jOIAS DA COROA

PODER 360 

 Entenda por que Bolsonaro não foi alvo de operação da PF na 6ª...


BRASIL 247


"Se a pressão em Silvinei Vasques for maior, ele pode delatar Bolsonaro", diz Eugênio Aragão


Ex-ministro da Justiça avali

Santander abre inscrições para Programa de Trainee com salário de R$ 8,3 mil

Vagas são para atuar em São Paulo em diversas áreas como Atacado, Wealth Management, Riscos, Finanças, Tecnologia, Varejo, entre outras

O Santander Brasil está com inscrições abertas para o Programa de Trainee 2024, que oferece diversas vagas de trabalho em São Paulo, em áreas como Atacado, Wealth Management, Riscos, Finanças, Tecnologia, Varejo, entre outras. Os benefícios incluem salário de R$ 8,3 mil, remuneração variável atrelada à performance, vale alimentação, refeição e transporte, auxílio creche / babá, assistência médica e odontológica, além de previdência privada.

Estudantes universitários e recém-formados na graduação poderão se candidatar até o dia 01 de setembro pelo link www.ciadetalentos.com.br/traineesantander. O objetivo do programa é contribuir com o desenvolvimento profissional dos jovens e formá-los para serem futuros líderes e/ou especialistas que vão ajudar o Santander ser a melhor empresa de consumo do país. 

São 12 meses de programa com atuação na área de escolha no momento da inscrição em diferentes projetos, de acordo com a necessidade de cada negócio. Durante este tempo, o trainee receberá mentoria com executivos que darão apoio no desenvolvimento do profissional. Para aqueles que se destacarem, será oferecido um intercâmbio para uma experiência internacional, ação que faz parte do programa de mobilidade global do Santander.

“Todos os anos percebemos o quanto é rica a troca de experiência entre nosso pessoal e os trainees que chegam ao Banco com novas ideias, conhecimento técnico e vontade de fazer a diferença”, diz Elita Ariaz, vice-presidente de Pessoas do Santander Brasil. “Queremos ir além de contribuir na formação desses profissionais: vamos construir a nova geração da organização, fortalecendo ainda mais nossa cultura de inovação e foco no cliente. Buscamos pessoas curiosas, capazes de solucionar problemas, acompanhar tendências de mercado e que não têm medo de enfrentar desafios.”

O processo de seleção será online e dividido em algumas etapas: inscrição, avaliação do perfil, dinâmica de grupo e/ou entrevistas e entrevista final. Para poder se candidatar, é necessário ter formação universitária concluída entre dezembro de 2020 e dezembro de 2023, em cursos como Economia, Administração, Matemática, Estatística, Engenharias, Direito, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, entre outras. Conhecimento do idioma inglês avançado e experiência profissional anterior serão considerados diferenciais. O início das atividades será em janeiro de 2024.


Artigo, Marcus Vinicius Gravina - Balanço dos 80 anos de um cidadão consciente

O que estarão pensando os que igual a mim, ultrapassaram 80 anos de vida e ainda se importam em cobrar as obrigações e o respeito de quem elegemos para cargos púbicos ou, que a cegueira da sorte e outras circunstâncias os conduziram ao STF.  


Primeiro um retrospecto histórico até chegar ao objeto deste artigo, que é saber se poderemos esperar por uma depuração da volúpia destes atuais homens, em torno do poder político ou ditatorial, que exercem e nos foi imposto e nos está espremendo, sufocando. 


Foram tempos bicudos desde a era Vargas até hoje. Cheios de bravatas como a do ex-governador Carlos Lacerda para um general, que comandava os tanques que se dirigiam ao Palácio do Governo do Rio de Janeiro. Gritou para que ele aparecesse, que iria  lhe dar um tiro na cara com o seu revólver. Eu ouvi isto na época. Privilégio de quem completará, em setembro, 81 anos de idade. 


Passamos pela República do Galeão, regime militar de 1964 e antes disso pelo levante da LEGALIDADE em 1962, no Rio Grande do Sul, para assegurar a posse de João Goulart na presidência.  


O III Exército  comandado pelo general Machado Lopes, aliado do governador Brizola – coma a Brigada Militar do Estado, cunhado do Jango, se sublevaram. Enfrentaram o Comando geral de Brasília, tempo em que generais eram, verdadeiramente generais e não aceitariam prestar continência a qualquer ministro da Justiça e menos ainda, ao cabresto de nenhum membro do STF, assim como teriam maior interesse na  indicação de militares ao Superior Tribunal Militar.  


Volto a outros governantes, mais ou menos polêmicos, no posto a partir  da Quarta República da nossa História:  Eurico.G.Dutra, Getúlio Vargas, Café Filho, Carlos Cruz, Nelson Ramos, Juscelino Kubitschek, Ranieri Mazzilli, Humberto C. Branco, Artur da Costa e Silva, Pedro Aleixo, Emílio G. Médice, Ernesto Geisel, João Figueiredo, Tancredo Neves, José Sarney, Fernando Color, Itamar Franco, Fernando H.Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer, Jair Bolsonaro  e de volta o Lula.  


Muitos deles serão lembrados pelos atos cometidos contra a sociedade brasileira, por ação ou omissão, iguais aos que estão em evidência parda no Congresso Nacional e no Poder Judiciário.  


Quanto este último Poder, tenho a lamentar que depois da Redemocratização do País, se volte a praticar a censura do Regime Militar. 


É sobre a censura à imprensa, que aparenta estar sendo urdida com o presidente Lula e seus assessores e, em encontros com parlamentares descompromissados com o povo, junto a ministros do STF, em suas furtivas visitas ao Congresso, como a que impediu a criação do voto impresso junto as urnas eletrônicas.  Tudo indica, serão usadas, novamente, nas próximas eleições municipais apesar das mesmas denúncias ou críticas até agora não esclarecidas. Isto é fato, não é narrativa.  


A seguir, para fundamentar o que comentei acima, encontrei na CARTA CAPITAL, sob este título: 


“A imprensa pode ser responsabilizada por declarações de entrevistados, decide o STF”.  


Segundo o ministro Alexandre Moraes, relator: “A liberdade de imprensa deve ser consagrada a partir do binômio liberdade com responsabilidade”.   


Nenhuma novidade até aqui, não fosse a engenhosa NARATIVA, criada nos moldes lulista. 


O STF decidiu pelo voto condutor do relator, ministro Moraes, que um veículo de comunicação pode ser responsabilizado por injúrias, difamações ou calúnias proferidas por um entrevistado. 


Isso só de longe poderia ser cogitado, se o entrevistador aderisse e tomasse para si a denúncia no momento da apresentação, ficando estabelecida a necessária conexão em relação ao seu conteúdo. Fico pensando como será quando a emissora for obrigada a abrir espaço aos programas políticos obrigatórios do TSE ou em debates, com as suas denúncias e fakes.  


A imprensa assim como não pode cercear o seu entrevistado, não deve sofrer consequências da declaração do entrevistado, porque isso caracteriza a liberdade de expressão da formação do pensamento livre da comunidade politica ou individual do cidadão.   


A denúncia de atos ilícitos atribuídos a outras pessoas deve ser tratada pelo Código Penal e não por interpretações contrárias ao espírito da Constituição. É o caso da censura. Na dúvida, pela liberdade de expressão.  


Sobre o que poderão os idosos ainda esperar de depuração, em defesa da moralidade e contra a corrupção, nós velhinhos não deveremos esperar nada das gerações mais recentes, tampouco dar-lhes conselhos.  


O que não quero ver é,  esta gurizada que saiu das Universidades e academias militares, nestes anos sombrios, simplesmente fantasiados com togas e uniformes militares fazendo merda ou aplaudindo os Lulas que ainda virão e, eu não poderei compará-los ao que temos hoje no cargo mais elevado da Nação.   


Todo o velho ou velha que se sentiu traído pelas gerações recentes têm o direito a falar palavrão, pois não há mais condições de usar outras armas, que estão em mãos, no mínimo, duvidosas.  


Todo o tempo, pensei nos idosos e idosas presos no 8 de janeiro em Brasília. 


Caxias do Sul, 11,08.2023 


Dia da instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil.

Artigo, Facundo Cerúleo - Proezas do invicto: ainda é tempo de falar...

Opereta em três atos... No 1º ato, antes da partida, um dos iluminados da imprensa vê a escalação do Grêmio para enfrentar o Vasco (por acaso, o lanterna), afirma que o técnico mudou o desenho do time e diz: "Renato foi corajoso!". No 2º, o Grêmio perde para o lanterna e Renato, o Invicto, para explicar o fiasco, acusa haver jogadores que não se empenham, mesma explicação simplista de alguns iluminados... No 3º, ouve-se a rádio amplificar a fala de um sujeito (deve ser descendente do Rui Barbosa) que diz: "Com um centro-avante que não faz gol e jogadores sem foco, o que é que o coitado do Renato pode fazer?"

Ai-ai-ai! E não é que falta empenho mesmo? No domingo, o Grêmio faz um papelão. Na segunda, os atletas gozam de uma folga decretada pelo... Invicto! E ele mesmo, que não é de ferro, em vez de voltar logo ao trabalho, fica no Rio de Janeiro a desfrutar da praia... Ele só voltou ao trabalho na quarta-feira... Com todo empenho...

Aí pergunto: será que algum dos muitos treinadores estrangeiros que há no país (ganhando todas), ainda mais depois do desastre no jogo contra o Vasco, se permitiria essa folga? Ah, e Será que os iluminados ficariam de bico calado, como estão, se fosse um deles a ter essa conduta?

A todas essas, a coluna procura, procura, procura e ainda não achou entre os iluminados unzinho que tenha colhões para confrontar o técnico do Grêmio com suas contradições. Deve existir algum, mas... Quem achar, faça o favor de dizer. Dou um cachorro-quente de prêmio....

E vale responder à pergunta do Rui Barbosa dos pampas: "O que é que o coitado do Renato pode fazer?" Ele pode treinar, ora! Até o Stevie Wonder consegue ver que o Grêmio é um time mal treinado, cascalho! E se Renato não está apto a treinar uma equipe de ponta (todos esperam que o Grêmio seja uma equipe de ponta), então é melhor ele ficar nas areias de Copacabana, que é onde ele mais gosta de estar.

Só que, aí, é o presidente do Grêmio quem tem que ter colhões e optar entre salvar o clube ou satisfazer os caprichos da parte mais manipulável da torcida (que come o pão que os iluminados amassam). E terá que decidir o que é mais importante: o futuro do clube ou a sua própria reeleição. Com a palavra, Alberto Guerra!

E como vai ser, se o presidente não tomar uma atitude drástica?

Carambolas! O Grêmio poderá terminar o campeonato atrás do arqui-rival (perdendo a medíocre disputa doméstica). E talvez não consiga sequer vaga para a Libertadores do próximo ano. E as finanças...

Já falei que os clubes (Grêmio, Inter e outros) são parecidos com empresas estatais e setor público de um modo geral, porque costumam ter gestões que favorecem o compadrio, a acomodação da companheirada, politicagem brava... Se falei, não falo mais...  Chega!

Eu faço as minhas críticas. Mas não sou rancoroso. Aqui está a prova: dou uma ajudinha aos iluminados da imprensa, sugerindo algumas perguntas para a próxima entrevista coletiva do Invicto...

Caso Iturbe: por que não entrou no jogo do Vasco em que todos estavam mal? Será que é por não ter sido ele contratado por indicação do técnico? Merece menos confiança do que Gustavinho e Nathan Pescador?

E o energizado Cuiabano, que deu baita resultado cada vez que entrou: por que não jogou, quando o time parecia estar de pilhas fracas?

Por que Bitello não é escalado na posição em que se revelou excelente, mas vem sendo utilizado numa função que ele não sabe desempenhar?

Por que Cristaldo e Carballo vêm sendo escalados fora da posição em que eles mais rendem, o que mata o potencial dos atletas?

Por fim, com um extraclasse como Suárez (embora aquém de suas melhores condições), não caberia montar um esquema de jogo especialmente para ele em vez de abandoná-lo à marcação adversária?


Entenda o que há em jogo na disputa pelo curso de medicina da Ulbra, Canoas

Na disputa judicial que se instalou na Ulbra, Canoas, RS, envolvendo os leilões do curso de medicina e dos imóveis, ambos suspensos por decisão judicial da 4 Vara Cível de Canoas, o Ministério Público Estadual busca acompanhar de perto possíveis crimes falimentares, fraudes e favorecimentos a credores. Foi o que apurou o editor.

O Procurador-Geral de Justiça já designou promotor e procuradora de justiça para acompanhar o caso. 

O advogado Thomas Dulac Müller, da Aelbra, controladora da Ulbra tem razões de sobra para se preocupar. O advogado Tomás conhece os meandros dos bastidores de todo esse imbróglio entre a Universidade Brasil e a Evolua desde o nascedouro. Na origem, Banco Master, Universidade Brasil e Evolua fizeram tratativas negociais que foram rompidas e agora culminaram numa disputa societária pelo controle da Ulbra. O Banco Master é parceiro da Evolua no negócio. 

Advogados defendem Bolsonaro

 A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro declarou nesta sexta-feira (11) que ele “jamais se apropriou ou desviou” bens públicos. Em nota divulgada à imprensa, os advogados também afirmaram que Bolsonaro vai colocar seu sigilo bancário à Justiça.


Pouco antes da divulgação da nota, veículos da imprensa afirmaram que a Polícia Federal (PF) pedirá à Justiça a quebra de sigilo bancário e telefônico do ex-presidente.


A manifestação da defesa foi motivada pela deflagração da Operação Lucas 12:2, que apura o suposto funcionamento de uma organização criminosa para desviar e vender presentes de autoridades estrangeiras durante o governo Bolsonaro.


Os advogados Paulo Amador Bueno e Daniel Tesser afirmaram que o ex-presidente já havia solicitado ao Tribunal de Contas da União (TCU) o depósito dos presentes recebidos.


“Sobre os fatos ventilados na data de hoje nos veículos de imprensa nacional, a defesa do [ex] presidente Jair Bolsonaro, voluntariamente e sem que houvesse sido instada, peticionou junto ao TCU, em meados de março, requerendo o depósito dos itens naquela Corte até final decisão sobre seu tratamento, o que de fato foi feito. O [ex] presidente Bolsonaro reitera que jamais apropriou-se ou desviou quaisquer bens públicos, colocando à disposição do Poder Judiciário sua movimentação bancária.”, declarou a defesa.


Entre as "evidências" obtidas na investigação, está um áudio obtido pela Polícia Federal (PF), que revelou uma conversa descontextualizada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, na qual houve a citação do valor de US$ 25 mil "possivelmente pertencentes" ao ex-presidente.


Conforme regras do TCU, os presentes de governos estrangeiros deviam ser incorporados ao Gabinete Adjunto de Documentação Histórica (GADH), setor da Presidência da República responsável pela guarda dos presentes.