Dica do editor - Atenção aos idosos na hora de beber

A recomendação é para que os idosos se previnam contra a asfixia.

Depois dos 60 anos e mais, é preciso começar a treinar ao beber água.

Pare tudo e concentre-se em beber água com cuidado e devagar.

Os idosos são propensos a engasgar porque os músculos da garganta e da deglutição estão degenerados e carecem de força muscular.

Pneumonia causada por engasgo com água potável, leite, sopa, etc., que é um problema comum entre os idosos.

Se houver idosos em casa, observe:

1.Use um canudo, se possível, ao beber água e mantenha a cabeça baixa ao engolir.

2. Beba sopa grossa em vez de sopa rala. A sopa rala flui rapidamente e é fácil engasgar quando a respiração não é suave.

3.Não beba líquidos enquanto ainda houver alimentos sólidos na boca ou enquanto mastiga. Se a água permanecer na boca por muito tempo, ela fluirá para a traqueia e causará asfixia se você não tomar cuidado.

4. Não fale nem vire a cabeça quando houver comida ou água na boca.

Os idosos não têm a mesma força e resistência física que os jovens.

Se líquido ou alimento entrar na traquéia e for expelido, o rosto ficará vermelho e a pressão arterial aumentará.

Às vezes, a asfixia pode ser fatal.


Entenda

Em março deste ano, o Supremo decidiu que os aposentados não têm direito de optar pela regra mais favorável para recálculo do benefício. 


A decisão anulou outra deliberação da Corte favorável à revisão da vida toda. A reviravolta ocorreu porque os ministros julgaram duas ações de inconstitucionalidade contra a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991), e não o recurso extraordinário no qual os aposentados ganharam o direito à revisão.


Ao julgarem constitucionais as regras previdenciárias de 1999, a maioria dos ministros entendeu que a regra de transição é obrigatória e não pode ser opcional aos aposentados.


Antes da nova decisão, o beneficiário poderia optar pelo critério de cálculo que rendesse o maior valor mensal, cabendo ao aposentado avaliar se o cálculo de toda a vida poderia aumentar, ou não, o benefício