Vertigens, Astor Wartchow

Advogado

       Fato mundial: o esgotamento da democracia.  O comportamento de alguns líderes e governos estreitam os limites entre a democracia e o autoritarismo.  Eleitos democraticamente ou não, à direita e à esquerda do espectro ideológico, abuso de poder, estressamento sistêmico e degradação institucional são as marcas mais visíveis.
Desde a indicação do filme brasileiro "Democracia em Vertigem", na disputa ao "Oscar", acreditei que sua única possibilidade de vitória estaria na associação - pelos membros votantes da academia cinematografica -  aos aspectos da crise democrática mundial. Porém, esta associação temática não ocorreu!
Já o documentário "Indústria Americana", que tem a coparticipação produtiva do casal Barack e Michelle Obama (EUA) - o que pode ter influenciado na sua vitória, trata de globalização industrial e de desencontros étnico-culturais. Fatos conjugados e indicativos de que seria o favorito.
Não há no filme brasileiro coerência histórica suficiente com vários fatos que antecederam o impeachment. Distorce e omite significativas e  importantes informações. Entretanto, necessário afirmar que sua formulação não retira da autora o legitimo e absoluto direito de recontar o episódio ao seu gosto e interesse.
Na mesma semana do "Oscar", circulou fora do país um texto, em ingles, subscrito por artistas e intelectuais brasileiros e estrangeiros, acerca da hipótese de atual fragilização e ameaça a estabilidade democrática no Brasil. A contar do advento do governo Bolsonaro! 
Ainda que verdadeiras as trapalhadas governamentais, a frequente linguagem deselegante do presidente e, principalmente, as pérolas de ignorância e estupidez proferidas por alguns ministros, em especial o ex-ministro da cultura, será que evidenciam uma ameaça  a democracia?
Bem ou mal, as instituições típicas do sistema democratico não estão em funcionamento, a exemplo do Poder Legislativo, do Poder Judiciario, dos meios de comunicação e da livre iniciativa social e econômica?  A natureza, amplitude e gravidade da atual crise social e econômica foi gestada nos últimos meses ou é um produto e herança das gestões anteriores?
Quanto ao meio artistico e acadêmico, setores que evidenciam maior contrariedade com o atual governo, há cerceamento no exercicio de sua liberdade criativa individual e coletiva? Restrições e cortes orçamentários estatais  são argumentos compatíveis com a tese de crise democrática?
Para uma discussão qualificada e consequente faltam ao debate evidências materiais. Não superficiais. Menos pessoais. Menos grupais. O  filme de Petra, assim como o tal abaixo-assinado, refletem muito mais expectativas políticas e interesses pessoais contrariados.
Em resumo, ainda que legítimo o debate e a exteriorização de interesses e preferências, importa ressaltar, todavia, que sua banalização - em forma e conteúdo - contribui objetivamente para a fragilização da democracia!