Nota da Câmara da Indústria e Comércio de Caxias do Sul, CIC, RS

Como representante do setor empresarial de Caxias do Sul, a CIC Caxias tem estado vigilante e ativa, em cooperação com os governos municipal, estadual e federal, trabalhando incessantemente para mitigar os impactos do avanço da Covid-19 em nossa comunidade. Assim, temos recomendado o acatamento das medidas de controle da pandemia impostas pelo Poder Público, visando salvaguardar a saúde da população. E assim faremos, enquanto perdurar a crise.

Além disso, com o objetivo de dar suporte ao sistema de saúde público e privado do município, por meio da campanha Caxias Contra a Covid-19, CIC-Caxias, Sindicatos Patronais, MobiCaxias e Universidade de Caxias do Sul, com o apoio do Poder Público e da imprensa, estamos fazendo um chamamento à sociedade para que colabore com recursos e equipamentos de proteção aprovados pela Anvisa.

Não queremos e não vamos nos omitir.

Valorizamos o diálogo estabelecido pelo Poder Municipal com as entidades empresariais e demais setores sociais, e aplaudimos os primeiros atos  no sentido de flexibilizar as atividades de alguns setores, em resposta a sugestões da CIC Caxias e dos Sindicatos Empresariais.

Entretanto, em consonância com as manifestações das federações empresariais do Rio Grande do Sul, a CIC Caxias reitera a necessidade de acelerar a retomada das atividades produtivas, já a partir dos próximos dias.

Ao mesmo tempo em que se continue reforçando o sistema de saúde e mantendo o isolamento social dos grupos de maior risco, como definidos pela OMS e pelo Ministério da Saúde, é preciso restabelecer o trabalho de empresas e trabalhadores, para evitar efeitos colaterais igualmente graves, como o desmantelamento da cadeia produtiva e suas inevitáveis consequências: desabastecimento, desemprego e empobrecimento da população.

O momento é delicado e desafiador, exigindo de todos serenidade, responsabilidade e esforço. Reafirmamos que a vida das pessoas deve ser a primeira prioridade e que a única forma de preservá-la é evitar o colapso do sistema social como um todo, protegendo tanto a saúde, contra o terrível vírus, como as atividades produtivas, que sustentam a população e o próprio governo. 

Neste momento de extrema preocupação, apelamos para o bom senso de todos.

Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul
Ivanir Gasparin – presidente do Conselho Executivo
Dagoberto Lima Godoy – presidente do Conselho Superior
José Quadros dos Santos – presidente do Conselho Deliberativo

Artigo, Fernanda Torres, Rede Globo - Ninguém sairá o mesmo desta quarentena

CLIQUE AQUI para ler o original no UOL.

Torço para que o coronavírus, a exemplo da peste negra, abrevie o obscurantismo medieval em que nos metemos.
(…)

Clamando pela proteção do Senhor, os tementes se juntavam às romarias ainda sãos, caíam doentes no decorrer do trajeto e terminavam o périplo em covas rasas. Foi necessário o alarmante milagre da multiplicação de óbitos para que a Igreja suspendesse missas, procissões e aglomerações de fiéis.

Sete séculos depois, Edir Macedo solta um vídeo na internet afirmando que o medo da Covid-19 é obra de Satanás.

Não satisfeito, procura fundamentar a tese com o depoimento de um patologista, doutor Beny Schmidt, que deveria ter o registro de CRM cassado.

“Morrer é o destino humano”, diz o doutor. “A gente morre de hipertensão, de diabetes, de câncer e de hemorragia, mas de coronavírus a gente não morre, porque Deus não quis.”

Sete séculos depois da disseminação da peste, Jair Bolsonaro desce a rampa do Planalto para trocar gotículas com seus seguidores como se não houvesse amanhã

(…)

Jair governa para o próprio gueto. Se reinasse na Europa do século 14, pregaria o Apocalipse e incitaria o autoflagelo em cortejos suicidas.

(..)

A aliança entre o ultraliberalismo econômico e o populismo de extrema direita enfrenta seu primeiro desafio com uma crise que mais parece lição divina.

A iniciativa privada será incapaz de substituir o Estado no atual salve-se quem puder. Todos os países do mundo estão abrindo as torneiras. Paulo Guedes será obrigado a agir na direção contrária de tudo o que aprendeu em Chicago e sonhou e planejou e prometeu. Duro acaso.

Torço para que o centro ressurja dessa emergência. E que o coronavírus, a exemplo da peste negra na Europa do século 14, venha abreviar o obscurantismo medieval travestido de liberal em que nos metemos.

No lado pagão, é preciso reconhecer, nota-se o mesmo estado de negação. Por não se sentirem ameaçados pela doença, os jovens descumprem o resguardo e lotam praias, bares e baladas. O egoísmo também serve de instrumento para o Capeta.

Ninguém sairá o mesmo desta quarentena. Daqui a quatro meses atingiremos, dizem, a imunidade de rebanho. Enterrados os mortos, espero que voltemos às ruas mais humanos e menos afeitos a fundamentalismos religiosos, políticos e econômicos.

Talvez esse vírus seja mesmo o recado de Deus. Deus natureza cansado do ódio, da ignorância, da irracionalidade, da brutalidade, da violência e da vileza dos mitos e profetas. Um Deus farto das trevas e ansioso por um Renascimento.

Aconteceu na Europa, 700 anos atrás.

Situação cidade por cidade no RS

RS, hoje, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.

Os municípios de Santa Rosa e Cachoeira do Sul têm os primeiros registros da doença. Já em Porto Alegre são 107 casos, cidade do Estado com o maior número de ocorrências. No Rio Grande do Sul, 45 municípios têm pacientes com coronavírus.).

Confira a lista de casos por cidade

Alvorada -2
Anta Gorda - 2
Bagé - 9
Bento Gonçalves - 2
Cachoeira do Sul - 1
Campo Bom - 2
Canoas -7
Capão da Canoa - 2
Carlos Barbosa - 1
Caxias do Sul - 6
Cerro Grande do Sul - 1
Charqueadas - 1
Cruzeiro do Sul - 1
Dois Irmãos - 1
Dom Pedrito - 1
Eldorado do Sul - 1
Erechim - 3
Estância Velha -2
Estrela - 1
Farroupilha - 1
Garibaldi - 1
Gravataí - 1
Ivoti - 2
Lajeado -5
Marau - 1
Nova Palma - 1
Osório - 1
Paraí - 1
Passo Fundo - 1
Pelotas - 2
Piratini - 1
Porto Alegre - 107
Rio Grande - 2
Rolante - 1
Santa Maria - 2
Santa Rosa - 1
Santana do Livramento - 4
Santiago - 1
Santo Antônio da Patrulha - 1
São Leopoldo - 2
Sapiranga - 1
Serafina Corrêa - 3
Taquara - 1
Torres - 6
Viamão - 1