Escândalo de Canoas

  A Operação Copa Livre, deflagrada em 31 de março pelo Ministério Público (MP) do RS, com objetivo de desbaratar um suposto esquema de corrupção entre gestores da prefeitura canoense e empresários, resultou não apenas no afastamento do prefeito Jairo Jorge, PSD, mas também no indiciamento de uma figura velha conhecida dos gaúchos, o ex-valete da presidente impedida Dilma Roussef, no caso o consultor Anderson Dornelles. Ele também está retido em Canoas, como o prefeito, e como o prefeito teve seus sigilos quebrados e apreendidos celulares, tabletes, notebooks e computadores.

.Por decisão judicial, seis pessoas foram afastadas dos cargos no Executivo de Canoas.  A investigação aponta supostas irregularidades sobre contratos do município que somam R$ 66,7 milhões. Os documentos do inquérito do MP do RS e os autos das ações judiciais em mãos do juízo singular de Canoas e da 4a Câmara Criminal, somam mais de 3 mil páginas, o que inclui áudios de gravações comprometedoras.

Jairo Jorge e Dornelles só não foram presos por muito pouco, mas poderão vir a sê-lo. 

Como resultado das primeiras decisões, a juíza Adriana Rosa Morozini determinou, em decisão liminar, intervenção estatal no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC). E justifica a decisão de intervir com base nos indícios de "direcionamentos indevidos e fraudulentos" na contratação da Organização Social que administra aquele hospital, o Instituto de Atenção à Saúde e Educação (Aceni), com matriz em São Paulo.

O hospital já está sob comando do governo estadual.

Evento globalista Brazil Conference faz debate com candidatos da 3a. Via

O evento Brazil Conference recebeu neste sábado, candidatos da “terceira via”. Foram 22 painéis com debates entre personalidades de diversos setores em um encontro em Boston. A conferência termina neste domingo.


As sabatinas da terceira via abrangem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), a senadora Simone Tebet (MDB), o ex-governador João Doria (PSDB), o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) e o ex-ministro Sergio Moro (União Brasil).


Entre outros convidados, também estão o ex-presidente Michel Temer (MDB), os ministros do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Luís Roberto Barroso, além de bilionários como Jorge Pedro Lemann.


Nesta edição do Brazil Conference, são discutidas questões como inovação, infraestrutura, economia, justiça e democracia. Os debatedores também devem se debruçar sobre as alternativas para saúde, educação e segurança.


Organizada pela comunidade brasileira de estudantes em Boston e apoiada pelas universidades Harvard e MIT, as atividades vão ocorrer presencialmente no Hyatt Regency Cambridge Hotel.