SAIO COM HONRA!

Estou deixando a Rádio Guaíba. Pela porta da frente e de cabeça erguida. Fui o mais profissional, ético e dedicado que um jornalista sério pode e deve ser. O governo mudou e a empresa resolveu mudar. É seu direito. Eu continuo o mesmo, nunca abri mão de meus valores e princípios, nunca negociei minha opinião e minhas convicções. Vou continuar lutando por tudo aquilo que acredito, pelas liberdades, pela verdadeira democracia, pelo respeito aos pagadores de impostos e por minha família.

Agradeço ao Guilherme Baumhardt pela oportunidade, à qual busquei honrar, a despeito de minhas limitações, e por causa delas, com muita dedicação e esforço. Agradeço aos milhares de ouvintes e amigos que conquistei nesses quase três anos no microfone. Grato pela audiência, carinho e respeito que me dedicaram. Agradeço aos meus patrocinadores, que apostaram em uma voz a favor das liberdades. Vocês e suas marcas são gigantes.

Saio sem mágoas, porque, afinal a vida é uma dádiva divina e devemos seguir em frente, sem pesos e sem culpas. A vida não é algo a ser enfrentado, mas algo a ser saboreado. 

Em setembro, se Deus quiser — e Ele há de querer! —devo estar de volta, em outro espaço, em outra trincheira, lutando para que o Brasil, finalmente, compareça ao encontro com sua História. 

Um beijo do Tio Julio. Tchau!

Artigo, Marcus Vinicius Gravina - Dia de début no STF

- O autor é Advogado, RS.

A posse do ministro Cristiano Zanin no STF, mais do que um ato do Poder Judiciário, foi explorada como uma demonstração de força política do seu padrinho, para a difusão na mídia, com maior ou menor repercussão. Isto é, proporcional ao financiamento recebido do governo federal e das suas estatais.  

Causará inveja aos seus colegas quando, por muito tempo, os holofotes estiverem focando o caçula da Corte.

Deste conhecido jogo, excluo o novo ministro. Noto no ministro Zanin que ele não tem “cara para isto” e de deve ter se sentindo constrangido com tanta falsidade de alguns que lhe apertaram a mão.

Desejo a ele êxito em sua missão. E, na sua primeira participação no plenário, lembre aos demais pares, que falsear o cumprimento do Devido Processo Legal é a maior demonstração de inconstitucionalidade e de golpe antidemocrático.

É sobre o processo de escolha e posse de ministro do STF que desejo abordar em uma síntese.  O que pensam os leitores de um cargo, praticamente, vitalício (limite 75 anos de idade) a quem tenha menos de 50 anos; que, durante todo o tempo é intocável (salvo impeachment a ser decidido por emendas parlamentares e cargos ministeriais  distribuídos no Senado); que, não se submete a nenhum recall  frente ao Senado para reavaliar os compromissos assumidos em sua sabatina (no linguajar automobilístico recall é a convocação feita pelo fabricante para que determinado produto seja levada de volta para substituição ou reparo de reais defeitos, no caso, falsidades) e sobre a fixação de 5 a 10 anos para o mandato? 

Serão os ministros iguais a todos os brasileiros ou alguns deles, não são alcançados pela lei que exige a apresentação de declaração de bens para tomarem posse (Lei 8.730/1993)?  Os ministros são agentes públicos. Daí que:

“É obrigatória a apresentação de declaração de bens com indicação das fontes de renda, no momento da posse ou, inexistindo esta, na entrada em exercício de cargo, emprego ou função, bem como no final de cada exercício financeiro, no término da gestão ou mandato e nas hipóteses de exoneração, renúncia ou afastamento definitivo, por parte das autoridades e servidores públicos adiante indicados:” Inc. IV – membros da Magistratura Federal. ( Lei  8.730/93)

“A não apresentação da declaração a que se refere o art. 1º, por ocasião da posse, implicará a não realização daquele ato, ou sua nulidade, sem este requisito essencial”. (art.3º, Lei 8.730/93) 


Os candidatos a cargos eletivos, como de presidente e vice-presidente da R República,  para concorrerem devem fazer a declaração de bens e no ato da posse, a declaração definitiva e atualizada. São dois momentos distintos, salvo outro entendimento. 

Penso que igual a eles, antes de se submeter à sabatina no Senado, de forma isonômica, o candidato ao STF, também deve apresentar a sua declaração de bens, bem como conceder autorização de acesso às declarações de ajuste anual de declaração de bens e rendas que constituem o seu patrimônio.

A finalidade da declaração de bens é para que seja acompanhada a evolução patrimonial dos agentes do serviço público. 

Nem assim muitos não deixam de roubar e alguns juízes de venderem sentenças, como a imprensa não cansa de denunciar.

O motivo deste artigo está na lembrança de um grave incidente, ( que não deu em nada, foi abafado) em que dois ministros do STF reagiram à entrega de informações ao fisco ou à Receita Federal, cujos fiscais tentaram exercer suas funções e foram afastados, escorraçados.   

Senhores Deputados e Senadores, façam cumprir a lei aprovada pelo Congresso, sem distinção de categoria de cidadão brasileiro.  

 Caxias do Sul, 4.08.2023


Marcus Vinicius Gravina

OAB-RS 4.949

Titulo Eleitoral  n. 328036104/34


Taurus lança 20 armas e duas novas linhas de produtos.

A Taurus, Empresa Estratégica de Defesa e líder mundial em vendas de armas leves, está presente como uma das principais patrocinadoras e expositora da Shot Fair Brasil 2023, maior feira de tiro esportivo, mundo tático e segurança da América Latina, que acontece entre os dias 2 e 5 de agosto no Centro de Convenções e Exposições Expoville, em Joinville, Santa Catarina. 

Na ocasião, a marca lança com exclusividade 20 armas, entre pistolas e revólveres, além de sua linha de empunhaduras em madeira nobre com inovador acabamento 3D Touch MBT e uma coleção de facas artesanais, que inclui a primeira faca no mundo com acabamento da lâmina em Cerakote® Graphene.

As novidades fazem parte da estratégia da Taurus de forte investimento em pesquisa e desenvolvimento de processos eficientes de produção, de produtos com tecnologia incorporada e materiais inovadores. Por meio de seu Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil/Estados Unidos (CITE) a Taurus identifica as demandas do mercado e tem agilidade no lançamento de produtos, oferecendo armas diferenciadas e de qualidade a custos competitivos, características que a levaram a ocupar um lugar de destaque na indústria mundial. 

“A Taurus nunca deixou de acreditar no segmento e continua investindo no Brasil, em especial em novos produtos, para atender os consumidores e lojistas. Estamos lançando na Shot Fair Brasil uma linha de produtos de uso permitido nos calibres .22, vários modelos de revólver no calibre 38, incluindo o Single Action, um revólver exclusivo no calibre 380. Estamos apresentando também um novo calibre, cuja energia está dentro do permitido, o calibre .38 ACP nas famílias G2C e GX4, além de duas novas linhas de produtos. Entendemos que esses lançamentos irão motivar o comércio e atender as necessidades dos nossos clientes”, afirma Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus.

Durante a Shot Fair Brasil 2023, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o completo portfólio de produtos da Taurus, com mais de 200 armas em exposição, assim como as linhas de supressores de alto desempenho e multicalibre, acessórios e vestuário comercializados no marketplace da marca.

Entre os lançamentos, a empresa, que segue ampliando o portfólio da 3ª geração de pistolas, apresenta a GX4 Carry Graphene T.O.R.O., a nova subcompacta, mais leve e com alta capacidade, com carregadores de 15 e 17 munições, no calibre 9mm. A novidade tem acabamento em Cerakote® Graphene, cano de 3,7” revestido de DLC (Diamond Like Carbon), sistema Taurus Optic Ready Option (T.O.R.O.) que, através de placa intercambiável, permite acomodar miras ópticas, e trilho padrão Picatinny para acessórios. 

A Taurus também expande a série G3 de pistolas semiautomáticas no calibre 9mm, a G3 XL T.O.R.O., que oferece as mesmas características de empunhadura da G3c, porém com cano de 4”, carregadores com capacidade para 12 munições, ação Striker Fire ou SA/DA e acabamento Carbono Tenox, ideal para o porte velado; e a G3 Tactical, com cano de 4,5”, pronta para receber supressores, carregadores com capacidade de 17 munições, ação Striker Fire ou SA/DA e acabamento Cerakote® nas cores Patriot Brown, Od Green ou Black.

 Na linha TH Hammer, a empresa apresenta na Shot Fair Brasil 2023 duas novidades: a pistola TH380 Graphene, com cano de 4,25”, e sua versão compacta TH380c Graphene, com cano de 3,54”. As duas versões contam com carregador de 18 munições, no calibre .380 ACP, acabamento em Cerakote® Graphene e acompanham kit de placas para miras ópticas.

Atendendo a uma demanda recorrente dos consumidores, a Taurus também lança a pistola TH10, uma pistola no calibre 10mm, inédito no mercado brasileiro, e a TH45, primeira pistola da Taurus no clássico calibre .45 ACP com armação em polímero, sendo a evolução da já conhecida pistola 845. Os dois modelos possuem cano de 4,25”, são 100% ambidestras, confeccionadas com armação em polímero de alta resistência e acabamento Carbono Tenox.

Seguindo nos lançamentos de pistolas, os visitantes poderão conhecer no estande da Taurus os modelos 58HC PLUS e a pistola 59, com capacidade de 19 munições no calibre .380 ACP e acabamento em Cerakote® nas cores Tungstênio, Sand, Od Green e marrom Flat Dark Earth. A 58HC PLUS conta com cano de 4”, punho em placa de polímero, armação em alumínio e é compatível com mira fixa de 3 pontos (não inclusa). A pistola 59 tem cano de 5,1” e trilho Picatinny/MIL-STD-1913.

Já na categoria de revólveres, a Taurus traz mais uma novidade para a série Raging Hunter, o RT 38H, no calibre .38 SPL, com capacidade de 5 munições, ação SA/DA, cano de 5,12” e acabamento Duo Tone. A barra de percussão, o punho com absorvedor de impacto, o compensador de recuo e o trilho Picatinny/MIL-STD-1913 são outros diferenciais deste novo revólver, que ainda tem mira traseira ajustável e mira frontal fixada.

Outro lançamento é o RT 380 T.O.R.O., modelo com o sistema Taurus Optics Ready Option (T.O.R.O.), que permite o uso de diversas plataformas de miras ópticas. No calibre .380 ACP, este revólver tem tambor para 6 munições, ação SA/DA, cano de 3” e acabamento em inox fosco e oxidado fosco.

A Taurus apresenta também na Shot Fair Brasil 2023 o revólver RT 942 UL, exclusivamente no calibre .22 LR, com capacidade de 8 munições, cano de 3” e acabamentos em Inox fosco e oxidado fosco. E, para os que procuram flexibilidade, o RT 832, modelo com dois tambores, nos calibres .380 ACP e .38 SPL, capacidade de 7 munições, cano de 6,5” e acabamento em Inox fosco. Ambos os revólveres têm ação SA/DA.

Para os consumidores apaixonados por armas clássicas, a Taurus lança no mercado brasileiro o aguardado revólver Single Action Imperador. A novidade é inspirada no famoso revólver Single Action. Considerado o clássico dos clássicos, este modelo ficou muito conhecido pelos filmes do velho oeste e foi utilizado pelo Exército norte-americano no século 19. O Single Action Imperador é um revólver de ação simples com duas opções de empunhadura, em madeira ou polímero, dois tamanhos de cano, versão com 4,75” e 5,47”, e duas opções de calibres, .38 SPL e .45 COLT. Fechando as características deste revólver clássico, o acabamento é em Cerakote® Graphite Black, disponível para ambas as versões de calibre.

Ainda entre os lançamentos exclusivos no Brasil, a Taurus expõe no evento o elegante revólver 856 Executive Grade, modelo com cano de 3” em aço inox, capacidade de 6 munições no calibre .38 SPL e acabamento acetinado polido à mão. A empunhadura de madeira dá ao revólver um estilo único, entregando performance e elegância incomparáveis. O 856 Executive Grade, inclusive, foi eleito nos Estados Unidos como Handgun Of The Year, em 2022, conquistando o prestigiado prêmio Golden Bullseye, da National Rifle Association (NRA).

A Taurus também está expandindo a sua linha de revólveres da marca Rossi com três novos modelos: RP63 e RM66 com acabamento em Cerakote®, além do RM64, que trazem de volta características clássicas da Rossi. Todos têm capacidade de 6 disparos em ação SA/DA no calibre .38 SPL e empunhadura de borracha. O RP63 tem cano de 3”, o RM64 tem cano de 4”, e o RM66 de 6”.

A Taurus também lança com exclusividade na Shot Fair Brasil 2023 a sua linha exclusiva de empunhaduras, desenvolvida em parceria com a MBT GRIPS, com sistema Multiframe®, compatível com todos os revólveres de armação grande da marca. Além de uma coleção de facas artesanais, desenvolvida em parceria com a Facas Boeck, com 5 modelos.

Plataforma de capacitações teóricas e práticas

Além das novidades em produtos, outra importante atração no estande da Taurus na Shot Fair Brasil 2023 é a inédita plataforma digital de capacitações teóricas e práticas lançada recentemente, a Taurus Shooting Academy, que faz parte do programa de Educação Continuada da empresa e estará em exposição aos visitantes.  

A plataforma que, neste primeiro momento, é de acesso exclusivo dos profissionais do setor, entre eles lojistas, assistentes técnicos, distribuidores, consultores e colaboradores da empresa, conta com módulos de treinamento teórico sobre os produtos Taurus e alguns conceitos básicos sobre armas. Ao final de cada módulo, há um quiz avaliativo para testar o conhecimento adquirido durante o treinamento. A pontuação obtida nestes testes determina a posição do usuário no ranking geral da plataforma, de acordo com o seu nível de desempenho. 

A Academia Taurus foi elaborada, de forma personalizada e com tecnologia responsiva, para oferecer capacitação, treinamento e desenvolvimento aos mais de 100 mil profissionais que fazem parte dessa cadeia produtiva, com ênfase em agregar conhecimento aos parceiros da marca.

Sala de podcast

O estande da Taurus também conta com um ambiente especial de interação, dedicado à gravação de conteúdos diversos relacionados ao segmento. Uma sala de podcast, onde os entrevistados terão a oportunidade de compartilhar histórias, realizar debates e entrevistas. Os visitantes poderão observar os bastidores, já que a sala é totalmente envidraçada. 

A balzaquiana do Beira-Rio

 A balzaquiana do Beira-Rio

Por Facundo Cerúleo

 

Aí, o carinha do aplicativo, com a liberdade sem reservas com que hoje os jovens falam com os mais velhos, perguntou: "O Internacional é o time da Padre Cacique ou do Padre Cacique?". Saquei logo a pergunta. E até achei boa! Pelas dúvidas, explico aqui. Ele perguntava se o time era "da" Av. Padre Cacique, na qual se situa a sede do clube ou "do" Asilo Padre Cacique, que fica bem pertinho do Beira-Rio e é um albergue para idosos. Ele ainda traduziu o sentido da ironia. O time Colorado é um tanto velho. A média de idade dos jogadores é de uns 30 anos. E eu falei apenas mentalmente:  "o Internacional é uma balzaquiana!" (Se os meninos não entenderam, que pesquisem no Google...)

 

O problema é que ter idade elevada para um esporte de grande exigência física significa não ter pernas suficientes para jogar 90 minutos. Faz um primeiro tempo de encher os olhos enquanto tem fôlego para aplicar sua boa técnica, iludindo a torcida. E no segundo tempo... vai afrouxando, perdendo força, caindo e deixando o adversário reagir. E fracassa diante de equipes mais fracas que tenham mais energia.

 

Tudo isso estava nas entrelinhas da falação do carinha do aplicativo, tão à vontade para falar que até me admiro. Para não ficar calado e não constranger o rapaz, comentei: "Deve ser falta de planejamento..." Pausa. Ele disse: "É!". E eu pensei, só não falei: talvez isso também aconteça com a zaga do Grêmio...

 

O professor da Federal que mora no meu condomínio (caso único...) não acredita que há torcedores que pensam racionalmente sobre o que ocorre no clube pelo qual são apaixonados. Mas há! E esse tipo de torcedor se pergunta: onde estão com a cabeça os dirigentes que não planejam a médio e longo prazo? Por que brigam tanto para ocupar um cargo na direção? O que pensam fazer do clube? Essas perguntas valem para Internacional, para Grêmio e tantos outros.

 

O que a maior parte da torcida não percebe é que a burrada dos cartolas quase nunca é por falta de capacidade. Eles fazem m... quase sempre porque confundem conveniências pessoais com interesses da instituição.

 

E nem te conto... O papo do carinha do aplicativo rolou depois que o Inter perdeu para o Cuiabá, mas antes que sofresse a virada do River Plate quando lhe faltou pernas para segurar os argentinos. E a dúvida é como vai ser o jogo de volta com o River no próximo dia 8, no Beira-Rio.

 

Ai-ai-ai... Adivinhação é sempre um risco. Mas dizer o óbvio é fácil. Se o Internacional não ferrar o River no primeiro tempo, dificilmente terá pernas para vencê-lo no segundo. Sem vencer, a Libertadores já era! E uma desclassificação significa que o ano praticamente termina em agosto para o Colorado, restando-lhe, além do baixo astral, disputar no Brasileirão uma vaga para algum dos torneios continentais. Como se sentirá a torcida, que não sabe o que é um título há tantos anos?

 

Só não me venham a hostilizar os jogadores, que não são culpados de o tempo passar para eles. Cobrem as pessoas certas pelas coisas certas: falta planejamento, falta não misturar planos pessoais (pior, misturar política partidária) com os reais interesses do clube. Já viram que a atual direção do Inter compra, a peso de ouro, jogadores de qualidade, mas que estão próximos de pendurar as chuteiras por motivos óbvios? Eles vão se aposentar no Inter. Ou, no máximo, daqui a pouco, serão vendidos a peso de... casca de banana! Sem darem um só título à torcida.

 

Mas isso não é um problema só do Internacional, não! O clube ser usado para fins que a torcida nem imagina, a falta de planejamento, direções incompetentes, todos os questionamentos aqui valem para Internacional, para Grêmio e assemelhados.

 

Carambolas! Esse negócio dos clubes é igual às estatais! Isso já foi dito. Mas tem que dizer de novo. Onde não existe um dono para cobrar resultado há sinal verde para a politicagem, para o oportunismo, para o espertalhão com lábia que engana os trouxas e mistura seu próprio interesse com o da instituição. Os cabras fazem suas aventuras, mas o risco é dos outros, o prejuízo é dos outros. Clubes... estatais... o que é de todos não é de ninguém. E um bando de abestados acha isso bom...


Cuidado com o vitimismo

Nota de esclarecimento sobre o cumprimento das regras eleitorais


Nas últimas horas, estamos vendo a tentativa de algumas chapas de se vitimizarem quanto a supostos ataques contra eles promovidos.


No entanto, é preciso deixar bem claro que as decisões e julgamentos que envolvem as eleições cabem à Comissão Regional Eleitoral, que avalia os atos e as documentações de cada chapa e, quando identifica alguma irregularidade, toma as devidas providências.


A CHAPA 1 está concentrada em trabalhar, em fazer uma campanha propositiva - e se preparou para isso.


Tanto é verdade que nenhuma das 22 tentativas de representação/impugnação, bem como outras dez contrarrazões/recursos junto à Comissão Federal, prosperou em desfavor da CHAPA 1.  Todas as manobras foram afastadas pela Comissão Regional Eleitoral.


Quem precisa dar explicações sobre sua conduta e sobre suas manobras em busca do poder a qualquer custo, em vez de tentar se vitimizar, é quem tenta participar de um processo eleitoral sem observar as regras vigentes. 


Aos colegas médicos de todo o Rio Grande do Sul, deixamos a reflexão: se uma chapa não se dá ao trabalho de ler as regras e descumpre as normas do processo eleitoral, como irá fazer gestão no comando de uma entidade tão importante?


A CHAPA 1 respeita toda e qualquer decisão da Comissão Regional Eleitoral, assim como irá respeitar qualquer decisão da Comissão Nacional Eleitoral. A CHAPA 1 seguirá fazendo uma campanha limpa, de forma propositiva, em defesa da boa medicina, dos médicos e da qualidade da saúde para a sociedade.


A campanha continua e nos encontraremos nas urnas nos dias 14 e 15 de agosto.

Prefeitos da FNP vão a beija mão com Alexandre de Moraes. Pauta é sobre quem opta por morar na rua.

Em Porto Alegre, 0,2% da população prefere morar na rua.

Integrante da comitiva da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o prefeito Sebastião Melo participou na tarde desta quinta-feira, de audiência com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes sobre a estratégia das cidades no acolhimento à população em situação de rua. Em decisão recente, o ministro determinou a elaboração da Política Nacional para a População em Situação de Rua e definiu um conjunto de regramentos com relação às abordagens, além de diagnóstico detalhado nos territórios.

A decisão do ministro invade prerrogativas legislativas do Congresso.

Em Porto Alegre, a estrutura de atendimento soma 1.822 vagas para população adulta que mora na rua porque quer morar na rua, sendo 950 vagas especializadas para pessoas em situação de rua, em pousadas, albergues, centros POP e abrigos. São 11 equipes de abordagens, 134 educadores sociais e cinco consultórios na rua com equipe interdisciplinar.

Prefeitura apresenta agravo contra liminar que proibiu obras no Harmonia

 Na tarde desta quinta-feira, a prefeitura de Porto Alegre entrou com Agravo de Instrumento contra decisão liminar da segunda-feira passada, 31, que suspendeu as obras no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). O recurso, que será julgado pelo desembargador Marcelo Bandeira Pereira, foi interposto um dia depois do pedido de reconsideração feito à 10ª Vara da Fazenda Pública e negado. A decisão em caráter liminar “encontra-se frágil, sem qualquer subsídio técnico” e “sem a devida verificação dos licenciamentos, alvarás e demais atos expedidos pelo Município de Porto Alegre”

A medida foi tomada com o objetivo de obter autorização para reinício das obras o mais rápido possível. A liberação também é necessária para a montagem do Acampamento Farroupilha, prevista para iniciar nos próximos dias. 

Árvores
Houve a remoção de 103 árvores, em grande parte exóticas. Como compensação, serão replantadas quase 500 novas árvores. 

Com relação à alegação de alterações no projeto licenciado, a prefeitura informa que houve apenas o aperfeiçoamento dos projetos arquitetônico e complementares, como é de praxe em qualquer obra deste porte.