Vírus dos macacos

 Uma pesquisa realizada pela Agência de Saúde do Reino Unido com pessoas infectadas pela varíola dos macacos mostra que os homens britânicos representam 99% dos casos. Dos 314 entrevistados, apenas três eram mulheres. Além disso, o levantamento constata que 151 dos 152 cidadãos que preencheram questionários mais detalhados se identificaram como gays ou bissexuais.

A informação acima é da Revista Oeste de hoje.

Leia toda a reportagem do site:


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o surto de varíola dos macacos na Europa pode ter sido causado por hábitos sexuais de risco. Esse comportamento teria se disseminado em festas de música eletrônica em países como Espanha e Bélgica. Os primeiros casos foram verificados em homens que se relacionaram sexualmente com outros homens.


“No momento, há poucas informações sobre como a varíola dos macacos surgiu”, explica Sylvia Kemos Hinrichsen, infectologista e consultora de biossegurança da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). “Existe hoje uma relação com pessoas que fizeram sexo entre o mesmo gênero, entre homossexuais e bissexuais. E a hipótese levantada para isso é por conta do contato íntimo e próximo.”


Edmilson Migowski, professor de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também acredita que a relação sexual seja uma hipótese a ser considerada para a transmissão do vírus. “A forma de transmissão mais provável é o contato próximo das pessoas, e o contato sexual acaba sendo um contato muito próximo”, observou o docente. “Pode ser contato com uma secreção, com a pele infectada, com roupas contaminadas, pelo espirro e pela tosse de pessoas muito próximas.”