Santiago Rodríguez, politólogo - A travessia na Venezuela registra interregno perfeito

En política, cuando una situación está por terminar, pero aún no termina, y otra está por nacer pero aún no nace, se le llama interregno.

Un ciclo está muriendo, pero no termina de morir; frente a un ciclo que está naciendo, pero aún no termina de nacer. Una sociedad convencida de que el estado de cosas en las que vive ya no es tolerable y debe ser sustituido, pero los llamados a sustituirla no han podido hacerlo, y no terminan de sustituir el orden de cosas viejas.

Esto es una típica situación de crisis. Y las crisis duran poco; una de las dos situaciones termina por ceder frente a la otra. O se reinstala el pasado, alargando el dolor y sufrimiento de las sociedades, hasta el estallido de la próxima crisis, o vencen las situaciones nuevas, abriendo una nueva era de lucha, esfuerzo productivo y esperanzas.

Venezuela amaneció en un interregno. Sólo la presencia activa y decidida de los ciudadanos en la calle inclinará la balanza a favor del advenimiento de una nueva situación: el fin de la tiranía criminal, que ha destruido a la nación y provocado un enorme sufrimiento a la sociedad venezolana, y la llegada de una era de libertad, de trabajo, de crecimiento y desarrollo para la felicidad de todos.

Fe, esperanza y lucha.
¡Lo lograremos!
Nos vemos en la calle.

Prefeito de Minas do Leão, RS, é o novo presidente da associação dos prefeitos da região do carvão. Ele defende a implantação do Polo Carboquímico.

O prefeito de Minas do Leão, Miguel Almeida (PP), tomou posse como presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Asmurc) nesta sexta-feira. Almeida sucedeu o prefeito de General Câmara, Helton Barreto (PP). 

Para o novo presidente, o foco da Associação estará voltado, principalmente, às questões que envolvem a BR-290 e o Polo Carboquímico:

- São prioridades que trataremos com os governos federal e estadual, bancadas parlamentares e entidades representativas e regionalizadas”, diz o prefeito. A posse contou com a presença do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi.

Com o lançamento do Plano Carboquímico do Rio Grande do Sul, liderado pelo governo do Estado, a postura da Asmurc é apoiar o desenvolvimento de técnicas modernas de extração. A atividade está sendo retomada na região, consolidando-se como alternativa economicamente viável e ambientalmente responsável. 

“Temos grandes reservas que poderão ser, finalmente, potencializadas. A população local traz, dentro de si, a esperança de que as minas voltem a ser exploradas e que o carvão seja fonte de energia competitiva, oportunizando emprego e renda. Seremos parceiros para quem, com responsabilidade, quiser contribuir para o tão sonhado desenvolvimento econômico pela extração”, ressalta Almeida.

Outra prioridade para a gestão passa pela duplicação da BR-290. As obras nos 115,7 quilômetros da rodovia – entre Eldorado do Sul e Pantano Grande – não chegaram a 20% de conclusão desde o início, em 2015.

Há 30 anos em atividade, a Asmurc é formada pelos municípios de Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Charqueadas, General Câmara, Minas do Leão, São Jerônimo e Triunfo.

Gustavo Grisa: “América Latina ainda deve levar uns dois anos para engrenar, dependendo de Brasil, Argentina e Venezuela”


O economista Gustavo Grisa, sócio da Agência Futuro, que trabalhou como analista de risco político nos EUA, está preparando um relatório com cenário político e de ambiente econômico e empresarial de alguns países da América Latina. Seguem alguns pontos, respondendo a perguntas do editor:
P- Como fica o ambiente econômico da América Latina, com tantas incertezas?
G-Estamos vivendo um momento de transição rápida, essa é a parte positiva. O efeito dos estragos causados pela lógica populista e pela polarização ainda vão durar mais um pouco. No Brasil, temos uma sequencia de impeachment, recessão, Presidente preso por corrupção (Temer) e Bolsonaro ainda oscilando entre reformas e retórica conservadora/populista. A Argentina dependerá fortemente das eleições desse ano, e o do que virá depois.  O ciclo bolivariano na Venezuela já venceu, há uma dúvida de como será a transição. O Peru também tem traumas, Presidente que renunciou e preso por corrupção (PPK), e ex-presidente que se suicidou (Alan Garcia). São coisas que assustam os investidores e empresas internacionais. Sem falar no México, que volta a ter um Presidente “nacionalista”. O Chile é mais independente, tem economia mais setorizada e globalizada. Uruguai, estável mas de baixo impacto.
P-A região está no fio da navalha?
G-Os limites são baixos, muita instabilidade nos últimos anos; mais alguns escorregões políticos e a região pode se tornar “sub-prime”global, com muito menos oportunidades e empobrecimento acelerado na próxima década.
P- E a Venezuela? Tem chance de se recuperar rápido?
G- O ciclo bolivariano está com os dias contados, de um jeito ou outro. A questão será pensar que tipo de governo a Venezuela poderá ter e como se poderá governar em uma agenda de reconstrução institucional e pacificação nos próximos dois anos. A Venezuela já teve um dos padrões econômicos mais altos da América Latina até 20 anos atrás. Mas leva uns cinco anos para se recuperar, dependendo da sinalização dos próximos 2 anos.
P- Na Argentina, teremos eleições esse ano.
G- Sim, se Macri for reeleito, se buscará saber qual o repertório para novo mandato; se voltarem Kirschner ou o peronismo, não há limites para o nível de risco em que se pode chegar. Os cenários menos ruins seriam Macri reeleito, ou outro candidato centrista-reformador, que não tem aparecido. Argentina tem importância qualitativa no continente.
P-Qual o papel do Brasil nesse perfil de risco do continente?
G- O Brasil tornou-se o grande balizador e sinalizador para a América do Sul, especialmente. O México também é importante, mas trafega em outro eixo, da América do Norte. Se a economia volta a crescer, reformas engrenam e o País despolariza politicamente um pouco, passa uma tendência positiva a partir de 2020. A América Latina é importantíssima para as empresas brasileiras, e para as multinacionais sediadas no Brasil. Um mercado de que não poderíamos abrir mão por risco político, tanto nosso, quanto de outros Países. Brasil precisa atuar para serenar o ambiente, dar bom exemplo e ser o “hub” empresarial da América do Sul.
P- Tem risco de tudo dar errado?
G- Na América Latina sempre há chance de dar errado. O populismo está na raiz dos riscos, assim como a polarização, muito voluntarismo e instituições fracas. Quanto mais os países do continente estiverem distantes disso, mais receberão investimentos: instituições estáveis, gestão responsável na economia, democracia com menos personalismo. Uma fórmula simples mas  muito complexa para construir e manter.
gustavo.grisa@agenciafuturo.com.br

Os 12 principais pontos da reforma da previdência


1. Regra geral no INSS: idade mínima e tempo de contribuição
A regra geral proposta prevê uma idade mínima para aposentadoria para trabalhadores da iniciativa privada aos 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens), com 20 anos de contribuição. Hoje, a aposentadoria por idade exige 60 e 65 anos, com 15 anos de contribuição previdenciária.

O texto proposto também acaba com a possibilidade de aposentadoria por tempo de contribuição, que existe hoje para mulheres que completaram 30 anos recolhendo para o INSS e homens que atingem 35 anos.

Dados do governo mostram que população mais pobre se aposenta, em geral, pela regra de idade mínima. Dessa forma, o principal impacto para esse público, que muitas vezes tem dificuldade para manter o emprego com carteira assinada por longos períodos, está no aumento de cinco anos na exigência de tempo de contribuição.

2. Regras de transição no INSS
Estão previstas três regras de transição diferentes para quem pretendia se aposentar por tempo de contribuição pelo INSS. O segurado poderá optar pela forma que for mais vantajosa para ele, segundo o texto.

A primeira delas é um sistema de pontos que soma a idade ao tempo de contribuição do segurado, que continua fixado em 30 anos para mulheres e 35 anos para homens. Esse total deve ser de 86 para mulheres e 96 para homens em 2019 e sobe gradativamente até 2033, quando chega a 100 pontos para mulheres e 105 para os homens.

A segunda regra exige o mesmo tempo de contribuição, além de uma idade mínima pré-estabelecida. Esse piso etário sobe seis meses a cada ano: começa em 56 anos para mulheres e 61 anos para homens e vai até os 65 e 62 anos.

+ Guedes: reforma é para reduzir desigualdades e eliminar privilégios

A terceira opção prevista no texto é para quem está a dois anos de cumprir o tempo de contribuição mínimo para a aposentadoria, segundo a regra atual, que é de 30 anos (mulher) e 35 anos (homem). Eles poderão optar pela aposentadoria sem idade mínima, mas será aplicado o fator previdenciário, além de um "pedágio" de 50% do tempo que falta.

Para uma pessoa que está a um ano de se aposentar por essa regra, por exemplo, o pedágio é de 6 meses - ou seja, ela poderá se aposentar em um ano e meio, em vez de um ano.

Para quem vai se aposentar por idade mínima, a transição é uma só. A idade das mulheres sobe de forma gradual (6 meses a cada ano) dos atuais 60 anos até chegar a 62 anos em 2023. O tempo mínimo de contribuição, para homens e mulheres, também sobe 6 meses a cada ano: vai dos atuais 15 anos em 2019 até 20 anos em 2029.

De forma geral, lembra o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP), a transição será bem mais rápida que a prevista na reforma de Temer, proposta em 20 anos.

Previdência Social ; INSS ; aposentadoria ;  (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
NOVA PROPOSTA ALTERA MODALIDADES DE APOSENTADORIA POR IDADE E TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO (FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL)
3. Aposentadoria do trabalhador rural
Os trabalhadores rurais, que hoje já têm regras diferenciadas, passam a ter idade mínima de 60 anos para homens e mulheres - mesma regra válida atualmente para os homens. A proposta vai aumentar a idade mínima para aposentadoria das mulheres. Pela regra vigente, podem se aposentar a partir dos 55 anos.

O governo também quer passar a exigir 20 anos de contribuição dos trabalhadores rurais - hoje, existe um tempo mínimo de atividade rural, de 15 anos. Outra novidade é que passa a ser exigido um valor mínimo anual de contribuição previdenciária do grupo familiar, de R$ 600. Hoje, não existe essa cobrança.

4. Regra de cálculo dos benefícios do INSS
Os benefícios da nova Previdência serão calculados da seguinte forma: 60% da média dos salários de contribuição, acrescidos de 2 pontos percentuais a cada ano de contribuição que exceder 20 anos.

Ou seja: uma pessoa que contribuir por 30 anos terá um benefício de 80% da média dos salários de contribuição. Isso significa que é necessário completar 40 anos de contribuição para ter direito a 100% do valor.

O percentual poderá inclusive ultrapassar os 100%, segundo o governo, mas não na regra de transição, quando ficará limitado a esse percentual. Além disso, o valor do benefício não pode ser menor que um salário mínimo (R$ 988) ou ficar acima do teto do INSS (R$ 5.839,45).

Para Pedro Fernando Nery, consultor legislativo do Senado, a mudança na fórmula de cálculo não deve provocar uma mudança grande no patamar das aposentadorias.

De um lado, com a manutenção do salário mínimo como piso previdenciário, "a maior parte dos trabalhadores vai ganhar mais do que 100% da sua média salarial mesmo contribuindo o mínimo". Hoje, cerca de 66% dos benefíciários do Regime Geral recebem um salário mínimo.

Para os demais, avalia o economista, não deve haver tanta mudança em relação ao fator previdenciário, que já exige mais ou menos 40 anos para dar 100% da média.

+ Pesquisa mostra que ansiedade com aposentadoria é fenômeno global

5. Alíquotas de contribuição
A proposta cria novas regras para a contribuição dos trabalhadores durante a idade ativa, tanto para servidores quanto para trabalhadores da iniciativa privada.

Hoje, os contribuintes do INSS pagam algo entre 8% e 11% de todo o salário, a depender do nível de rendimento.

Esse modelo seria substituído por uma tabela cujas alíquotas incidem sobre diferentes faixas da remuneração, como no imposto de renda. Na prática, as alíquotas efetivas variam de 7,5% para quem recebe até um salário mínimo a 11,68% para quem ganha a partir de R$ 3 mil.

Por exemplo: uma pessoa que tem salário de R$ 1.250 pagaria 7,5% sobre o valor do salário mínimo (R$ 998) e 9% em relação aos outros R$ 252 - com uma alíquota efetiva de 7,8%.

+ Marinho: carteira e verde amarela será implementada, mas não está prevista na PEC da Previdência

Como a alíquota mínima é reduzida de 8% para 7,5%, o governo calcula que aproximadamente 20 milhões de contribuintes do INSS terão redução nessa taxa de contribuição.

A mesma tabela de cálculo valerá para o funcionalismo. Com a diferença de que, para os servidores que têm direito a se aposentar com salário integral hoje - aqueles que ingressaram no serviço antes da reforma realizada em 2003 - estarão sujeitos a alíquotas maiores, que poderão chegar a 22% para os que recebem mais de R$ 39 mil.

Hoje, os servidores públicos que entraram até 2013 e não aderiram à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) pagam 11% sobre todo o vencimento. Quem aderiu ao sistema complementar paga 11% até o teto do regime geral.

Para Felipe Bruno, líder de Previdência da consultoria Mercer no Brasil, a mudança das alíquotas, que tem potencial para causar impacto significativo sobre os salários dos servidores, pode gerar reação negativa forte por parte do funcionalismo.

"Esse é um dos temais mais polêmicos do texto, ao lado da mudança do BPC [Benefício de Prestação Continuada] e do fim da multa rescisória (de 40% sobre o valor dos depósitos no FGTS) para os empregados que já estão aposentados."

+ Gatilho de aumento da idade mínima está previsto na PEC

6. Servidores públicos
A idade mínima de aposentadoria dos funcionários públicos sobe de 55 anos para mulheres e 60 para homens para 62 e 65 anos, as mesmas que valem para os trabalhadores do setor privado.

O tempo mínimo de contribuição passa de 35 anos para homens e 30 para mulheres para 25 anos, com a exigência de 10 anos de serviço público e 5 anos de tempo no cargo em vigor.

A idade mínima de 65 para homens e de 62 anos para mulheres vale também para os servidores que entraram no setor público antes de 2003 e que ainda têm direito de se aposentar recebendo integralmente o último salário - a chamada integralidade.

A regra de transição do Regime Próprio de Previdência (RPPS) também prevê um sistema de soma de pontos com idade e tempo de contribuição que vai de 2019 a 2033.

Para as mulheres, a soma de idade e tempo de contribuição sobe gradativamente de 86 em 2019 para 100 em 2033, enquanto, para os homens, os pontos evoluem de 96 em 2019 a 105 em 2028.

7. Professores, policiais e agentes penitenciários
Os professores que trabalham na iniciativa privada - ou seja, estão vinculados ao INSS - passam a ter idade mínima de 60 anos para aposentadoria e um tempo de contribuição de 30 anos. A regra atual para essa categoria não traz um piso etário e exige exclusivamente tempo de contribuição de 25 anos para mulheres e de 30 para homens.

Para os professores que atuam no serviço público, hoje é exigida uma idade de 50 anos (mulheres) e 55 (homens). A proposta prevê 60 anos e 30 anos de contribuição para ambos, além de 10 anos de serviço público e pelo menos 5 anos no cargo.

O governo propõe, ainda, idade mínima de 55 anos para homens e mulheres que são policiais civis e federais, além de agentes penitenciários. A proposta também exige 30 anos de contribuição para os homens e 25 para as mulheres.

 + PEC reduz de 40% para 28% a transferência do PIS/Pasep para o BNDES

Policiais civis e federais não têm, de acordo com a regra atual, idade mínima.

Os agentes penitenciários, da forma como funciona hoje, estão sujeitos às regras gerais de aposentadoria. Se a PEC for aprovada, eles passam a ter regra de aposentadoria especial - o que é uma briga histórica da categoria, cujos representantes chegaram a invadir o Congresso Nacional durante a tramitação da proposta de reforma da Previdência do governo anterior.

8. Pensão por morte
A proposta iguala as regras para o serviço público e privado. O benefício passa a ser de 60% do teto do INSS, com mais 10% por dependente adicional, até atingir o valor do teto, que hoje é de R$ 5.839,45.

A mudança é particularmente dura com os beneficiários do Regime Próprio, que hoje recebem 100% do benefício até o teto do INSS mais 70% do que superar esse teto.

Na prática, alguém que tenha direito a pensão por morte de um servidor que recebia R$ 10 mil, por exemplo - que hoje teria direito a cerca de R$ 8.751,8 (R$5.839,45 mais 70% de R$ 4.160,55) -, passa a receber R$ 3.503,7 - podendo chegar aos 5.839,45, caso tenha 5 filhos.

No Regime Próprio, a regra vigente hoje é a de que as pensões devem equivaler a 100% da remuneração usada como base de cálculo, respeitado o teto do INSS.

9. Assistência social e abono salarial
Pago hoje àqueles com mais de 65 anos em situação de miserabilidade - com renda familiar per capita de um quarto de salário mínimo - e a deficientes, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) teve as regras mantidas para esse último grupo e modificadas para os idosos.

Para essas pessoas, o benefício passa a ser "fásico": para quem tem a partir de 60 anos, o pagamento será de R$ 400; para quem tem mais de 70, de um salário mínimo.

Bruno, da consultoria Mercer, considera esse um dos pontos mais sensíveis da proposta.

"Enquanto a mudança nas alíquotas (de contribuição, especialmente para os servidores) poderia trazer um olhar mais positivo das pessoas em relação à reforma, a mudança no BPC pode trazer um peso negativo da percepção pública e dificultar a tramitação", avalia.

+ Quem contribuir mais de 40 anos e se aposentar por idade poderá ganhar mais de 100%

Nery, coautor de Reforma da Previdência - Por que o Brasil não pode Esperar, pondera que a nova regra amplia a cobertura do benefício, mas pode ser mais dura com alguns segurados.

Alguém com 17 anos de contribuição e 65 de idade, por exemplo, teria garantido um salário mínimo pela regra atual na aposentadoria por idade.

Pela nova regra, os 17 anos não lhe garantiriam a aposentadoria por idade, cuja carência sube para 20 anos na proposta, e a idade para recebimento do salário mínimo no BPC subiu de 65 para 70. Ela teria apenas um benefício de R$ 400.

"Pelo que consta, há impacto fiscal positivo para o Estado na medida, então, não está claro se em termos de combate à pobreza o ganho com a ampliação da cobertura supera a perda com o aumento da insuficiência de renda entre 65 e 70."

Nas contas do governo, junto com a mudança nas regras do abono salarial - que passa a ser pago apenas ao que ganham até um salário mínimo, e não mais dois - a medida traria economia de R$ 182,2 bilhões em 10 anos.

Isso representa 17% do total da economia prevista com a PEC da "Nova Previdência", de pouco mais de R$ 1 trilhão.

10. Opção de capitalização para os novos segurados
O sistema de contas individuais será alternativo ao sistema de repartição para aqueles que entrarem no mercado de trabalho após aprovação do pacote.

A capitalização seguirá regime de contribuição definida, no qual o trabalhador receberá na aposentadoria o que poupar em idade ativa, com garantia de salário mínimo para aqueles que não conseguirem economizar o suficiente.

A mudança, entretanto, não será regulamentada pela PEC, mas por um Projeto de Lei Complementar que tramitará separadamente e que será formulada por outro grupo de trabalho.

Luís Eduardo Afonso, da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), ressalta que ainda há muito pontos vagos na proposta para adoção do regime de capitalização.

"Ainda falta muita informação. Isso acaba gerando insegurança e ansiedade por parte do mercado e na percepção pública", concorda Bruno, da Mercer.

"Outro ponto (de frustração) é a questão dos militares. Talvez houvesse expectativa de que esse tema fosse tratado agora", acrescenta.

11. Parlamentares
Pela proposta do governo, todos os novos parlamentares passam a se aposentar pelas regras do RGPS e, portanto, não têm mais direito a aposentadoria especial.

Nesse caso, a regra de transição eleva para 65 anos a idade mínima para homens e para 62 anos a de mulheres, como no regime geral, e estipula a cobrança de 30% de pedágio do tempo de contribuição que falta para completar os 35 anos.

12. Gatilho: aumento constante da idade mínima
A partir de janeiro de 2024, haverá um ajuste da idade mínima para todas as categorias a cada 4 anos. Esse aumento ocorrerá de acordo com a expectativa de sobrevida dos brasileiros a partir dos 65 anos.

Ou seja: quando aumentar o tempo esperado de vida dos idosos, subirá também a idade em que eles vão poder se aposentar.

As idades vão subir 75% do tempo de aumento da expectativa de sobrevida dos brasileiros. Se essa expectativa subir 12 meses, por exemplo, o aumento na idade mínima é de 9 meses.

Alimentação impulsiona recuo do IPC-Fipe de abril


O cenário prospectivo de inflação ao consumidor ganhou mais uma sinalização positiva hoje, com a divulgação do IPC-Fipe de abril, que registrou alta de 0,29%. O indicador, que mede a variação de preços em São Paulo, é um importante antecedente para a inflação nacional e, em linha com nossa expectativa, mostrou um importante recuo nos preços de Alimentação – principal influência baixista do número. O grupo passou de uma alta de 1,75% para outra de 0,23%, refletindo principalmente o recuo dos preços dos produtos in natura. Além disso, feijão e frango também contribuíram de maneira importante para a desaceleração no mês.
A tendência de arrefecimento do índice – que em março variou 0,51% – corrobora a tendência de queda nos preços de produtos agropecuários ao produtor, conforme observado nas últimas divulgações do IGP. No mesmo sentido, Habitação e Transportes recuaram em relação ao mês anterior, por conta de energia elétrica e combustíveis, respectivamente. Por outro lado, Despesas Pessoais e Saúde avançaram na passagem de março para abril, sendo que neste último grupo reflete-se principalmente o reajuste de preços de produtos farmacêuticos, de acordo com a sazonalidade esperada. Esperamos, para as próximas divulgações, continuidade do movimento de arrefecimento de preços. Ressaltamos, todavia, possíveis riscos altistas à frente, a serem monitorados – como a possível alta de combustíveis, por conta da dinâmica do petróleo internacional, e de proteínas, por conta da redução de oferta de suínos na China.