gaúcha, Vacaria e Alegrete terão a opção do modal aéreo três vezes por semana. 


O governador do Estado, Eduardo Leite, autoridades locais e executivos da Azul participaram da cerimônia de inauguração do primeiro voo, que decolou na manhã rumo à Bagé. 


"Estamos extremamente felizes com essa expansão no Rio Grande do Sul que, agora, terá 15 destinos servidos pela Azul. Esse número representa um marco para o estado e para a companhia. A Azul tem como um de seus propósitos conectar todos os cantos do Brasil e ajudar no desenvolvimento do turismo e economia. Esses novos destinos que serão inaugurados nessa semana no Rio Grande do Sul darão mais comodidade e oportunidade aos gaúchos que querem se conectar com a ampla malha da Azul, explorando destinos nacionais e também internacionais", diz Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Relações Institucionais da Azul. 


"Seremos o Estado mais conectado do país, sendo que temos a sexta maior população. É uma grande notícia, afinal, além de conectar pessoas, seja para turismo ou visitar pessoas queridas, representa um incremento importante de logística. E logística é fundamental para o desenvolvimento de um Estado, por isso é um dos pilares da nossa agenda de governo em prol da competitividade", destaca Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul. 


"É a concretização de um sonho, resultado de um trabalho conjunto da Frente Parlamentar da Aviação. Com esse anúncio, o Rio Grande do Sul passará a contar com 15 destinos servidos pela Azul Linhas Aéreas. Nunca na história da aviação em nosso Estado tivemos tantos destinos atendidos de uma vez só", afirma Frederico Antunes, presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional. 


Antes mesmo da operação dessas oito novas bases, a Azul já liderava em número de voos regulares no estado do Rio Grande do Sul. A companhia manteve, mesmo durante a pandemia, as suas operações na capital Porto Alegre e reiniciou os voos em Pelotas e Santa Maria, em dezembro do ano passado. Em fevereiro deste ano, foi a vez de Uruguaiana, Santo Ângelo e Caxias do Sul voltarem a receber aeronaves da Azul. 


Porto Alegre terá ligação direta com mais cinco cidades do interior do PR, MG e SP 


A partir de outubro, a capital gaúcha também ganha cinco novos destinos diretos operados pela Azul: Maringá e Londrina, no interior do Paraná, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, além de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, no interior paulista. 


Maringá e Londrina, dois importantes polos econômicos regionais situados no noroeste do estado do Paraná, serão servidas pelas aeronaves ATR 72-600, de 70 lugares, com três voos semanais. Já para a cidade mineira de Uberlândia, a conexão a partir da capital gaúcha será feita a bordo dos jatos Embraer 195 E1, com 118 assentos, com duas conexões semanais. 


Para São José do Rio Preto, cidade localizada no extremo oeste paulista, também estão programados dois voos semanais, a bordo das aeronaves A320neo e 195 E2 da Embraer, com capacidade para 174 lugares e 136 lugares, respectivamente. Ribeirão Preto, por sua vez, também localizado no interior de São Paulo, terá duas frequências por semana a partir de Porto Alegre, a bordo dos jatos E1 da Embraer, para até 118 Clientes. 

Com uma frota de 16 aeronaves modelo Cessna Grand Caravan, a Azul Conecta tem a missão de chegar a destinos sub regionais e contribuir para a marca histórica de 200 cidades servidas pela Azul no país. A Conecta, fruto da aquisição da antiga TwoFlex, foi incorporada pela Azul para conectar diversos destinos dentro do Brasil, levando desenvolvimento econômico às cidades menores e tornando as viagens mais acessíveis para as regiões que passam a contar com o modal aéreo.

Resposta da Jovem Pan

Sobre o pedido de quebra do sigilo bancário encaminhado pelo senador Renan Calheiros à CPI da Covid, a Jovem Pan vem a público prestar os seguintes esclarecimentos: Pedidos do gênero são injustificáveis. Os balanços da Jovem Pan são publicados anualmente no Diário Oficial. Para que não restem dúvidas quanto à transparência do comportamento da Jovem Pan, republicamos os balanços em nosso site. As verbas governamentais podem ser conferidas no site www.portaldatransparencia.gov.br. Estranhamente, o requerimento estabelece que as investigações sejam feitas a partir de 2018. Segundo o documento que justificou a sua criação, a comissão foi instaurada com o objetivo de “apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil”. Como se sabe, a Organização Mundial da Saúde oficializou a existência de uma pandemia em março de 2020. A acusação de Calheiros, portanto, não se enquadra no fato determinado para a criação da CPI. Diferentemente do que afirma Calheiros, a história da Jovem Pan comprova que, ao longo de seus 77 anos de existência, a empresa jamais disseminou fake news. Os profissionais da Jovem Pan divulgam fatos e os analisam segundo diferentes pontos de vista. O autor do pedido não especifica quais profissionais disseminaram notícias mentirosas e em quais programas isso teria ocorrido. Fica claro, portanto, que se trata de uma acusação genérica que tem por única finalidade cercear a liberdade de imprensa no Brasil.



Resposta da Brasil Paralelo

Caso a informação seja verdadeira, a Brasil Paralelo declara que não tem absolutamente nada a esconder! 


Tudo o que os políticos da CPI quiserem saber sobre nosso faturamento e origem de receitas será disponibilizado assim que formos notificados oficialmente.


Vale dizer que esses dados sempre foram públicos, tendo sido inclusive expostos recentemente em uma reportagem no jornal Folha de S. Paulo.

POR ISSO, QUEREMOS DEIXAR CLARO: 

POLÍTICOS, PODEM PEDIR O QUE QUISEREM!

Somos uma empresa séria, com mais de 110 funcionários. Contamos com auditoria da Ernst & Young e programa de compliance da Grant Thornton.


Já produzimos mais de 60 documentários e filmes. 


Com nossa rede de parceiros, disponibilizamos cerca de 250 cursos sobre temas como história, filosofia, economia, ciência política, arte e música.


Em 5 anos de existência, produzimos centenas de horas de conteúdo que foram assistidas por mais d e20  milhões de pessoas. E esses números não param de crescer!


Pagamos nossos impostos em dia, para financiar essa estrutura estatal que agora – segundo consta – pode nos perseguir por não repetirmos a narrativa que lhe convém.


Nossa luta é justamente para desmascarar os políticos corruptos, contra os quais não faltam denúncias. E caso esses mesmos políticos queiram nos investigar, não há problema, pois não temos o que temer.


Além disso, se a investigação se confirmar, estamos ansiosos para depor na CPI. Nunca “disseminamos desinformação”. Pelo contrário: até hoje, ganhamos todos os processos contra quem nos fez essa acusação ou divulgou fake news contra nossa empresa.


Talvez o espanto de alguns com o nosso sucesso seja explicado pelo fato de nos medirem pela sua própria régua. 


Para eles, somente com dinheiro público, e atendendo a interesses políticos de quem está no poder, seria possível prosperar em um mercado como o nosso. 


Mas os nossos mais de 200 mil assinantes são a maior prova de que esses críticos estão errados.


Reiteramos que nunca recebemos – e nunca vamos receber – nenhum centavo de dinheiro público!


Somos 100% apartidários, independentes, e jamais fizemos propaganda para nenhum político.


Contamos com o apoio dos nossos membros e de todos que admiram o trabalho que fazemos na Brasil Paralelo. 


Essa possível intimação, caso se concretize, não nos afastará da nossa principal missão, que é a BUSCA PELA VERDADE – o que, infelizmente, não parece ser a intenção dessa CPI.


Atenciosamente,

Equipe Brasil Paralelo





Siga-nos nas Redes Sociais: