Semana começa com 274 vagas de emprego no Sine Municipal


Nesta segunda-feira, 13, o sistema de zoneamento do Sine disponibiliza 274 vagas de trabalho, até que sejam preenchidas ou que as cartas de encaminhamento sejam selecionadas. Entre as oportunidades disponíveis, a maior demanda é para motorista de caminhão carreta, com 30 posto abertos. Também há 20 vagas para atendente de buffet e 14 para auxiliar de limpeza, entre outras oportunidades.
O interessado deve retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.sinefacil&hl=pt_BR gratuito no Google Play, ou diretamente em qualquer unidade Sine. O número de cartas é limitado.
A sede do Sine Municipal funciona entre 8h e 17h, na av. Sepúlveda, esquina com a av. Mauá, no Centro Histórico. Para concorrer, o candidato pode fazer a inscrição pessoalmente na unidade, levando carteira de trabalho e comprovante de residência.
Para ofertar vagas de trabalho pelo Sine Municipal, a empresa interessada deve entrar em contato com o Sine e solicitar o http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/sinepoa/usu_doc/cadastro_empresa_nova.doc, onde obterá as informações necessárias sobre as vagas e para efetuar o cadastro gratuitamente.
Dia D – Visando à inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) e reabilitados do INSS no mercado de trabalho, o Sine promove no dia 17 de janeiro a primeira edição do Dia D do ano. A ação ocorre sempre na terceira sexta-feira de cada mês, das 9h às 12h, na unidade do Sine Municipal. Em 2019, a equipe do Sine atendeu 776 PCDs e realizou 2.731 encaminhamentos para vagas de emprego, uma média de 227 encaminhamentos mensais. O número representa um aumento de 6,7% em relação a média do ano passado, quando o Sine realizou uma média de 213 encaminhamentos por mês.
Confira as vagas:
Açougueiro- 2
Agente funerário- 1
Analista administrativo- 1
Analista de recursos humanos - 10
Arte-finalista -  2
Atendente balconista - 1
Atendente de bar - 15
Atendente de buffet -  20
Atendente de farmácia – balconista - 5
Atendente de lanchonete - 7
Auxiliar administrativo - 7
Auxiliar contábil - 1
Auxiliar de cozinha - 2
Auxiliar de escritório - 1
Auxiliar de expedição - 2
Auxiliar de limpeza - 14
Auxiliar de linha de produção - 2
Auxiliar de manutenção predial -3
Auxiliar de nutrição e dietética - 14
Auxiliar de sushiman -1
Auxiliar operacional de logística -1
Auxiliar técnico de mecânica - 1
Balconista - 1
Barman - 3
Bombeiro civil - 1
Cabista - 9
Calceteiro - 2
Carreteiro (motorista de caminhão-carreta) - 30
Chefe de cozinha - 1
Chefe de serviço de limpeza -1
Confeiteiro - 2
Controlador de pragas - 1
Cortador de roupas - 5
Costureira em geral - 1
Cozinheiro de restaurante - 7
Cozinheiro geral - 9
Eletricista auxiliar - 1
Empacotador, a mão - 1
Encarregado de bar e restaurante - 5
Encarregado eletricista de instalações - 1
Entrevistador de pesquisas de mercado - 4
Ferreiro armador na construção civil -  2
Fonoaudiólogo geral - 1
Instalador de painéis - 2
Instalador de sistemas eletroeletrônicos de segurança -  1
Instalador de som e acessórios de veículos -  1
Instaladores e reparadores de equipamentos e linhas telefônicas - 1
Jardineiro - 2
Marceneiro - 2
Mecânico de automóveis e caminhões -  1
Mecânico de automóvel - 2
Mecânico de manutenção de aparelhos de refrigeração - 1
Mecânico de manutenção de ar condicionado - 3
Mecânico de manutenção de automóveis -1
Mecânico de motocicletas- 1
Mestre de obras - 1
Modelador de metais (fundição) - 1
Moldador de fundição (metais) - 1
Monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno - 1
Motofretista - 3
Motorista de caminhão - 1
Motorista de caminhão-guincho pesado com munk - 1
Motorista entregador -1
Nutricionista - 2
Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações -1
Operador de central de concreto - 1
Operador de centro de usinagem com comando numérico - 1
Operador de instalação de extração, processamento,  envasamento e distribuição de gases - 1
Operador de máquina de dobrar chapas - 1
Operador financeiro -   1
Pedreiro - 7
Porteiro - 10
Programador visual gráfico - 1
Refratarista (caldeira e tubulações) - 1
Serralheiro - 1
Soldador - 1
Técnico de apoio ao usuário de informática (helpdesk) - 1
Técnico de enfermagem - 4
Técnico em nutrição e dietética-  2
Tosador de animais domésticos -1
Trabalhador de manutenção de edifícios - 1
Vendedor - no comércio de mercadorias - 1
Vendedor ambulante - 1
Vendedor interno - 4
Vendedor 

Artigo, Renato Sant'Ana - Veríssimo e seu método oculto


         A Folha de S. Paulo, em 06/01/2020, publicou uma entrevista com Luis Fernando Veríssimo, a qual, apesar de bem desenxabida, teve a utilidade de escancarar o obscurantismo ideológico que o entrevistado representa e sua apetência para propagar mistificações.
          Em tom de jornalzinho de grêmio estudantil (perguntas juvenis, respostas frívolas) e com o entrevistador Roberto Dias, profissional respeitável, comportando-se mais como "tiete" do que como jornalista, a reportagem não fez mais do que disseminar crenças ideológicas.
          A frase mais representativa da entrevista, por ocultar o maior embuste, é esta pérola do Veríssimo: "Talvez ingenuamente, eu não entendo como uma pessoa que enxerga o país à sua volta, vive suas desigualdades e sabe a causa das suas misérias pode não ser de esquerda."
          A falsidade escondida nas entrelinhas da frase pode ser assim traduzida: "quem tem senso de justiça é de esquerda. E quem não é de esquerda não é justo." Nada pode ser mais falso!
          É falta de honestidade intelectual de Veríssimo, insinuar, como fez, que a esquerda tem o monopólio da solidariedade, da ética e da justiça.
          E é ironia de mau gosto, aventar a própria ingenuidade: Veríssimo nada tem de ingênuo e ele sabe disso muito bem!
          Pois foi a esquerda quem instituiu a corrupção como método no Brasil. E culminou com a maior recessão da história do país, empobrecendo a nação, um desastre que vai precisar muitos anos para ser desfeito.
          Quem se identifica com a esquerda, que é antes um movimento, mais do que partido ou ideologia, conscientemente ou não, colabora com o esforço revolucionário de implantar o totalitarismo.
          Vale o exemplo. Como bem sabe Veríssimo, a Venezuela, há mais de 20 anos, vive sob o tacão da esquerda, que, naquele país, causou a mais desesperadora crise humanitária: fome, desemprego, desabastecimento, hiperinflação, destruição do setor produtivo, cerceamento das liberdades individuais, com presos políticos e tortura, etc.
          Será que Veríssimo não sabe que a Venezuela, antes que Hugo Chaves a empurrasse para o abismo esquerdista, era o país política e economicamente mais estável da América Latina?
          Ora, quem pensa um pouco não entende como uma pessoa, enxergando a desigualdade e a miséria da Venezuela, pode ser de esquerda.
          É preciso ser muito ingênuo (não é o caso de Veríssimo) ou desonesto para, conhecendo a história dos movimentos revolucionários de esquerda, seguir defendendo o indefensável.
          Mais de 76 milhões de chineses foram mortos pelo regime comunista entre 1949 e 1987, além dos 3,5 milhões de civis que o Partido de Mao Tsé-Tung já tinha assassinado antes de consumar a revolução chinesa (totalizando 80 milhões). E, na União Soviética, a revolução comunista matou 62 milhões de pessoas entre 1917 e 1987.
          Ou seja, são mais de 140 milhões de mortos em apenas duas revoluções de orientação esquerdista! Sem contar os milhões em outras tantas!
          Mas, contrariando todas as evidências, a "santidade da esquerda" é uma mentira repetida à exaustão, quase sempre nas entrelinhas (mensagem subliminar), que é para driblar a crítica e se fixar como verdade.
          É o consabido ensinamento de Paul Joseph Goebbels (nazista, ministro da propaganda de Hitler): uma mentira insistentemente repetida acaba impondo-se como verdade. Pois Veríssimo e seus confrades esquerdistas seguem à risca essa doutrina. É método de poder.

Renato Sant'Ana é Advogado e Psicólogo.
E-mail: mailto:sentinela.rs@uol.com.br