Entidades e CNN condenam censura à imprensa por parte do PT e TSE

 A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) e a CNN se posicionaram nesta quarta-feira (19) sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que impediu que a Jovem Pan trate de fatos envolvendo a condenação do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva.


A Justiça Eleitoral determinou a retirada do ar de todas as plataformas da Jovem Pan de peças publicitárias de campanha eleitoral, feita por adversários, com a temática “Lula mais votado em presídios” e “Lula defende o crime”.


Por 4 votos a 3, os ministros decidiram que os jornalistas da emissora não podem falar sobre o assunto, sob pena de multa diária para o canal e para os jornalistas de R$ 25 mil.


Por meio de nota, a Abert considerou preocupante a escalada de decisões judiciais que interferem na programação das emissoras, com o cerceamento da livre circulação de conteúdos jornalísticos, ideias e opiniões.


“As restrições estabelecidas pela legislação eleitoral não podem servir de instrumento para a relativização dos conceitos de liberdade de imprensa e de expressão, princípios de nossa democracia e do Estado de Direito”, afirmou a associação.


E continuou: “Ao renovar sua confiança na Justiça Eleitoral, a Aebrt ressalta que a liberdade de imprensa é uma garantia para o exercício do jornalismo profissional e do direito do cidadão de ser informado”, diz o texto da Abert.


A Abratel disse que, pleno centenário do Rádio no Brasil, não poderia deixar de vir a público manifestar sua preocupação com os atos que atingem o trabalho da livre imprensa.


“A recente decisão que impede o trabalho de divulgação e respeito à linha editorial de veículo de comunicação profissional, sediado no Brasil e regulado pela legislação brasileira atinge a todo o setor de Radiodifusão. Tal ato ignora a história da Televisão e do Rádio que esse ano comemoram 72 e 100 anos, respectivamente”, disse a Abratel, em nota.


A associação conclui dizendo que acredita que “qualquer decisão a ser tomada sobre esse tema seja tomada sempre em consonância com a preservação da liberdade de imprensa e do Estado Democrático de Direito”.


“Esperamos que as instituições respeitem a história dos veículos de comunicação profissionais sediados em nosso país.”


A CNN Brasil reitera sua defesa irrestrita da democracia e repudia, portanto, qualquer tipo de censura à liberdade de imprensa e de expressão.

Artigo, Cláudia Woellner - Lula, católicos, evangélicos e todas as pessoas de boa vontade

Em artigo publicado no dia 14.10.2022, o articulista Renato Sant’Ana comenta a nova mentira de Lula que se diz inocentado pelo papa Francisco.

Ops! Será que voltamos ao tempo em que se comprava a indulgência plenária? Não, com certeza, não! Deus e a humanidade instruída nos livrem desse tempo de imoralidades e hipocrisia!

O que acontece de fato é que Lula e sua equipe de campanha têm feito largo uso do marketing político para pintar uma imagem de pureza e santidade onde ela não existe. 

Foi de extrema conveniência o encontro com o Papa Francisco em 2020. E, da mesma forma, conveniente o registro da imagem para que, nos dias de hoje,  seja usada na propaganda eleitoral e influencie a opinião pública. 

O Papa Francisco fez o que faria com qualquer ser humano: acolhida e bênção. A concessão de título de “inocente” ficou por conta de Lula e seus astutos assessores de campanha!

A disposição para conceder perdão é algo por que católicos, evangélicos  e todas as pessoas de boa vontade  se esforçam diariamente. Perdão a qualquer ser humano que, de forma inconsciente e não intencional, cometer um erro! Erro necessariamente seguido da plena consciência do erro, do genuíno arrependimento e do propósito de realizar a devida restituição! 

Zaqueu, um cobrador de impostos corrupto, é exemplo conhecido na Bíblia por arrepender-se dos seus atos ilícitos e restituir quatro vezes mais àqueles a quem tinha defraudado. E sabia que isso não era suficiente, porque até os hipócritas podem agir assim. Dali em diante, Zaqueu passou a viver como homem honrado, cidadão honesto.

Há qualquer semelhança entre Zaqueu e Lula? Nenhuma!

O que temos no cenário político é bem distinto. Atos voluntários, premeditados, engenhosamente articulados, de corrupção, crimes contra a Pátria, contra o patrimônio público, contra o povo brasileiro. E ainda pior: truques de toda ordem para esconder a verdade e livrar os culpados. Há inocência nisso? Não! É caso de polícia, de tribunais, de justiça.

Há um percurso claro e lógico entre erro e a justa medida de perdão ou condenação. Não dá para simular ou cancelar etapas!

Oxalá esses políticos todos, que andam circulando por ambientes religiosos em busca de aprovação pública e maior número de votos, recebessem uma verdadeira epifania, pudessem converter-se dos seus maus caminhos e trazer paz ao povo brasileiro.


Cláudia Woellner Pereira, tradutora e redatora.


Saiba por que o Brasil continua atraindo investimentos estrangeiros

 Saiba por que o Brasil continua atraindo investimentos estrangeiros

Volume de fusões e aquisições envolvendo investidores internacionais cresceu 8% nos nove primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado; especialista destaca três fatores que mantêm a atratividade do Brasil

Mesmo com a tensão geopolítica global e as incertezas políticas e econômicas com a eleição presidencial do Brasil, o país segue como um dos principais destinos de capital estrangeiro do mundo, ocupando a quarta posição no ranking de investimentos internacionais, segundo dados mais recentes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgados pelo Banco Central. E boa parte desses recursos chegam ao país por meio de transações de M&A. De acordo com levantamento do portal Fusões & Aquisições, nos nove primeiros meses de 2022 foram realizadas 215 operações envolvendo investidores estrangeiros, 8% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado e o equivalente a 16% de todas as transações realizadas no país.

Para João Caetano Magalhaes, diretor da Redirection International, empresa especializada em assessoria de M&A, os dados demonstram que apesar ter havido uma queda de 19,8% no valor dos investimentos, o país segue atrativo, principalmente para empresas que já atuam em solo brasileiro. “Muitos investidores estreantes estão mais cautelosos e preferem aguardar um cenário mais calmo em nível global, com o desfecho da guerra entre Rússia e Ucrânia e o controle das taxas de juros, por exemplo, para definirem suas estratégias de M&A. Mas ainda assim, a longo prazo, a projeção do desempenho brasileiro é muito positiva se comparada a outros mercados emergentes”, explica.

O especialista destaca três fatores que diferenciam o mercado brasileiro de outros países e que mantêm a atração de investimentos no Brasil:

Retomada Econômica

O Brasil foi um dos primeiros a reagir ao aumento da inflação mundial e está na contramão da economia global, com perspectivas de crescimento econômico. A atratividade de M&A deve permanecer nos próximos meses com a expectativa do fim do ciclo de alta nos juros e a retomada na geração de empregos que vem sendo registrada nos últimos meses.

Diversidade do mercado

O Brasil tem ativos com valores atraentes e grande exposição aos setores que os investidores estão em busca em nível global, principalmente nas áreas de tecnologia, financeira, agronegócio e biotecnologia.

Contexto Global

Países que historicamente disputam capital estrangeiro com o Brasil não estão atraentes neste momento devido a fatores internos como, por exemplo, na Argentina, Rússia e Turquia. “Além da guerra entre Rússia e Ucrânia, há diversos riscos geopolíticos lá fora, como a possibilidade de recessão em algumas das principais economias do mundo, com a alta dos juros e da inflação e a crise energética. São fatores que colocam o Brasil em uma posição confortável em relação a outras nações”, destaca João Caetano Magalhães.

Missão comercial em busca de novos investimentos

De olho nos investidores estrangeiros, a Redirection International realizou uma missão comercial ao Reino Unido no final de setembro e início de outubro. Durante a visita os sócios da empresa participaram de reuniões com fundos de investimentos e corporações britânicas ativas ou com estratégia de atuação no Brasil e de eventos da Canning House (organização britânica não-governamental dedicada ao desenvolvimento socioeconômico da América Latina), com especialistas brasileiros e das universidades de Oxford e King’s College. Além disso, foi realizado um encontro com foco no mercado financeiro, em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio do Reino Unido, o Governo Britânico e a fintech brasileira EBANX, que tem escritório em Londres.

“Os dois eventos atraíram uma grande e qualificada audiência. Ficou evidente o grande interesse de empresas e investidores no Brasil e suas perspectivas econômicas e políticas. A confiança é alta no país, e todos estão muito atentos às enormes oportunidades da região. Embora ainda haja alguma apreensão por conta das eleições no Brasil, já estava claro que a composição do Congresso teria uma maioria alinhada com reformas e liberdade econômica, evitando problemas com um possível governo mais socialista, como aconteceu recentemente em vários países da América do Sul”, afirma João Caetano Magalhães.

Segundo o economista britânico Adam Patterson, sócio da Redirection e Vice-Presidente da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil seção Paraná, a missão comercial ajudou a ampliar o conhecimento do ambiente de negócio brasileiro. “Com certeza há muito interesse dos investidores e empresas no mercado brasileiro. Já somos o terceiro maior investidor no Brasil e essa tendência deve continuar nos próximos anos. O Brasil é um mercado grande demais para se ignorar e é mais atrativo que outros mercados emergentes”.

Sobre a Redirection

A Redirection é uma consultoria especializada em assessoria de Fusões & Aquisições para empresas locais e internacionais do middle market. Possui uma grande experiência em transações cross-border, com equipe atuante diretamente no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Reino Unido. É membro da ACG e, também, desenvolve uma rede de parceiros selecionados em todos os principais setores de negócios e regiões do mundo.  https://www.redirection.com.br/