Artigo, Ricardo Hingel, Zero Hora - Investimentos agora vêm?


Por vezes posso parecer repetitivo ou óbvio quando insisto que a amplitude e a velocidade de crescimento sustentável das economias dependerão sempre do seu nível de investimentos. A denominada formação bruta de capital fixo (FBCF) representa tudo o que é investido e sua relação face ao PIB é um importante indicador chamado de taxa de investimento. Essa taxa deve ter fechado 2019 em torno de 15,5%, podendo representar a menor verificada desde o final dos anos 1960.

No período recente, apenas entre os anos de 2010 até o início de 2014, a taxa de investimento esteve acima de 20%, que seria um valor mínimo, porém ainda insuficiente e agravado durante o período recessivo. Os desajustes do gasto público, com o avanço do Estado sobre o PIB e a crescente carga tributária, sacrificaram a sociedade ao canalizar recursos para a expansão das despesas de custeio e reduziram os investimentos públicos, hoje abaixo de 2% do PIB.

O atual governo federal parece vir surfando em um gradual entendimento pela sociedade dos danos causados pelo agigantamento insustentável do setor público, que não investiu e ainda atrapalhou.

O programa de reformas em andamento visa reestruturar a economia nacional, estando alicerçado em quatro grandes eixos: da Previdência (realizada), administrativa, tributária e da infraestrutura.

Iniciativa importante, criada ainda no governo Temer, o Programa de Parcerias de Investimento (PPI) visa organizar um conjunto de oportunidades de investimentos (todos privados) que somam R$ 1,4 trilhão. Abrangendo investimentos em todas as áreas, em especial em infraestrutura, tem potencial de reestruturar nossa matriz produtiva. Já estão concluídos 172 projetos, sendo que 74 contaram com empresas estrangeiras, o que é fundamental, pois necessitaremos de vultosos recursos externos para a viabilização do PPI. Complementarmente, o programa de privatizações vai retirar o Estado daqueles setores que não são seu papel ou vocação.

A implementação das reformas estruturais em curso é que tornará o país mais atraente e seguro para os investidores, viabilizando a vinda de empresas estrangeiras com capacidade de aportar recursos e gestão.

Recentemente foi divulgado o relatório Doing Business 2020 realizado pelo World Bank Group que compara as condições para as empresas operarem, analisando 190 países. O Brasil ficou na 124ª colocação, o que dá bem o tamanho do desafio que temos pela frente.