Artigo - Lula não foi inocentado no caso do triplex

Artigo - Lula não foi inocentado no caso do triplex
Inquérito que investiga se ex-presidente é o verdadeiro dono de um apartamento no Guarujá prossegue e se soma a investigação sobre posse de sítio em Atibaia

Por: Humberto Trezzi
20/08/2016

Petistas em geral e simpatizantes de Luiz Inácio Lula da Silva, em particular, têm comemorado uma notícia que se espalhou: a de que o ex-presidente teria sido inocentado no caso do triplex, um apartamento de luxo na praia de Guarujá (SP). A Polícia Federal investiga se o imóvel é dele, mas Lula nega.

O ex-presidente, efetivamente, não foi indiciado num inquérito policial remetido à Justiça semana passada, sobre a Operação Triplo X - que investiga lavagem de dinheiro ocorrida na compra de vários apartamentos no mesmo prédio do Guarujá onde Lula teria o triplex. Dos seis indiciados, cinco são ligados à Mossack Fonseca, escritório com sede no Panamá, especializado em abrir offshores (empresas no Exterior) para milionários que muitas vezes desejam ocultar seus bens. A PF concluiu que parte do prédio foi comprada pelo escritório internacional para limpar dinheiro de origem ilícita.

Acontece que Lula continua investigado em outro inquérito sobre apartamentos do Condomínio Solaris. O caso dele foi desmembrado da Operação Triplo X e a PF continua achando que o ex-presidente é o verdadeiro dono de uma cobertura de luxo naquele edifício do Guarujá. A investigação faz parte da Operação Aletheia, também ligada à Lava-Jato.

Os policiais federais decidiram somar a investigação sobre o triplex que seria de Lula a outro inquérito que envolve o ex-presidente: a posse de um sítio de lazer em Atibaia (SP). Com relação a essa propriedade rural, a PF já possui laudo taxativo, no sentido de que o imóvel pertence mesmo a Lula. Perícia apontou 92 indícios de bens pertencentes ao ex-presidente guardados no sítio, mas nenhum bem ligado aos que se apresentam como donos da chácara, Fernando Bittar e Jonas Suassuna (ambos amigos de um dos filhos de Lula).

— Além da perícia temos vários depoimentos importantes que asseguram que o sítio e o apartmento foram reformados para o Lula — relata a Zero Hora um dos envolvidos na investigação.


No inquérito, ainda inconcluso, Lula é investigado por ocultação de bens e lavagem de dinheiro. Ou seja, a comemoração pela suposta absolvição do ex-presidente aconteceu cedo demais.

Brigada iniciará batidas relâmpagos na Grande Porto Alegre

A Brigada Militar buscará dar percepção da sua presença ostensiva nas ruas da Grande Porto Alegre, hoje reduzida a pouco mais do que zero.

É que a partir de segunda-feira realizará batidas (mais de uma blitz) relâmpagos.

Artigo: Por que fomos embora de Porto Alegre

Artigo: Por que fomos embora de Porto Alegre

por Alfredo Fedrizzi
Jornalista e publicitário

20/08/2016 - 05h01min | Atualizada em 20/08/2016 - 05h01min
Para que os candidatos reflitam!

Iniciou-se mais uma campanha eleitoral. No primeiro debate na Rádio Gaúcha, todos seguiram o que dizem as pesquisas: a insegurança que está batendo à porta de todos. Uma cidade mais inovadora também bateu recorde de citações. Não sei bem o que cada um entende por "cidade inovadora"!

Resolvi ouvir porto-alegrenses que deixaram a cidade para morar em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York, Miami, Londres, São Francisco, entre outras metrópoles. Pessoas bem formadas, inquietas e empreendedoras que, por algum motivo, saíram daqui. Perguntei: por que foram embora? O que POA precisaria ter para vocês voltarem a viver e trabalhar aqui?

Eis uma síntese das respostas, que tratam do nosso jeito de ser. Todos foram muito críticos com a cidade! Por uma questão de espaço, no próximo artigo vou falar do que acham dos aspectos funcionais da cidade:

– Não temos capacidade de olhar para o futuro. Estamos sempre olhando para o passado.

– Se você fica em POA, você se enfia numa espécie de "buraco negro" onde é muito mais difícil se expor para o Brasil e para o mundo.

– Porto Alegre parece um pouco "ultrapassada". As coisas chegam primeiro a todos os outros lugares. Gaúcho é turrão, faz do jeito dele e pronto. Não costuma ser muito bom com mudanças e adaptações. Porto Alegre é cidade com oportunidades incríveis e um puta potencial, se quebrarmos essas barreiras.

– Morar em São Paulo por um tempo nos passa a sensação de estarmos mais conectados com o resto do país e do mundo. Pra muitos de nós, Porto Alegre continua girando em torno de si mesma, desconectada com o que acontece no resto do mundo.

– É tudo grenalizado, sempre A ou B. As coisas não têm nuances, não têm debate, não tem espaço pra mudar e evoluir, testar novos caminhos. Tem que sempre escolher um lado e morrer abraçada nessa escolha.

– Povo que se acha muito especial, evoluído, mais culto, mais inteligente, mais politizado, mais educado, mais simpático, mais tudo do que o resto do Brasil. E, obviamente, não é nada disso. É basicamente preconceituoso, fechado e pedante.

– Cultura muito tradicional e fechada, a ponto de ser opressora com o que é diferente. Tem que ser macho, a mulher tem que ser a Gisele, tem que comer churrasco, tem que ser faca na bota, tem que casar e constituir família. Não pode se vestir muito diferente, não pode agir muito diferente (a pluralidade que encontro em SP é uma das coisas que mais me encanta em morar aqui, tem de tudo e espaço pra todo mundo).

– O principal: menos bairrismo e gauchismo (é diferente de cultura regional forte, o que é bom). Porto Alegre não valoriza os talentos que tem. As pessoas têm que sair daí para serem valorizadas.

– Falta de objetivo como cidade. Porto Alegre não é polo de nada. Não é de tecnologia, não é de criação, de música, de gastronomia, nada.

– Porto Alegre, pelo tamanho de cidade média e cultura regional forte, poderia ser muito melhor do que é, se olhasse para o que acontece no resto do planeta, e não para o Laçador.

– Já que o gaúcho pensa que é melhor em tudo, realmente tem que trabalhar pra ser o melhor em tudo.


Senti muito ressentimento com a cidade. E lembrei de uma frase de Elis Regina, numa entrevista na RBSTV, quando eu dirigia o Jornal do Almoço. Foi cobrada de ser pouco gaúcha lá no Rio de Janeiro. E disparou: "Eu não saí daqui pra fundar um CTG!" Se cada um assumir o seu papel e não deixar só para os dirigentes fazerem as mudanças, poderemos ter uma cidade melhor e parar de perder alguns dos nossos melhores talentos.