Entenda a hipocrisia da Anistia Internacional

 A HIPOCRISIA DA 'ANISTIA INTERNACIONAL'      David S. Moran,   4.2.2022

A ONG Anistia Internacional publicou na terça-feira (1), em Londres, um relatório intitulado "O apartheid de Israel contra os palestinos: sistema cruel de domínio e crime contra a Humanidade". Já pelo próprio título o leitor pode antecipadamente entender o que o relatório apresentará. A Diretora Geral (chairwoman) da organização, a francesa Agnes Callamard (nomeada em março de 2021) apresenta o relatório escrevendo: "O nosso relatório desvenda a verdadeira dimensão do regime de apartheid em Israel. Seja eles (os palestinos) vivendo em Gaza, Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, ou mesmo em Israel. Trata dos palestinos como uma raça inferior, privando-os sistematicamente dos seus direitos".

O relatório acusa o Estado de Israel de ser Estado com regime de apartheid e pela primeira vez ao território do país todo, que foi criado com aval da ONU, em 1948. Até agora tratava só aos territórios conquistados por Israel, - depois de atacado simultaneamente pelo Egito, a Síria e a Jordânia e conseguir vence-los, na guerra dos Seis Dias, 1967.      Não bastando essas acusações, a Anistia Internacional adverte "os EUA, a UE e os países que a integram; a Inglaterra e os países que fortalecem suas relações com o Estado de Israel, como alguns países árabes e outros africanos de que Israel comete crime de apartheid e outros crimes internacionais".  Segue pedindo aos países de boas relações com Israel reavaliar qualquer cooperação e atividade com este país, para que não contribuam na manutenção do seu regime de apartheid".  Incrível. Tem que esfregar os olhos para acreditar nas infâmias escritas pela Anistia Internacional

O Ministro do Exterior israelense, Yair Lapid, rechaçou as acusações dizendo:" A Anistia Internacional foi no passado uma organização que todos respeitavam, atualmente é o contrário. Não é mais uma organização de Direitos Humanos, é tão somente mais uma organização radical que espalha propaganda.

O Ministério do Exterior adicionou:" O relatório elaborou e reciclou mentiras, equívocos e argumentos falsos espalhados por organizações anti-israelenses conhecidos pelo ódio a Israel".

Muitas organizações judaicas do mundo todo, também repudiaram essas falsas acusações, inclusive o incansável diretor da 'StandWhitUs do Brasil, André Lajst, que deu resposta à altura. Também o Ministro israelense de Cooperação Regional, Issawi Frej, muçulmano do partido Meretz (esquerda) disse que:" Israel não é perfeito, mas certamente não é um país de apartheid".

O fato de o governo israelense ter Ministro árabe muçulmano, já prova que a alegação da Anistia é de pura propaganda anti israelense. Em minha resenha do dia 31.12.2021, cujo título foi Israel é anti-racista e igualitário, escrevi que 17 dos 120 deputados do Knesset são árabes, praticamente todos eles com títulos universitários, alguns médicos, dentistas. Há árabes integrados na vida israelense, como no Judiciário, inclusive na Suprema Corte, o Presidente do Conselho de Diretores do Bank Leumi Le Israel (o 2º maior do país), é árabe-israelense. Na área da saúde, há diretores de hospitais e ninguém imagina o sistema hospitalar israelense, sem os médicos e enfermeiros/as árabes. Isto certamente não é apartheid. Israel não é um país perfeito, mas tem que se defender dos inimigos que o ameaçam. Aqui não é a Suíça, nem o Brasil, que depois de terminar suas guerras com os países vizinhos vivem na santa e tão almejada Paz.

O relatório não descreve a situação em que vivem os israelenses: judeus, árabes e de outras religiões. Não relata os costumes e hábitos dos árabes que o mundo Ocidental não conhece tão bem.  Quanto mais radical, mais ameaça representa para Israel e para o mundo.          (foto: Inauguração da embaixada palestina na Tunísia, com Abbas, 8.12.2021).

A maioria dos atos terroristas e das violências no mundo são feitas por islamistas. Tanto árabes, mas não só. Isto inclui persas (iranianos), paquistaneses, afegãs e outros.  O Estado de Israel é constantemente ameaçado. Atualmente pelo Irã e seus "afiliados" como a Hizballah, Jihad Islâmica, Hamas e até os longicuos Houtis do Iêmen. Nenhum país, sob tantas ameaças poderia se dar ao luxo de não se resguardar. Na foto acima, Abbas se postou ao lado do presidente da Tunísia, com o mapa da "Palestina" estampada na faixada de entrada de sua embaixada. (no mapa Israel não existe)

Felizmente há mudanças e mais e mais nações entendem que os líderes palestinos enriquecem às custas do sofrimento de seus habitantes e reconhecem que o Estado de Israel poderá lhes ajudar na sua segurança e desenvolvimento em muitos campos. Nesta quarta e quinta, o Ministro da Defesa de Israel esteve em Bahrein (mais a seguir) onde assinou Acordo de Cooperação Militar e outros. No Domingo e segunda-feira, o Presidente de Israel teve calorosa recepção nos Emirados Árabes Unidos. O maior país árabe, o Egito tem acordos com Israel, bem como a Jordânia. Durante a guerra civil síria, Israel ajudou refugiados sírios e lhes deu tratamento humanitário e hospitalar. Nos últimos 2 anos, o Ministério da Defesa ofereceu pelo menos 4 vezes ajuda ao exercito oficial libanês- pais que não tem relações diplomáticas com Israel, - para poder firmar-se ante o fortalecimento da Hizballah.    Até mesmo palestinos tanto da Faixa de Gaza, bem como do território da Autoridade Palestina, querem trabalhar em Israel, onde são melhor tratados e tem melhores salários. Israel dá autorizações de trabalho a quem não está envolvido em terrorismo e quando a situação é calma. Israel fornece gás e eletricidade à Faixa de Gaza, bem como a Autoridade Palestina.              Isto demonstra que Israel não é um país de apartheid.

Abbas, prefere incentivar o terrorismo, pagando salários a terroristas e ou aos familiares.

Quem quer constatar a realidade israelense, tem que vir e visitar o país e ver com seus próprios olhos a realidade do país. Nem tudo é perfeito, mas é melhor do que a maioria dos países do mundo. Seja em direitos humanos, segurança, saúde, educação, invenções e mais.

Infelizmente a Diretora Geral da Anistia Internacional, Agnes Callamard, conhecida por suas atividades anti-israelenses, publicou suas infâmias acusações contra o Estado Judeu, dias após o Dia da Recordação em Memória ao Holocausto. O antissemitismo ainda não passou do mundo, mas Israel e os judeus do mundo todo, continuarão contribuir para um mundo melhor, sem temor e de cabeça erguida.  

                                          PONTOS MARCANTES DA SEMANA ISRAELENSE

DOMINGO (30). O Presidente de Israel, Itzhak Herzog e comitiva, iniciaram uma visita de 2 dias nos Emirados Árabes Unidos. Esta foi a primeira visita oficial do presidente de Israel à Abu Dhabi. O avião israelense voou por cima do espaço aéreo da Arabia Saudita. Herzog foi calorosamente recebido no palácio real. Os hinos dos dois países foram tocados por uma banda militar. Herzog disse:" Somos 2 nações avançadas, que iniciaram com muito pouco e tornaram suas terras em paraíso fértil...enviamos mensagem a toda a área, de que os filhos e filhas do Abrão podem viver em coexistência a favor da humanidade".

    O príncipe-regente, MBZ, enfatizou que os Acordos de       (foto: Herzog recebido pelo Mohamad Bin Zaid). Abrão abriram o caminho para fortalecer nossa sociedade. Através da paz, podemos reverter recursos e capacidades para um futuro melhor. Rezo para que a paz se espalhe pelo Oriente Médio todo". A delegação israelense encontrou-se com várias autoridades. Nem o lançamento de misseis balísticos pelos rebeldes Houtis do Iêmen, a serviço do Irã, atrapalhou a visita. O presidente Herzog e esposa abriram o Dia de Israel na Expo- Mundial, em Dubai. Herzog convidou o príncipe MBZ visitar Israel.

             SEGUNDA (31).  A agencia noticiosa da Síria, Sana, divulgou que durante a madrugada caças da Força Aérea de Israel atacaram com misseis nos subúrbios de Damasco. Segundo, Sana, o sistema anti aéreo conseguiu interceptar alguns misseis, mas, admitiu que o ataque causou graves danos ao alvo. Não o identificou, mas sabe-se que Israel reiterou várias vezes que não permitira a instalação do Irã, próximo a suas fronteiras. Israel também aborta tentativas do Irã de transferir material bélico à Hizballah.

           Dr. MANDELBLIT TERMINA O MANDATO DE PROCURADOR GERAL. O jurista que foi também o Comandante da Justiça Militar- é General- foi trazido pelo então Primeiro Ministro, Netanyahu para ser seu Secretário no Governo. Depois nomeou-o para o posto de Procurador Geral do Estado. Parece que o fez, pois sua família tem tradição da direita, o Dr, Avichai Mandelblit é religioso nacionalista e desfrutava de inteira confiança de Netanyahu. Este que estava sob várias acusações judiciais, pensou que o P.G. ia livra-lo das acusações.  Não aconteceu. Deixou o tempo passar, mas no final apresentou 3 acusações.

     Antes de terminar o mandato, queria limpar a mesa e quase chegou a acordo com Netanyahu. Com o líder da Agudat Israel, deputado Litzman acertou os termos. Demitiu-se do Knesset, tem pena suspensa e pagou multa.  

              VERGONHA DO ACORDO COM O LÍDER DO SHAS, ARIE DERI. No acordo de delação premiada o veterano político admitiu, cabisbaixo, que cometeu crime de evasão de impostos. Por admitir a acusação, o acordo obrigava-o de se demitir do Knesst, 1 ano de prisão condicional e pagar multa de 180.000 shekalim. Concordou, mas, no dia seguinte o deputado Deri, postou-se na cabeça da mesa do partido e reclamou que recebeu a pena só por ser sefardita. "Eu voltarei ao Knesset e liderarei o Shas" e nas próximas eleições voltarei a ser deputado.  O juiz frisou na sentença que concorda no acerto pois o deputado afasta-se do poder, mas o Deputado Arie Deri, mostrou o contrário. Não o deixarão entrar no recinto do Parlamento, mas ele agira atrás dos bastidores.  O pior é que Deri já cumpriu pena de prisão de alguns anos por corrupção, foi afastado da política, depois voltou e foi Ministro de Estado e homem forte no governo do Netanyahu.   Agora, na oposição, ele levanta de novo a acusação de que foi julgado só por ser sefardita. Dia depois, já na Suíça, num hotel de luxo, enviou propaganda eleitoral, de menino pobre procurando comida. Não aprende a lição e promove divisão.

                QUARTA (2). O Ministro da Defesa, Benny Gantz, partiu num avião de transporte militar para visita de 2 dias no Bahrein. Seu avião atravessou o espaço aéreo da Arabia Saudita (parte dos Acordos de Abrão), encurtando o caminho em direção ao Golfo Persico. Em Manama, Gantz foi recebido calorosamente. Encontrou-se com o rei Hamad Bin Issa Al Khalifa, com o Primeiro Ministro, Salman Bin Hamad Al Khalifa, Ministros da Defesa, Comandante do Estado Maior de Bahrein. Também "deu um pulo" com o Comandante da Marinha de Guerra israelense, Brigadeiro-General David Salma para visitar a V Frota americana sediada em Bahrein, a cerca de 200 km. do Irã.

FAI REALIZA SIMULAÇÃO DE ATAQUE NO IRÃ.

Foi revelado que dezenas de aviões da Força Aérea de Israel realizaram há 2 semanas grande exercício, no Mediterrâneo, simulando ataque maciço contra sites do programa nuclear iraniano.

Pela primeira vez um oficial americano de alta patente esteve na sede de operações da FAI presenciando as manobras dos caças israelenses e do abastecimento em pleno ar dos mesmos, inclusive como atuam se fossem lançados misseis terra ar contra eles.

FORÇAS LIBANESAS CRISTÃS ACUSAM HIZBALLAH. Seu porta voz e político, Charles Jabbou, em entrevista a TV libanesa Jadeed (29.1.22) acusou a organização terrorista Hizballah de "direcionar suas armas contra qualquer um no Líbano, que não chega a acordo com esta organização. A Hizballah está pronta para explodir carros de seus oponentes e mata-los...tanto a Hizballah, bem como seu líder Hassan Nassrallah não entendem nada de economia e por isso a economia do Líbano está deteriorando e causa esta humilhação. Hizballah nos segura em captividade e numa "resistência ideológica " da era das Pedras".

O MINISTRO GANTZ REVELA OFERECIMENTO DE AJUDA MILITAR AO LÍBANO. Sem relação ao escrito acima, o Ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz revelou que pelo enfraquecimento do exército oficial do Líbano e o fortalecimento da Hizballah, nos últimos 2 anos, Israel ofereceu 4 vezes ajudar o Exército libanês e fortalece-los.

QUINTA (3). COMANDO AMERICANO MATA NO NORTE DA SÍRIA, o LÍDER DO E.I. Após meses de preparação, força de comando americano embarcou em 4 helicópteros para uma missão super importante. Capturar ou matar o líder da organização terrorista "Estado Islâmico" (Daesh ou EI), Abu Ibrahim al Hashimi al Qurayshi. Os serviços de Inteligência buscaram saber onde ele estava. Foi localizado numa casa de 3 andares, perto de Atmeh, no Condado de Idlib, na fronteira síria com a Turquia. Nesta área agem algumas organizações de oposição ao ditador Bashar Assad.

A força encontrou fogo no caminho ao objetivo. Chegando lá, chamou o arqui terrorista a se entregar, mas este covardemente preferiu se explodir com sua esposa e 3 filhos. Antes disso a força americana que agiu em terra para evitar matar civis inocentes, conseguiu retirar do edifício, alguns civis que nem sabiam quem era o seu vizinho. Foram mortos no total 13 pessoas. Além do Qurayshi, morreu um dos seus vices comandantes, mulheres e crianças.


A PANDEMIA AINDA ATRAPALHA O COTIDIANO ISRAELENSE.

Quando acreditamos que conseguimos atravessar esta crise do COVID-19 e seus efeitos laterais, surge um novo vírus que acaba com o otimismo de todos. Há crianças que não veem o jardim de infância ordinalmente, há algumas semanas e o mesmo ocorre com os alunos nas escolas, os donos de salões de festas reclamam que estão praticamente fechados e assim por diante.

Em Israel os cidadãos de mais de 60 anos estão sendo vacinados pela quarta vez e no total 658,505 já foram vacinados. Agora parece que a maioria das pessoas infectadas, tem o ÔMICRON e não o COVID-19. Repentinamente surge um novo o BA 2 e vai saber quando isto terminará. Esperamos que brevemente.

Enquanto isto o líder da China junto com Putin presenciou a bela aberturados Jogos de Inverno, no país onde se diz que lá tudo começou.

Em Israel até a manhã desta sexta feira foram identificados 46,347 novos casos. 1,132 estão em estado grave. Desde o inicio da Pandemia morreram 9080 israelenses.

Boa saúde a todos.

David S. Moran    de Israel