Caso da Nicaragua terá dois painéis em Porto Alegre, dias 30 e 31


De 30 de agosto a 1º de setembro, acontece em Porto Alegre o painel “LUTAS SOCIAIS E VIOLENCIA DE ESTADO NA NICARAGUA.  A crise naquele país, tem tido repercussões internacionais, através das denúncias de organismos internacionais de direitos humanos como a CIDH e a Anistia Internacional e a Organização dos Estados Americano – OEA, recentemente, estabeleceu uma comissão se seguimento à situação nicaraguense. Representantes da Articulação de Movimentos Sociais e Organizações de Sociedade Civil da Nicarágua: Ariana McGuire (representante dos estudantes universitários); Yader Parajón (representante das Madres de Abril) e Carolina Hernández (defensora de direitos humanos e representante do movimento anti-mineração). A caravana percorreu o Chile, Argentina e Uruguai e, após passar por Porto Alegre, seguirá para o Rio de Janeiro e São Paulo.
     
PAINEL SOBRE LUTAS SOCIAIS E VIOLENCIA DE ESTADO NA NICARAGUA
AGENDA EM PORTO ALEGRE:
Dia 30/08/2018 (Quinta): às 14:00 - Coletiva de Imprensa
Local: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Sala de Confluência.
Dia 30/08/2018 (Quinta): às 18:00 - 
Atividade: PAINEL SOBRE SITUAÇÃO DA NICARÁGUA COM DELEGAÇÃO DA CARAVANA.
Local: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Plenarinho).

Dia 31/08/2018 (Sexta): às 18h
Atividade: PAINEL SOBRE LUTAS SOCIAIS E VIOLÊNCIA DE ESTADO NA NICARÁGUA.
Local: Sala 102 da Faculdade de Educação da UFRGS
Local: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Plenarinho) - Dia 30/08/2018 (Sexta): às 18h
Local: Sala 102 da Faculdade de Educação da UFRGS - Dia 31/08/2018 (Sexta): às 18h  

Nota Oficial sobre a continuidade da greve do Simpa


Sem saída para uma greve sem motivos - a não ser o interesse eleitoral - o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) intensificou o gasto publicitário e as ações midiáticas para tentar justificar o injustificável. Com a realização de 53 reuniões com o Simpa desde o início do governo, o discurso sobre a “retomada do diálogo” virou obra de ficção. Justamente porque, todos sabem, o diálogo sempre existiu. 
Ao insistir em uma paralisação sem sentido, a não ser o proveito particular e partidário de seus dirigentes militantes, o Simpa se afasta dos bons servidores que prestam serviços públicos à população de Porto Alegre. Mais do que isso: penaliza as pessoas que mais precisam de atendimento essencial na saúde, educação e assistência social no município. 
Nosso propósito é simples: fazer a prefeitura funcionar para as pessoas. Acreditamos que a administração pública deve servir à sociedade e não para si mesma. Como milhares de servidores municipais têm feito diariamente, mantendo o atendimento à população. 
Temos a coragem necessária para olhar além de quem grita em um microfone. Estamos empenhados em atender as vozes silenciosas da sociedade. Estamos ouvindo e agindo para as pessoas que não têm sindicato, não têm emprego estável, não têm partido, enfim, não têm megafone.   
Apesar das imensas dificuldades financeiras, já fizemos muito em pouco tempo. Só esta semana, entregamos o primeiro benefício do Programa Moradia Primeiro. Após oito anos, assinamos a concessão da nova Área Azul. Iniciamos uma nova fase no Hospital da Restinga, com mais leitos e muito mais serviços à população. Concluímos a fase interna do cercamento eletrônico da cidade. 
Destravamos obras públicas e investimentos privados que estavam parados há décadas, como a nova Orla do Guaíba. Temos ações importantes na área da saúde, educação, segurança e assistência social. Em síntese, estamos fazendo aquilo que o cidadão quer e exige: colocar a prefeitura a serviço das pessoas. 
A sociedade já percebeu que a tática da mobilização diária bruta e invasiva é uma mera estratégia de campanha eleitoral. O objetivo é conquistar espaço diário na mídia, mesmo que seja dentro do espírito do “quanto pior, melhor”. Mesmo que tenha como consequência o prejuízo à mobilidade urbana do trabalhador e do empreendedor, que precisam mover-se pela cidade para produzir renda. 
Cada dia a mais de greve - já são 25 na atual paralisação - é um novo desgaste do Simpa junto à população. Esta greve insensata tem de terminar para o bem dos verdadeiros servidores públicos. Para o bem do cidadão. Para o bem de Porto Alegre. 
Prefeitura de Porto Alegre

Por que cai a inflação do IPCA-15

O IPCA-15 registrou alta de 0,13% em agosto, arrefecendo ante a alta de 0,64% registrada no mês anterior, conforme divulgado ontem pelo IBGE. 

O resultado ficou em linha ligeiramente acima da mediana das expectativas do mercado (0,10%). 

Essa descompressão foi explicada pelas menores variações de seis dos nove grupos que compõem o índice, com destaque para a deflação de 0,9% em transportes. Contribuiu para esse movimento tanto o recuo dos preços de passagens aéreas, como a maior queda dos preços de combustíveis, com a devolução dos aumentos provocados pela greve no setor de transportes. Os preços de alimentação desaceleraram na margem, influenciados pela deflação de alimentação no domicílio, enquanto alimentação fora do domicílio acelerou e surpreendeu para cima. Mais uma vez, a média dos núcleos apresentou leve aceleração na margem, mas ainda permanece com dinâmica benigna, indicando que os componentes mais sensíveis à atividade econômica seguem contidos. Essa aceleração dos núcleos, que está relacionada com os itens mais ligados ao câmbio, como os bens industriais, está incorporada em nosso cenário e, portanto, não coloca viés para nossa projeção de alta de 4,1% do IPCA este ano. Para agosto, acreditamos que a inflação seguirá em trajetória de descompressão, com variação próxima de zero.