Evento em Oxford reúne nomes como Barroso, Erika Hilton, Célia Xakriabá e Eduardo Saron para o debate de questões urgentes que afligem o Brasil

  Evento em Oxford reúne nomes como Barroso, Erika Hilton, Célia Xakriabá e Eduardo Saron para o debate de questões urgentes que afligem o Brasil

 

Sob o tema Inovando caminhos, transformando futuros, oitava edição do Brazil Forum UK trará discussões sobre democracia, segurança alimentar e arcabouço fiscal

 

Entre os dias 17 e 18 de junho, a cidade de Oxford, na Inglaterra, sedia a oitava edição do Brazil Forum UK, evento organizado por universitários brasileiros que vivem no país e que tem como intuito debater pautas que contribuam para o crescimento e desenvolvimento do Brasil. Com o tema Inovando caminhos, transformando futuros, a edição deste ano reúne representantes do poder público, da sociedade civil, da iniciativa privada e da academia para discussões que atravessam os campos político, econômico e social. 

 

Entre os palestrantes já confirmados para esta edição estão Luís Roberto Barroso, ministro do STF e patrono de honra do evento; Erika Hilton, deputada federal; Toya Manchineri, coordenador da Área de Territórios e Recursos Naturais da Coordenadoria das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica); Nina da Hora, cientista da computação e ativista hacker; Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú e Bruna Brelaz, presidente da UNE.


"Entendemos o ano de 2023 como um marco de recomeço. Encerrada a pandemia, é tempo de olharmos para o amanhã. Os últimos anos trouxeram uma série de restrições e obstáculos que só poderão ser superados se encarados de frente", pontua Beatriz Saboya, advogada, mestranda no Law & Technology no King’s College London e presidente desta edição do evento. "Fizemos questão de convidar representantes de todas as esferas da sociedade para, juntos, debatermos problemas urgentes que, de alguma forma, acabam por travar o desenvolvimento de nosso país", completa.


Ao lado do senador Fabiano Contarato, da antropóloga Isabela Kalil e do fundador do instituto de Pesquisa IDEIA Mauricio Moura, o ministro Barroso integra o painel Democracia por um fio: desafios à manutenção da estabilidade democrática em tempos de desinformação e extremismos. Outra mesa que deve chamar a atenção é a Tem gente com fome? Dá de comer! Caminhos para o combate à insegurança alimentar no país que alimenta boa parte do planeta, que trará além de Erika Hilton, a também deputada Célia Xakriabá, primeira indígena pelo estado de Minas Gerais; Lilian Rahal, secretária Nacional de Segurança Alimentar; e Preto Zezé, presidente da Central Única de Favelas (CUFA). 


A responsabilidade de governos e empresas na implementação de novas tecnologias; a discussão de soluções à crise do sistema prisional brasileiro e o papel fiscal para a recuperação de credibilidade, transparência e crescimento socioeconômico no Brasil são alguns dos outros temas que devem permear as discussões promovidas neste ano. 

 

O evento vai acontecer nos auditórios da Blavatnik School of Government, da Universidade de Oxford, e será transmitido ao vivo no canal do YouTube do Brazil Forum UK. Os ingressos para acompanhar o evento presencialmente poderão ser comprados no site da organização a partir do dia 26 de maio.


Confira abaixo os painéis e palestrantes já confirmados. 


1. "Democracia Inabalada": desafios à manutenção da estabilidade democrática em tempos de desinformação e extremismos 

Painelistas: Luís Roberto Barroso, ministro do STF; Isabela Kalil, pesquisadora doutora em Antropologia; Fabiano Contarato, senador; e Maurício Moura, fundador Instituto Ideia

 

2. Qual reforma tributária nós queremos? O papel fiscal para a recuperação de credibilidade, transparência e crescimento socioeconômico no Brasil 

Painelistas: Maria Angélica dos Santos, professora Doutora Titular da Universidade Federal de Viçosa e autora de livros como Tributação e Raça e E eu não sou uma jurista? Reflexões de uma Jurista Negra sobre o Direito, Ensino Jurídico e Sistema de Justiça); Anelize Almeida, Procuradora-Geral da PGFN; e Baleia Rossi, deputado federal.

 

3. Oportunidades e desafios da Era Digital: um olhar para a implementação responsável de novas tecnologias e sistemas conectados

Painelistas: Nina da Hora, cientista da Computação e ativista em Direitos Digitais; Renato Leite, fundador Data Privacy Brasil e Global Data Protection Officer Twitter; e Orlando Silva, deputado federal.

 

4. A formação profissional das juventudes como vetor para redução de desigualdades: como avançar essa agenda?

Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; e Sra. Bruna Brelaz, Presidente da UNE.

 

5. Tem gente com fome? Dá de comer! Caminhos para o combate à insegurança alimentar no país que alimenta boa parte do planeta

Célia Xakriabá, deputada federal; Erika Hilton, deputada federal; Lilian Rahal, secretária Nacional de Segurança Alimentar; e Preto Zezé, presidente da Central Única de Favelas (CUFA). 


6. Política habitacional e desastres urbanos: quem paga a conta das mudanças climáticas nas cidades brasileiras?

Isabella de Roldão, vice-prefeita do Recife

 

7. Qual o papel da agenda ambiental para reafirmar o protagonismo internacional brasileiro?

Toya Manchineri, coordenador de Área de Território e Recursos Naturais da Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA)

 

8. Seletividade penal e democracia: soluções à crise do sistema prisional brasileiro

Renato Freitas, deputado estadual do Paraná; Augusto Botelho, secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça; e Adriana Cruz, juíza.


 



Programa Emergencial Gaúcho.

O governo estadual gaúcho iniciou nesta segunda-feira o pagamento de R$ 800,00 para os primeiros cadastros beneficiados pelo Auxilio Emergencial Gaúcho, na última etapa do programa. O benefício será pago por meio de transferência para conta corrente do Banrisul, de Pix chave CPF para qualquer conta bancária obrigatoriamente vinculada ao CPF do beneficiário ou de ordens de pagamento.

Todos os pagamentos serão concluídos ainda no primeiro semestre aos microempreendedores individuais e trabalhadores formais desempregados, ambos dos setores de alojamento, alimentação e eventos do Rio Grande do Sul afetados por restrições durante a pandemia do coronavírus. 

45.286 pedidos estão cadastros na última etapa do Auxílio Emergencial Gaúcho. O número representa mais da metade (59%) da estimativa inicial de inscrições, que era de 76.900. 

Todos receberam um e-mail com um número de protocolo. As informações coletadas nos cadastros estão sendo analisadas para liberação do benefício.

Auxílio Emergencial Gaúcho

O Auxílio Emergencial Gaúcho, instituído pela Lei 15.604, atende os setores que foram mais afetados pelas restrições de circulação impostas pelo coronavírus. As três etapas do programa somam um total de R$ 106,9 milhões na forma de subsídio, distribuídos a cerca de 97,5 mil beneficiários.

Nas duas primeiras etapas do auxílio, realizadas em 2021, os grupos beneficiados foram mulheres chefes de família e empresas do Simples Nacional, com atividade principal nos setores de alojamento, alimentação e eventos.