Artigo, Marcus Vinicius Gravina - A hora da sabatina

- O autor é advogado no RS.


Chegou a hora da sabatina no Senado,  pela Comissão  de Constituição e Justiça, ao advogado do presidente Lula ao STF.  Ouvi e li, os pros e contras.  


É inacreditável o que acontece. O sabatinado  conhece a nota que receberá antes de ser ouvido na Comissão. Sabe, previamente, estar aprovado. O beija-mãos, nos gabinetes dos senadores é o que nós chamamos de “cola”  em sabatinas escolares. O resto é a encenação de vestir a toga e achar que pode voar como o Super-Homem. 


Acontece, que a Comissão do Senado não usa removedor de verniz, para avaliar o notável saber jurídico do candidato. Quanto à conduta ilibada, no caso, só a conheceremos no exercício de ministro do STF.  


Cabe aos senadores indagarem: 


Qual será a conduta de ministro do STF, diante do fato de ser sócio de escritório de advocacia? Irá renunciar os mandatos e se retirar da sociedade? Atuará nos processos conduzidos pelo escritório? Dar-se-á por impedido? 


Os senadores da Comissão sabatinadora, por acaso, procuraram saber qual é a carga de processos que estava com o ex-ministro Lewandowski e que passará ao gabinete do novo ministro. Quantos já prescritos ou por terem o mesmo destino, proximamente? Empossado, dar-se-á por impedido em atuar nos processos da Lava Jato e seus satélites?  


Duas coisas, dentre muitas, estam saber através do Senadores, que terão a palavra para isto:  se o sabatinado possui, dupla cidadania ou seja, nacionalidade. 


A outra, se o candidato estaria de acordo em fornecer à Comissão de Constituição e Justiça, cópia da sua declaração de bens, na forma prevista no Art.1º. da Lei 8.730/93: 


“É obrigatória a apresentação de declaração de bens, com indicação das fontes de renda, no momento da posse, ou inexistindo esta, na entrada em exercício de cargo, emprego ou função, bem como no final de cada exercício financeiro no término da gestão ou mandato e nas hipóteses de exoneração, renúncia ou afastamento em definitivo por parte das autoridades e servidores públicos adiante indicados”. {V- membros da Magistratura Federal) 


Esta obrigação está reservada para a data da posse. 


Enquanto isto, circula em rede social um vídeo de um enorme prédio em construção na localidade de Penha, Santa Catarina dizendo, o autor da filmagem, pertencer a um ministro do STF.  


Os ministros, como cidadãos, não estão isentos da declaração  para permitir o controle da evolução dos seus bens patrimoniais e afastarem  suspeitas. Caso não quisessem este tipo de exposição, era só não serem funcionários públicos.    


Caxias do Sul, 20.06.2023 


Duela a quem duela

 Nesta tardxe de terça-feira, eu recebi um video que gravou o ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgilio, no qual ele se diz terrivelmente surpreso com notícias que tem lido, segundo as quais o ex-presidente Bollsonaro será condenado pelo TSE na sessão desta quinta-feira, dia 22, e que portanto será considerado inelegível.

"Como ?", pergunta o ex-senador, um homem experimentado, diplomata, tucano. E pergunta mais incisivo ainda ?

- Então já sabem o resultado ?

Eu pergunto: "Então, estamos diante de uma farsa ?"

O deputado gaúcho Ubiratan Sanderson mandou me dizer que está desconfiado e diz por que razão: "5 dos 7 ministros foram nomeados por Lula". 

E Lula quer ver a caveira de Bolsonaro.

Eu venho advertindo há muitos meses que o Eixo do Mal vem numa escalada de ações perversas contra Bolsonaro e todos os que o apoiam, o que inclui o fortalecimento político, policial e militar de quem o apoia para o bem e para o mal.

O caso mais escabroso e ainda por esclarecer é o relacionado com os acontecimentos de 8 e 9 de janeiro.

Existem 3 teorias: 

1) Foram desdobramentos das concentrações e manifestações pacíficas diante dos quartéis, aproveitados por uma minoria agressiva que fez o que não devia ter feito.

2) Foi uma tentativa de golpe de Estado promovido por Bolsonaro "in absento".

3) Foi um contragolpe desfechado por Lula da Silva e sua turma lulopetista.]

Eu prefiro ficar com esta última hipótese e a CPMI do 8 de Janeiro vai desvendando o caráter criminoso, hipócrita, safado, das chamadas narrativas construídas de modo nem um pouco sorrateiro para enganar o povo brasileiro.

As manifestações do dia 8 ocorreram, evidente, mas os manifetantes, que durante meses permaneceram concentrados diante dos quartéis de modo pacífico, foram atraídos para uma armadilha, visando justamente o resultado que todos conhecem e que acabaram fortalecendo o Eixo do Mal e colocando contra a parede toda a oposição, com ênfase para o próprio Bolsonaro.

A CPMI foi convocada para desmascarar os criminosos políticos, que já tinham sido desmascarados, antes, no Mensalão e na Lava Jato. Eles nunca desistirão da obra maléfica de manter o povo brasileiro na ignorância e o Brasil no campo do atraso.

Hoje, na sessão da CPMI, o ex-diretor-geral da PRF começou a desmascarar as falsas narrativas do Eixo do Mal. 

E virá mais.

Hoje, também, podemos comemorar a convocação do general do Lula, o general G. Dias, aquele que circulou dentro do Palácio do Planalto, confraternizando com os invasores. Ele foi demitido quando as imagens foram reveladas, mas Moraes não o chamou para o inquérito dos anti-democráticos. Moraes e o Eixo do Mal só querem ver um lado.

Uma parte dos patriotas acham que a convocação foi uma derrota para o Eixo do Mal.

E foi, claro.

Chamado quem for chamado, a verdade aparcerá de um modo ou de outro modo.

Duela a quem duela.


Lula da Silva passará a semana na Europa. Ele terá encontros com o Papa, Macron, o presidente da Áfgrica do Sul e o Sultão Al-Jaber

 Lula da Silva embarcouna noite desta segunda-feira  para a Europa, onde terá uma série de compromissos e reuniões bilaterais na Itália, no Vaticano e na França. Em Paris, capital francesa, ele participará da Cúpula para um Novo Pacto Global de Financiamento, evento organizado pelo presidente do país Europeu, Emmanuel Macron.  Lula da Silva chegará a Paris na noite de quarta-feira, após se reunir, em Roma, com o presidente da Itália, Sérgio Matarella, e com o papa Francisco, no Vaticano. Na Cúpula sobre o Novo Pacto Global de Financiamento, que começa na quinta-feira o governo brasileiro participará das seis mesas-redondas previstas na programação, entre elas, questões sobre novos instrumentos de financiamento, reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento, participação de inciativa privada. Ainda na capital francesa, Lula fará o discurso de encerramento do evento Power Our Planet, a convite da banda Coldplay, na noite de quinta-feira.

O Itamaraty confirmou que Lula terá encontros bilaterais, durante a cúpula, com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e com Sultan Al-Jaber presidente do comitê organizador da COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Outros encontros com líderes estrangeiros também poderão ocorrer, ainda sem confirmação oficial.

Acordo UE-Mercosul

Antes de voltar ao Brasil, Lula terá um almoço com Macron, após o encerramento da cúpula, no Palácio do Eliseu, sede do governo anfitrião. Um dos temas em discussão deverá ser a aprovação, na semana passada, pela Assembleia Nacional da França, de uma resolução contra a ratificação do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

CPMI do 8 de Janeiro ouvirá daqui a pouco o ex-diretor-geral da PRF. Oposição insistirá em ouvir G. Dias.

 A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI do 8 de Janeiro) retoma os trabalhos nesta terça-feira com o depoimento do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques. O ex-policial é investigado por supostamente tentar interferir na votação do 2º turno das eleições presidenciais de 2022. A suspeita é que a PRF reforçou as blitzes no Nordeste, no dia 30 de outubro, para dificultar o transporte de eleitores na região onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve mais votos. A oitiva do ex-diretor está marcada para começar às 9h desta terça-feira (20).  

 A relatora Eliziane apresentou requerimento para convocar o coronel do Exército Jean Lawand Júnior, que aparece em troca de mensagens com Mauro Cid, pedindo para o então presidente Jair Bolsonaro “dar a ordem” após ter perdido a eleição, sugerindo um golpe de Estado.  

Foram apresentados ainda requerimentos para ouvir a esposa de Cid, Gabriela Cid, que aparece em mensagens apreendidas pela PF exigindo novas eleições e pedindo para as pessoas irem às ruas contra o resultado das urnas.  

Requerimentos da oposição   

A oposição, por sua vez, apresentou novos requerimentos para ouvir pessoas ligadas ao atual governo. Há pedidos para convocação do ex-GSI Gonçalves Dias e do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Saulo Moura da Cunha, ambos nomeados pelo governo Lula.  

Também há pedidos para a requisição ao STF de todos os documentos, processos e inquéritos decorrentes das investigações dos atos golpistas, incluindo aqueles tramitando com sigilo de Justiça.  

Ataque terrorista  

A segunda sessão da CPMI, marcada para esta semana, vai ouvir, na quinta-feira (22), o empresário George Washington de Oliveira Sousa. Ele admitiu ter colocado uma bomba em um caminhão próximo ao aeroporto de Brasília no dia 24 de dezembro de 2022. A CPMI também marcou a oitiva, no mesmo dia, do perito da Polícia Civil do Distrito Federal Valdir Pires Dantas Filho, responsável por desativar o artefato

Confira as tarifas de envio e recebimento do Pix para pessoa jurídica privada:

Pix transferência


•   Envio de empresa para pessoa física por chave Pix, inserção de dados bancários ou iniciação de pagamento


•   Envio entre empresas por chave Pix ou inserção de dados bancários


•   0,89% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 8,50


Pix compra


•   Empresa recebe Pix de pessoa física em operações de compra por chave Pix, inserção de dados bancários, iniciador de pagamento e Código QR estático


•   Empresa recebe Pix de outra empresa por Código QR estático e iniciador de pagamento


•   0,89% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 130


Pix Checkout


•   Empresa recebe Pix de pessoa física ou de outra empresa por Código QR dinâmico


•   1,20% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 130

Lei Seca em Porto Alegre, resultados

  Nesta segunda-feira, a Lei Seca completou 15 anos. Em 2008, Porto Alegre registrava 148 mortes no trânsito, uma média de 10,3 por cada 100 mil habitantes. Em 2022, foram contabilizadas 75. 

Os principais fatores que resultam em morte são conduzir sem CNH regular, excesso de velocidade e ingestão de bebida alcoólica.

Acidentalidade - No acumulado de janeiro a maio de 2023, são 25 mortes. Entre os 5.860 sinistros de trânsito registrados no período, 2.325 resultaram em feridos. Foram 12 vítimas fatais com envolvimento de motocicletas (dois pedestres atropelados e dez condutores). Desses motoristas, três não eram habilitados.