Caras novas na política

Pesquisa do Instituto Locomotiva em parceria com o Renova BR mostrou que oito em cada dez entrevistados buscará nas urnas a renovação dos quadros políticos 

Se depender da vontade dos brasileiros, teremos novidade saindo das urnas nas eleições, em novembro. Pesquisa encomendada pela escola de formação política RenovaBR ao Instituto Locomotiva, aponta que 8 em cada 10 entrevistados sentem a necessidade de renovação política no país e acreditam que esse processo tem de partir da população. 

"O resultado pode ser visto com um processo de amadurecimento do cidadão. Ele quer o novo de fato e confia que a melhor maneira de buscar essa transformação é pelo voto", diz Renato Meirelles, presidente do Locomotiva. "A rejeição não é à democracia em si, mas aos atuais políticos", concorda Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR. 

O RenovaBR trabalha justamente na capacitação dos cidadãos dispostos a assumir cargos eletivos, de maneira que possam representar melhor os eleitores e suas necessidades. A pesquisa mostrou que 20% dos entrevistados conhecem e aprovam o trabalho do RenovaB - em 2018, apenas 0,2% dos brasileiros conheciam a instituição. 

O Instituto Locomotiva realizou a pesquisa entre 31 de julho e 7 de agosto, entrevistando 2.500 brasileiros com mais de 16 anos em 72 municípios do país. 


Primeira rede social de consumo local do Brasil conecta pessoas de um mesmo bairro

Lançado em maio, MeuVizinho.me tem o objetivo de aproximar pessoas e fomentar o comércio local 

Você sabe quem são os seus vizinhos e o que eles fazem? A internet, sem dúvidas, aproximou pessoas que estão longe, mas o desafio na atualidade é conectar quem está próximo. Esse é o principal objetivo do webapp MeuVizinho.me, lançado em maio, e que já está presente em mais de 450 cidades e em todos os estados do Brasil. Apenas nos primeiros 15 dias no ar, a plataforma alcançou mais de 1 mil vizinhos cadastrados, e vem registrando um crescimento orgânico de 5% ao dia. 

Primeira rede social de consumo local do Brasil, o MeuVizinho.me conecta pessoas, fomentando o comércio local e ajudando desde quem trabalha de forma autônoma de sua residência e busca um complemento de renda, seja vendendo bolos, salgados ou realizando serviços de costura, por exemplo, ao pequeno empreendedor. Com isso, permite que qualquer pessoa cadastre seus produtos e serviços, os quais ficam visíveis para quem está localizado nas proximidades. 

Para mostrar ao usuário todos os serviços que existem à sua volta, a plataforma utiliza a geolocalização. Além disso, o MeuVizinho.me é totalmente gratuito, tanto para quem divulga quanto para quem procura pelos serviços: não existe nenhuma taxa de inscrição, comissões ou tarifas. Segundo Ávila, o propósito é conectar pessoas que estão próximas para que possam consumir entre elas. “Por isso, não faria sentido ter uma cobrança, já que queremos ajudar o pequeno profissional a aumentar as vendas, e muitas vezes, ele não possui verba para divulgação. É aí que entra o MeuVizinho.me”, explica. 

Para se cadastrar basta acessar https://meuvizinho.me. Veja como a plataforma funciona neste vídeo. 

Sobre o Meu Vizinho.me

Lançado em maio de 2020, 

o MeuVizinho.me é a primeira rede social de consumo local do Brasil, que tem como principal propósito conectar e unir pessoas que estão próximas. Com o MeuVizinho.me é possível conhecer o que está acontecendo na sua vizinhança, além de oferecer serviços e aumentar a clientela. É uma quantidade enorme de novas oportunidades de negócio que estão a poucos metros de distância e apenas um clique de serem concretizadas. A plataforma é totalmente gratuita, para quem divulga ou para quem procura serviços. 

É isto.