Novembro Azul alerta para cuidados com a saúde do homem

Homem que se cuida não perde o melhor da vida. Este é o tema da Secretaria da Saúde (SES/RS) para marcar o Novembro Azul, mês dedicado a alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. A novidade este ano é a expansão do foco: despertar os homens para a necessidade de cuidar de sua saúde como um todo.
“Existem hábitos arraigados, uma cultura mesmo de que homens não cuidam da própria saúde e é preciso mudar isto”, aponta Carlos Antônio da Silva, coordenador da Saúde do Homem, da SES/RS. Estes hábitos arraigados levam a adoecimentos que poderiam ser evitados ou amenizados. “Depressão, por exemplo, é comum, mas geralmente não falada, não tratada. Tudo é velado”. Além da próstata, outros tipos de câncer acometem a população masculina, entre eles pulmão, garganta e esôfago, principalmente em função do fumo. Também as doenças cardiovasculares são muito comuns. “As tensões do cotidiano, o modo de vida, a falta de atividade física contribuem para os adoecimentos”, observa Carlos. A população masculina, acrescenta, não está habituada sequer a verificar seus marcadores metabólicos como pressão, batimentos cardíacos, colesterol.
Ele manifesta ser fundamental esta mudança cultural, ao mesmo tempo em que é necessária a adoção de novos hábitos, como mais ingestão de água. “Tomar menos sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas”, diz. Também desenvolver atividades físicas, como caminhadas, ingerir menos açúcares e gorduras, bem como fazer atividades de lazer. “Estes são fatores importantes para alguém durar mais e com qualidade”.
O Novembro Azul, mês de atenção à saúde do homem, será marcado pela divulgação de um vídeo nas redes sociais, a partir desta sexta-feira, dia 1º. Também será exposto um “varal” sobre os cuidados com a saúde do homem, durante o mês, no andar térreo do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Avenida Borges de Medeiros, 1501, Porto Alegre). E, dia 12, será exibido o documentário “Silêncio dos Homens”, um filme que discute a masculinidade tóxica e aborda as dores, qualidades, omissões e processos de mudanças dos homens. Será apresentado em dois horários: das 9h às 11h e das 15h às 17h, no auditório do Centro Administrativo, com debate a seguir. É aberto ao público.

Entrevista, Leandro Ruschel, Leandro & Stormer - Está tudo para a decolagem da economia brasileira


O Brasil está preparado para crescer, depois das reformas e ajustes já promovidos e em andamento ?
Eu creio que o Brasil criou as condições para gerar a partir de agora o crescimento sustentável, claro que há limitações em termos de eficiência ainda. Reformas estruturais demoram muito tempo para darem resultados, apesar de esses resultados serem muito mais duradouros. Está tudo pronto para a decolagem da economia brasileira.

Coisas como os juros ainda são problemas. 
A gente já criou alguns mecanismos que permitem, já estão permitindo a queda dos juros. 

Juros em queda significam o que, exatamente ?
Já temos os juros mais baixos da história e isso vai trazer ai mais investimentos, seja em artigo de risco, seja em bolsa, seja em economia real. Já que para se ter um retorno os investidores precisam tomar mais riscos. Tomar mais riscos significa investimento, investimento gera obviamente o crescimento.

Quais foram as medidas mais importantes no caso do ajuste das contas públicas ?
Então, acho que a grande vitória que nós tivemos foi a PEC do teto dos gastos ainda no governo Temer, e agora, a reforma da Previdência, esta porque diminuirá o déficit público e permitirá, então, que as autoridades monetárias façam política contra sílica, cortem juros e empurrem os investidores para o mundo dos investimentos.

Os empresários acostumados a mamara nas tetas do governo estão tendo problemas ?
A gente está vendo que há uma diminuição grande da dependência de ex-subsidiados.
Por exemplo, o BNDES chegou a prover mais da metade do financiamento para empresas no passado, e hoje esse número representa um quinto.

O que vem pela frente no quesito ajuste das contas e melhoria da gestão pública ?
Obviamente que ainda tem essa pauta das privatizações, a gente vai ter reforma administrativa, a gente vai ter reforma tributária provavelmente e há um desejo ou até uma necessidade do Congresso aprovar essas pautas.

E a tensão política ?
O país precisa voltar a crescer até para diminuir a pressão sobre o mundo político. Este é um aspecto que pouca gente fala.

2020 em diante ?
Então do ponto de vista interno há um cenário bastante positivo para retomada do crescimento e para melhores resultados no ano que vem e nos próximos anos.

O mundo pode não ajudar, porque o ciclo virtuoso de crescimento parece estar se esgotando.
Tem um ponto ai que nos preocupa bastante que é a questão externa já que o mundo está entrando no 11º ano de crescimento. É um ciclo longo. Os Estados Unidos experimentam o ciclo mais longo da sua história, e em algum momento vai haver alguma correção, vai haver uma correção nos mercados, uma correção na economia global. Já houve uma desaceleração, mas é possível que tenhamos alguma correção em algum momento.

2020, globalmente, como será, por exemplo nos Estados Unidos ?
Ano que vem vai ser um ano complicado aqui nos Estados Unidos por conta das eleições. Temos um cenário de maior volatilidade, principalmente no segundo semestre ano que vem. Temos ai a questão da China, temos uma série de problemas no mundo. Por enquanto está tudo sob controle, mas em algum momento nós teremos alguma desaceleração, talvez uma correção mais aguda e isso deve impactar o Brasil. 

Estamos preparados para tensões globais ?
Então a gente tem que aproveitar ai para fazer o máximo de reforma o mais rápido possível, acha que a reforma da Previdência demorou muito.

Renda fixa ou renda variável, aguardar ou investir ?
Mas enfim, o cenário interno é um cenário que se abre bastante positivo. Há uma massa de investimento em renda fixa que vai ter que migrar para renda variável ou economia real. São investimentos em negócios. 

O que pode atrapalhar ?
Isto tudo deve melhorar a situação, mas a gente tem a instabilidade externa que prejudicaria esse crescimento e paira no ar a possibilidade de uma crise política mais séria, em algum momento.

Você enxerga alguma crise política aguda mais adiante ?
A gente viu ai a Globo tentando criar a situação de crise política, por exemplo. Há uma guerra fria contra o Bolsonaro e a tentativa a todo o momento de puxar o tapete do presidente, criar uma crise institucional ou se criar situações, ou simplificar declarações como essa do filho do presidente né, enfim sempre ronda ai esse fantasma.

Crise política ou crise institucional ?
Ronda o País um fantasma de uma crise institucional, uma crise maior que pode prejudicar essas expectativas que eu acabei de colocar.


Eu creio que o Brasil criou as condições para gerar a partir de agora o crescimento sustentável, claro que há limitações em termos de eficiência ainda. Reformas estruturais demoram muito tempo para darem resultados, apesar de esses resultados serem muito mais duradouros.


A gente já criou alguns mecanismos que permitem, já estão permitindo a queda dos juros. 

Já temos os juros mais baixos da história e isso vai trazer ai mais investimentos, seja em artigo de risco, seja em bolsa, seja em economia real. Já que para se ter um retorno os investidores precisam tomar mais riscos. Tomar mais riscos significa investimento, investimento gera obviamente o crescimento.


Então, acho que a grande vitória que nós tivemos foi a PEC do teto dos gastos ainda no governo Temer, e agora, a reforma da Previdência, esta porque diminuirá o déficit público e permitirá, então,ue as autoridades monetárias façam política contra sílica, cortem juros e empurrem os investidores para o mundo dos investimentos.
A gente tá vendo que há uma diminuição grande da dependência de ex-subsidiados.
Por exemplo, o BNDES chegou a prover mais da metade do financiamento para empresas no passado, e hoje esse número representa um quinto.
Obviamente que ainda tem essa pauta das privatizações, a gente vai ter reforma administrativa, a gente vai ter reforma tributária provavelmente, há um desejo ou até uma necessidade do congresso aprovar essas pautas.
O país precisa voltar a crescer até para diminuir a pressão sobre o mundo político, esse é um aspecto que pouca gente fala.
Então do ponto de vista interno há um cenário bastante positivo para retomada do crescimento e para melhores resultados no ano que vem e nos próximos anos.
Tem um ponto ai que nos preocupa bastante que é a questão externa já que o mundo está entrando no 11º ano de crescimento, é um ciclo longo, os Estados Unidos é o ciclo mais longo da história, e em algum momento vai haver alguma correção, vai haver uma correção nos mercados, uma correção na economia global, já houve uma desaceleração, mas é possível que tenhamos alguma correção em algum momento.
Ano que vem vai ser um ano complicado aqui nos Estados Unidos por conta das eleições né, temos um cenário de maior volatilidade principalmente no segundo semestre ano que vem. Temos ai à questão da China, temos uma série de problemas ai no mundo, por enquanto está sob controle, mas em algum momento nós teremos alguma desaceleração, talvez uma correção mais aguda, isso deve impactar o Brasil, então a gente tem que aproveitar ai para fazer o máximo de reforma o mais rápido possível, acha que a reforma da Previdência demorou muito.
Mas enfim, o cenário interno é um cenário que se abre bastante positivo, há uma massa ai de investimento em renda fixa que vão ter que migrar para renda variável ou economia real né, investimentos em negócios, isso deve melhorar a situação, mas a gente tem a instabilidade externa que prejudicaria esse crescimento que sempre temos ai, paira no ar né a possibilidade de uma crise política mais séria em algum momento.
A gente viu ai a Globo tentando criar a situação, por exemplo, tem né uma guerra ai fria contra o Bolsonaro e a tentativa a todo o momento de puxar o tapete do presidente, criar uma crise institucional ou se criar situações, ou simplificar declarações como essa do filho do presidente né, enfim sempre ronda ai esse fantasma.
O STF pode soltar milhares de presos, sempre ronda ai um fantasma de uma crise institucional, uma crise maior que pode prejudicar essas expectativas que eu acabei de colocar.

Tudo sobre o funcionamento dos hospitais municipais de Porto Alegre nos finados


A Prefeitura de Porto Alegre preparou uma programação especial para facilitar a reverência ao Dia de Finados, neste sábado, 2. Os cemitérios municipais Tristeza (rua Liberal, 19), São João (rua Ari Marinho, 297) e Belém Velho (rua Nossa Senhora do Rosário, 5.205) funcionarão com horários especiais, permanecendo abertos das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.

No São João, que é também o maior cemitério municipal de Porto Alegre, com cerca de 12,6 mil jazigos, estão programadas três missas na área próxima à caixa d'água: às 8h30, às 10h e às 16h. Além disso, os cemitérios privados oferecerão missas campais, procissões e outras atividades de celebração alusivas ao feriado, sob a coordenação da Associação Sulbrasileira de Cemitérios e Crematórios (Asbrace). http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/cs/usu_doc/finados2019.pdf. 

Com expectativa de receber cerca de 2 mil visitantes, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) intensificou os trabalhos de manutenção dos locais, com limpeza e pinturas de meio fios de calçadas, muros e túmulos, capina e roçada. Conforme o administrador dos três cemitérios municipais, Alexsandro Silva da Costa, mesmo com o clima chuvoso, os cemitérios estão recebendo maior atenção a fim de melhor receber o público.

Já a fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) estará presente nas imediações dos cemitérios da Capital. A equipe atuará das 8h às 17h com o objetivo de coibir o comércio irregular de flores e lanches, inclusive para evitar que essas atividades bloqueiem as vias de acesso de pedestres em áreas de grande movimentação. A Brigada Militar (BM) também estará de prontidão nesses locais. 

Trânsito e Transporte - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preservará os acessos principais aos cemitérios a fim de auxiliar no trânsito de veículos e pedestres, que é de grande circulação neste período. Além disso, duas linhas especiais de transporte coletivo serão ativadas: a 297 – Cemitério/Especial, com saída da avenida Borges de Medeiros em direção à região dos cemitérios; e a 398.9 – Jardim da Paz/Finados, que sai da avenida Salgado Filho até a avenida João de Oliveira Remião. 

Todas as ações contam com o apoio da Comissão Municipal de Serviços Funerários, ligada à SMDE.