Governador participa de reunião do Centro de Operações de Emergência

Encontro com técnicos da Secretaria da Saúde e de Planejamento também teve a presença do vice Ranolfo e dos secretários Arita e Gastal - Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
O governador Eduardo Leite participou, na noite deste domingo (15/3), de reunião do Centro de Operações de Emergência (COE), no Centro Estadual de Vigilância em Saúde, na capital.
O encontro contou com a participação de técnicos da Secretaria da Saúde e de Planejamento, Orçamento e Gestão. Também estiveram presentes o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, e os secretários Arita Bergmann (Saúde) e Claudio Gastal (Governança e Gestão Estratégica).
Nesta segunda-feira (16/3), o secretariado se reunirá, com base no que foi discutido na reunião de domingo, para definir medidas que serão adotadas no Estado.
Considerando a chegada do outono e do inverno, o governador entrou em contato com os governadores de Santa Catarina e do Paraná para que ações sejam pensadas em conjunto. "Os três Estados do Sul costumam ter um inverno bastante rigoroso, com propagação de doenças respiratórias, e também têm um perfil demográfico bastante semelhante. Faz sentido que estejamos trabalhando em conjunto", afirmou.
Leite também entrou em contato com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e uma visita dele ao Estado está sendo organizada para ainda esta semana, com a participação dos governadores Carlos Moisés (SC) e Ratinho Júnior (PR).
Desde os primeiros sinais da Covid-19, na China, o governo do Estado vem se reunindo e discutindo medidas a serem tomadas para evitar a propagação do vírus. O primeiro caso de coronavírus no RS foi confirmado no dia 5 de março. Até agora, o Estado tem sete casos (cinco em Porto Alegre, um em Caxias do Sul e um em Campo Bom). O morador de Campo Bom, primeiro caso, já está curado.
O COE foi montado ainda no começo do ano e tem centralizado todas as análises e estudos sobre o coronavírus no Estado.

Artigo, Winston Ling - O coronavírus não resiste no calor do verão, como o de Porto Alegre ?

O empresário Winston Ling é gaúcho e faz a ponte Xangai-Porto Alegre. Ele é da mesma família que controla o grupo Petropar e o Instituto Ling. Winston também tem desempenhado papel importante na trajetória recente do bolsonarismo. Eis o que ele escreveu no seu Facebook sobre o tipo de preocupação responsável que é preciso ter em relação ao coronavírus:
:
A chave agora é testar a informação de que os vírus da família coronavírus não sobrevivem no verão. Em 2003 por exemplo, de repente, no mês de Maio, a preocupação com o SARS e as notícias nos meios de comunicação desapareceram a nível global, e ninguém nunca mais comentou ou ouviu falar.
Um médico me informou que o coronavírus não sobrevive no verão pela combinação de uma série de fatores: luz solar direta forte e intensa, altas temperaturas, espaços abertos e vento.
Em Porto Alegre, nos últimos dias, tem feito sol forte com temperaturas chegando a 34 graus ou mais. Brasília idem.
Estes próximos dias no Brasil fornecerão estatística para provar ou não este efeito do verão. Se a curva de infectados não se acelerar exponencialmente como o previsto (de acordo com a curva dos países do hemisfério norte), comprovar-se-á que o coronavírus de fato não resiste ao verão.
Então todas as medidas tomadas nos países que estão passando o inverno não se aplicarão ao caso brasileiro.
Obs.- a Austrália fica no hemisfério sul, porém a temperatura lá não tem passado dos 20 graus centígrados.
Nesse meio tempo, eu me solidarizo sim com meus amigos com preocupação responsável, por que, levando-se em conta a falta de informação (se o coronavírus sobrevive ou não no verão), melhor se precaver do que se arrepender...
Divagando ainda sobre isso... os mais ricos tem ar condicionado então podem estar em situação de mais risco... os mais pobres não tem ar condicionado então estão expostos ao verão e mais protegidos...
Uma boa política do governo é pedir para que todos desliguem o ar condicionado e abram as janelas por 30 dias, pois a circulação de ar elimina o virus rapidamente. Em ambiente fechado fica 3 HORAS.... e mandar todo mundo ir tomar banho de sol...
Moral da história: simplesmente copiar o que nossos irmãos do Norte estão fazendo, sem adaptar à nossa situação, pode não funcionar, ou pode ter um custo muito alto..