TI no Canadá: saiba quais são os profissionais mais procurados pelo país

 TI no Canadá: saiba quais são os profissionais mais procurados pelo país

Por Jéssica Carvalho

A área de Tecnologia da Informação é uma das mais importantes para a economia canadense. Desde o início da pandemia, a busca por esses profissionais só se intensificou. Como a população do país não é suficiente para suprir tanta demanda, eles estão em busca de cada vez mais estrangeiros.

Somente em 2019, a chegada de imigrantes de várias nacionalidades representou mais de 80% do crescimento da população, segundo dados oficiais do governo local. Consequentemente, um terço dos negócios no país são comandados por estrangeiros.

Se você sonha com uma carreira internacional, vale a pena saber quais são as áreas mais promissoras por lá, de acordo com a consultoria de recursos humanos holandesa, Randstad. Confira:

#1 Desenvolvedor e engenheiro web: suas habilidades de codificação e programação são fundamentais para garantir o funcionamento de organizações no meio digital – especialmente, diante do isolamento social. Profissionais com especializações em front e back end são ainda mais valorizados, sendo capazes de criar interfaces intuitivas que tornam a experiência do usuário muito mais agradável.

#2 Gerentes de projetos em TI: esses profissionais também são constantemente buscados pelo Canadá. Em qualquer tipo de negócio, estes cargos são indispensáveis para equilibrar prazos e orçamentos com base em seus conhecimentos técnicos do segmento. Aqueles que possuem certificações em PMP, PMI ou Scrum Master se destacam ainda mais.

#3 Analista de negócios: embora sejam encontrados em diversos setores de uma empresa, os analistas especializados em tecnologia e análise de software têm uma maior demanda por sua vital responsabilidade na tomada de decisões assertivas com base na análise de dados. Essas informações servem para moldar e otimizar os sistemas, tornando-os o mais eficazes possível.

#4 Analista de banco de dados: não há como comandar uma organização rumo ao sucesso, sem a gestão e tratamento de seus dados. Por isso, esses profissionais se tornam indispensáveis para coletar informações e armazená-las adequadamente, de forma que possam ser estudadas estrategicamente em prol do crescimento da empresa.

#5 Analista de garantia de qualidade: um sistema mal programado e gerenciado é fadado a bugs, o que definitivamente comprometerá o desempenho do site da empresa. Os analistas de garantia de qualidade conseguem reduzir esses riscos significativamente, proporcionando uma interface e navegação amigável, rápida e atrativa ao público.

Ser um profissional de TI no Canadá é uma excelente oportunidade de crescimento profissional e pessoal. O país está em constante busca por trabalhadores da área, com ótimos incentivos para a imigração, salários e outros benefícios para estrangeiros em diversas províncias regionais. A tendência, mesmo em um período pós-pandemia, é que a busca e valorização por esses trabalhadores aumente ainda mais. Então, analise as vagas disponíveis, as empresas que as estão ofertando e parta em busca de seu sonho internacional.

Jéssica Carvalho é gerente de Produtos SEDA Intercâmbios.

 

Sobre a SEDA Intercâmbios:

https://www.sedaintercambios.com.br/

Com mais de 10 anos de mercado, a SEDA Intercâmbios foi fundada com o objetivo de conectar pessoas e democratizar o intercâmbio cultural, oferecendo experiências únicas que unem estudos, trabalho e lazer.

Crônica da sexta-feira - O Jardim das Beatas, por Vitor Bertini

Dr. Wilhelm era catedrático de filosofia do direito, usava ternos de corte inglês, lia Kelsen em alemão, gostava de palestrar e, sempre que possível, falava de estranhamentos. Tudo isto já foi dito.

Também já foi dito que era o Paulão, seu motorista, quem era chamado para contar as histórias de espanto, as estranhas histórias que, brincava o professor com as citações de Hamlet, "sendo estranhas, devemos dar-lhes as boas vindas”.

O que ainda não foi dito é que mais do que ilustrar as rodas de conversas do chefe, o que Paulão gostava de verdade era quando ele conseguia recolher alguma história que o doutor, sorrindo, dissesse que ia incluir no repertório.

CLIQUE AQUI para ler mais.

https://ahistoriadasexta.substack.com
https://vbertini.blogspot.com/
bertini.vitor@gmail.com

Consolidação da retomada econômica indica alerta para a inflação

o A dinâmica da economia brasileira segue favorável neste trimestre. Após a incorporação das surpresas positivas, refletindo a resiliência de diversas atividades frente às restrições de mobilidade, indicadores recentes apontam para continuidade dessa melhora. Com a reabertura, as vendas do varejo cresceram 1,8% na passagem de março para abril. Ao incluir os segmentos de veículos e de materiais de construção, expansão chegou a 3,8%. Na mesma direção, e até surpreendendo as expectativas, o faturamento do setor de serviços avançou 0,7% no mesmo período. Contudo, a escassez de insumos e o baixo nível de estoques seguem como fatores limitantes da indústria. De fato, a produção de veículos recuou 2,7% em maio ante abril, segundo a Anfavea. 


o A inflação não deve dar alívio tão cedo. Ainda que as pressões de custo possam ceder nos meses à frente, o processo de reabertura da economia impõe um desafio importante para os preços de serviços e temos que considerar a aceleração vinda dos preços de energia elétrica. O IPCA subiu 0,83% em maio, acima das expectativas (0,71%) e acelerando em relação a abril (0,31%). O índice foi pressionado, em grande medida, pelos preços de energia elétrica e combustíveis. Além disso, a inflação de serviços ganhou força e a dos bens industriais seguiu pressionada. Dessa forma, a média dos núcleos de inflação acelerou de uma alta de 0,33% para outra de 0,55% entre abril e maio. Por outro lado, a primeira prévia do IGP-M de junho subiu 1,24%, com moderação em relação a maio, quando houve variação de 2,68%. Esse arrefecimento ocorreu em função dos preços agrícolas no atacado, que perderam força seguindo a valorização do câmbio e a queda das cotações nas últimas semanas. 


Militares visitam Taurus

 Autoridades do Comando Militar do Sul também participaram, entre eles o General do Exército Valério Stumpf Trindade, Comandante do Comando Militar do Sul e o General de Divisão Riyuzo Ikeda, Comandante da 3ª Região Militar. 


Durante a visita, o ministro e a comitiva conheceram as instalações da unidade fabril da Taurus, que passou por um processo de modernização, com investimentos de US$ 125 milhões nos últimos 5 anos. Tiveram a oportunidade de verificar de perto os novos processos produtivos e administrativos da companhia, assim como o projeto de ampliação da fábrica e os investimentos futuros da empresa. 


Os visitantes também conheceram o portfólio completo da Taurus, composto por revólveres, pistolas, submetralhadoras, fuzis, carabinas, rifles e espingardas que atendem os mercados civil, militar e policial, o protocolo de desenvolvimento de novos produtos, além de acompanharem os testes de tiro e verificarem os rigorosos processos de qualidade e protocolos de aceitação que 100% dos produtos são submetidos antes de serem comercializados. 


O CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, acompanhou a visita e destacou a importância de o país ter Empresas Estratégicas de Defesa com produtos e processos com tecnologia sob domínio nacional. "Todos os produtos e processos são desenvolvidos com tecnologia própria, pelo nosso CITE (Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil/Estados Unidos). Toda a tecnologia aqui apresentada ao ministro e a sua comitiva estão presentes também em nossa fábrica dos Estados Unidos", ressalta Nuhs. 


"Foi uma grande honra receber o ministro da Defesa e sua comitiva. Esta é uma oportunidade de mostrarmos a qualidade e robustez do nosso processo de produção, as armas desenvolvidas e testadas aqui no Brasil com mão-de-obra inteiramente nacional, além de todas as mudanças, investimentos em inovação e tecnologia que foram e estão sendo implementadas nas fábricas da Taurus", afirma o CEO Global da companhia. 


Para o ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, a empresa Taurus representa um exemplo de sucesso para a Base Industrial de Defesa (BID), em um mercado onde o alto valor tecnológico agregado é uma característica marcante. "Estar presente em mais de 100 países demonstra a sua inegável capacidade de inovação, competividade de preços e competência em manter uma cadeia de suporte global". 


O ministro afirmou que o fortalecimento da BID é um objetivo estratégico do Ministério da Defesa e um importante vetor para o desenvolvimento da economia brasileira. O setor conta com mais de 1.100 empresas, representa 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 290 mil empregos diretos e 850 mil indiretos. 

 

 



Sobre a Taurus 


A Taurus é uma Empresa Estratégica de Defesa, com 81 anos de história e reputação sólida. Sediada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, emprega cerca de 3.200 pessoas no país e exporta para mais de 100 países. A companhia é a líder mundial na fabricação de revólveres e uma das maiores produtoras de pistolas do mundo, além de ser a quarta marca mais vendida e a mais importada no exigente mercado norte americano. A empresa já recebeu dezenas de prêmios em reconhecimento pelo seu elevado padrão de qualidade e inovação, como o "Handgun of the Year", considerado a premiação mais importante da indústria de armas dos Estados Unidos. A Taurus possui um portfólio completo de produtos composto por revólveres, pistolas, submetralhadoras, fuzis, carabinas, rifles e espingardas, atendendo os mercados civil, militar e policial. 


Conclusão maquiavélica: substituição de mortos

Recentemente um auditor do Tribunal de Contas da União foi punido por divulgar os dados da tabela abaixo, que busquei a comprovação na fonte, confirmando-os,  com pequenas diferenças, que dependem da data de acesso aos dados.

É compreensível a posição do TCU, porque seus dados não podem ser divulgados antes de oficializados. 

 No entanto, eles estão corretos e têm origem numa fonte que me parece confiável.

Diante disso, e tendo em vista que o número de mortes em 2020 foi de 190.256, como se explica a morte por covid-19 de 194.949?

1. Se retiramos as mortes por covid, o total de mortes em 2020 passa para 1.264.873, portanto 4.693 a menos que 2019.

2. Então, o número e mortes não aumentou com a covid-19, apenas substituiu os mortos.

3. A hipótese mais provável é que tenham colocado na conta da covid-19 uma parcela de mortos que tiveram outras causas, até por uma questão de transferência de recursos federais. 

4. A CPI tão ávida pela “busca da verdade” terá que nos esclarecer isso. Se não o fizer, dá o direito a quem quer que seja duvidar dos dados de morte atribuídos a covid.

Artigo, deputada Renata Abreu, presidente do Podemos - Foro privilegiado: um deboche com a sociedade.

Está na nossa Constituição. O artigo 5º é bem claro: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade". A realidade, entretanto, não é bem assim. De acordo com estudo realizado pela Consultoria Legislativa do Senado, 54.990 pessoas têm foro especial no Brasil. Um exagero! 


Desde a antiguidade, algumas classes sempre tiveram privilégios perante a sociedade. Seja por função ou dinheiro, foram soberanas nas urnas, cargos públicos e participação na vida política. Com a evolução da civilização mundial, a manutenção desses privilégios é um retrocesso, típico de sociedades desiguais. 


A origem do Foro Privilegiado deu-se na Inglaterra em 1689 como forma de proteger o rei e a democracia, incluindo apenas ações de responsabilidade administrativa. No Brasil, surgiu em 1824 na Constituição do Império do Brasil, garantindo foro para a família imperial e ocupantes de cargos do Estado em casos de crimes de responsabilidade. Após a Proclamação da República, em 1889, foi promulgada a Constituição que abrangeu ainda mais o foro privilegiado. 


Em 1934, criou-se um Tribunal Especial para julgar esses casos. Três anos depois, em outra Constituição, ficou disposto que os privilegiados seriam julgados por uma comissão criada pelo presidente da República, algo parecido com o hoje STF (Supremo Tribunal Federal). 


E desde 1988, quando da promulgação da Constituição vigente, podemos perceber como esse privilégio fere o artigo 5º da nossa Carta Magna. Trata-se de um resquício autoritário dentro do regime democrático. Estamos 200 anos atrasados em comparação a outros países. 


Um dos aspectos que alimenta a corrupção são os privilégios corporativos que beneficiam autoridades. O foro por prerrogativa tem sido invocado como obstrução da Justiça, enfraquecimento da lei e da democracia. Um deboche com a sociedade! 


O que vemos hoje são políticos com privilégios no julgamento de ações que correm em seu desfavor, onde a demora no julgamento é tanta que muitas ações prescrevem. O foro acabou se transformando em instrumento de proteção para acusados de crimes de corrupção. Temos de dar um basta nisso! 


Há mais de 900 dias aguarda-se a aprovação da PEC 333/17 pela Câmara dos Deputados. A proposta do nosso senador Alvaro Dias mantém o foro diferenciado para presidente e vice-presidente da República, presidente do STF e presidentes de Câmara e Senado. Deixam de ter esse benefício os ministros de Estado, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades, que só seriam julgados em casos de crimes comuns pelo STF. Os outros beneficiados pelo Foro Privilegiado passariam a ser julgados por juízes de primeira instância. 


É muito importante aprovar a PEC de Alvaro Dias, para que muitos dos investigados sejam julgados pela mesma Justiça que julga todos os brasileiros, como rege a nossa Constituição Federal. 


Em um país que quer, realmente, combater a corrupção, é necessário acabar com o Foro Privilegiado. 


Renata Abreu é presidente nacional do Podemos e deputada federal por São Paulo