Os principais desafios (e facilidades) ao viajar de Lisboa a Paris durante a pandemia

A youtuber Cristina Maya mostra detalhes da sua viagem para a Cidade Luz, relatando como se preparar melhor e não ser pego de surpresa nos aeroportos.

Os brasileiros que residem em Portugal têm mais facilidade para passar férias e transitar entre os países da Europa, mas isso não significa que quem mora no velho continente possa viajar sem estar alinhado com as normas de saúde relacionadas à pandemia de Covid-19.

Cristina Maya, youtuber e idealizadora do canal Vamu Ver! realizou uma viagem turística para a França, e registrou os momentos contando detalhes do que é necessário para a concretização da viagem de Portugal até a Cidade Luz. "Quando você estiver fazendo o check-in é necessário enviar o seu Green Pass, que é o certificado sanitário com todas as suas vacinas. Caso você não tenha tomado a vacina, você deve apresentar o teste negativo, seja o PCR ou o teste de antígeno. Se você já teve covid, então deve apresentar a prova de recuperação. Pelo menos um desses três documentos é necessário para embarcar, juntamente com o formulário de localização do passageiro", relata.

Além disso, ela revela que ao retornar para Portugal é obrigatória a apresentação de um teste de covid, e dá dicas para não perder tempo na volta. "Marque o seu teste antígeno já no aeroporto, assim que você chegar. Mesmo tendo o Green Pass, seu certificado de vacinação, você precisa apresentar também o teste antígeno ou o PCR. Essa é a nova norma que está vigorando em Portugal", revela Cris Maya.

A anfitriã do canal viajou de Lisboa para Bordeoux pela RyanAir em um voo que durou aproximadamente duas horas. De lá, é possível ir para Paris de metrô, ônibus ou avião. "De trem são duas horas de viagem, enquanto de ônibus o trajeto é mais longo, chegando a durar oito horas e meia. De avião demora mais ou menos três horas se for um voo com conexão, enquanto um voo direto leva em torno de uma hora", explica.

Sobre qual é a melhor alternativa, Maya acha que depende do plano de viagem de cada turista. "Se você tiver tempo, pegue um ônibus. A tarifa é bem mais barata e você vai poder apreciar a paisagem. Agora, se você tem pouco tempo, o trem é a melhor opção, mas a passagem é um pouco mais cara. Portanto, certifique-se de quais opções cabem no seu orçamento", pontua.

Ao chegar em Paris, Cristina conseguiu captar ótimas filmagens na excursão Luzes de Natal, que passa pelos principais pontos turísticos da cidade durante o inverno natalino. "O passeio acontece em um ônibus de dois andares, ele não é aberto no topo por causa do frio nessa época, mas no verão eles disponibilizam os ônibus abertos”. A excursão dura cerca de uma hora e meia e você ganha os fones de ouvido, além de uma confortável manta. Os áudios com as informações dos locais por onde você passa são em inglês ou em francês", detalha.

Maya encerra sugerindo que as pessoas se programem com antecedência, já que a cidade conta com um volume gigantesco de turistas. "Eu comprei antecipadamente e recomendo que você não deixe para a última hora, porque Paris está cheia de turistas e pode ser que não tenha mais vaga. Nesse período de final de ano muitas pessoas estão apreciando a beleza dessa Cidade Luz que agora está mais iluminada do que nunca para receber 2022!", finaliza. Para saber mais sobre como organizar a sua viagem para França, acesse as descrições dos vídeos na playlist intitulada Vamu Ver! em Paris, disponível no canal Vamu Ver! no YouTube.

Sobre Cristina Maya

Cristina Maya é YouTuber e criadora do Vamu Ver!, marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476. É formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA. Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Ela e seu companheiro, que possui dupla cidadania, chegaram a Portugal em fevereiro de 2018 com malas, cinco animais com visto de residência D7 e com muita esperança de dias melhores no novo país. Por meio das mídias sociais do Vamu Ver!, Cristina fornece informações sobre dicas de viagens, gastronomia e compartilha o dia a dia em Portugal e as experiências de uma brasileira no exterior. Por meio de parcerias com agências de viagens e hotéis, ela consegue oferecer descontos para a sua viagem e estadia, além de vídeos com o passo a passo de quem quer visitar ou morar legalmente, em Portugal.

Redes sociais

Facebook: http://bit.ly/vamuverfacebook

Twitter: http://bit.ly/vamuvertwitter

Instagram: http://bit.ly/vamuverinstagram

YouTube: http://bit.ly/2DeXRe1

Demais canais da Cristina Maya:

Efeitos Sonoros para vídeos: https://bit.ly/3dQlgp7

Efeito Sonoro 2: http://bit.ly/35oarnP

I Love Pets: http://bit.ly/35oarnP

Curiosidades do Inglês: https://bit.ly/33WjBIF

 


Relatório da Assespro-PR mostra influência da pandemia no setor de TI

Queda drástica no número de pedidos de registro de serviços em TI no INPI aponta retração do mercado no auge da Covid-19.

A pandemia da Covid-19 afetou drasticamente o mercado de desenvolvimento de serviços em tecnologia, com uma queda de 80% no pedido de registros de marcas de serviços em Tecnologia da Informação (TI).

É o que indica o report da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR) lançado no mês de novembro de 2021 e que analisa os dados referentes ao período de 2019-2020, ápice da crise pandêmica no Brasil. O documento teve como base informações coletadas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e analisou os indicadores de pedidos de registro de marcas de serviços em Tecnologia da Informação (TI) entre 2019 e 2020.

O levantamento identificou que, no ano de 2020, foram feitos cerca de 36 mil pedidos de registro de marcas e aproximadamente 1.122 foram de aplicações voltadas ao ramo de Serviços em TI, o que corresponde a 3% do total de pedidos de registro de marcas no geral, enquanto, em 2019, foram registrados 5.878 pedidos, uma redução de 80%.

Outro dado interessante é a redução no pedido de registro de marca por não residentes, ou seja, desenvolvedores de fora do país, cuja retração ficou entre 86% e 93%, como foi o caso dos EUA, de Hong Kong e da Alemanha. Nos pedidos de registros de marca dos residentes, a queda foi de 79%.

Dentre as dez principais empresas depositantes no INPI, três são estrangeiras. A Amazon com 6 pedidos, a SparkCognition e a Microsoft com 4 cada, enquanto cinco delas são nacionais: a Wispot apresentando 4, a Siena, a Tryideas, a Mdmaio e a B2W, todas com 3 cada.

Observando apenas o cenário nacional, São Paulo concentrou 41% do total dos pedidos, em 2020, seguida por Minas Gerais (10%) e Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro, com 7% cada. No Paraná, os cinco maiores depositantes de marcas de TI foram as empresas Tryideas, Adizell, Globodata, TJM – que atua em consultoria de gestão empresarial – e Maispdv – do ramo de marketing. Essas empresas atuam notadamente como prestadoras de serviços em TI, educação, comércio, consultoria empresarial, marketing e holdings, caracterizando a transversalidade dos Serviços em TI na economia.

 

Tipo de atividades que mais tiveram pedidos de registro

As atividades nas quais as marcas de Serviços em TI são empregadas concentram-se sobretudo em Software como serviço (SaaS) e Elaboração (concepção) de software de computador, seguidas por Manutenção de software de computador, Consultoria em software de computador e Atualização de software de computador, incluindo-se, ainda, outras atividades de destaque, como: banco de dados, segurança da informática e desenvolvimento de plataformas de computador.

 

Vale lembrar que o registro de uma marca é feito após o desenvolvimento do produto, que leva tempo, mostrando como o ano de 2020 e todo o caos vivido refletiram também na economia e no ramo de tecnologia. A retração na economia e a instabilidade do mercado, com certeza, levaram as empresas e instituições a segurarem o desenvolvimento de novos serviços.

Certamente o levantamento do próximo biênio (2021-2022) poderá corroborar esses dados e apresentar as direções tomadas no ramo de TI.






 


 


Estudo inédito revela médias salariais na área de tecnologia

Yoctoo, consultoria boutique em recrutamento e seleção de TI, inovação e digital, apresenta os salários dos principais cargos do setor

Não há dúvida sobre o quanto a área de TI está em alta. Com a pandemia e a necessidade emergencial de adoção de novas tecnologias, a busca por esses profissionais aumentou de forma exponencial, assim como as remunerações de muitos dos cargos ligados a esta área. Buscando entender esse panorama, a Yoctoo, consultoria boutique em recrutamento e seleção de TI, inovação e digital, acaba de publicar o primeiro Guia Salarial exclusivo do setor.

A empresa utilizou o tipo de pesquisa exploratória, a fim de cruzar diferentes variáveis e sintetizar dados de diversas áreas de atuação, níveis profissionais e segmentos. “Utilizamos os dados coletados nas centenas de entrevistas feitas pela nossa equipe com profissionais de tecnologia ao longo de todo o ano de 2021”, explica Paulo Exel, diretor da Yoctoo na América Latina.

O mais interessante é que o conteúdo foi desenvolvido por meio de inteligência artificial, a partir do cruzamento da base de perguntas e respostas de centenas de profissionais e clientes da Yoctoo. “Com isso, conseguimos não apenas um panorama geral da área de tecnologia no ano de 2021, como também antecipar tendências para 2022”, acrescenta.

Cargos analisados – O Guia Salarial analisou os cargos de especialista, coordenador, gerente e gerente sênior, ou seja, da média à alta gerência, que é a área de atuação da Yoctoo. Os valores consideram apenas os salários brutos mensais, desconsiderando outros benefícios, como bônus e remunerações variáveis.

Foram analisados vários cargos dentro das áreas de segurança da informação, engenharia de software e ERP, infraestrutura, engenharia de dados, executivos de TI (como CTO, CSIO, CPO, CDO e CIO), inovação e digital (como Product Owner, Scrum Master, Agile Coach, UX e UI).

Dentre todos, o cargo com menor salário é o de especialista em infraestrutura de redes, a partir de R$ 7 mil. Entre os mais altos, estão os cargos de gerente sênior de todas as áreas, que variam entre R$ 22 e R$ 32 mil. Já os cargos executivos partem de R$ 28 e podem chegar a R$ 65 mil, de acordo com os especialistas desta consultoria. 

O estudo mostrou ainda que todas as posições ligadas a backend de Engenharia de Software, DevOps/Cloud em Infraestrutura, além de Engenharia e Ciência de Dados foram as que mais registraram fuga de talentos para o exterior. “Com o home-office, os profissionais têm liberdade para trabalharem de onde quiserem. É natural que muitos profissionais aproveitem esse momento de aquecimento do mercado global para trabalhar para uma empresa estrangeira, recebendo em Dólar ou Euro”, pontua Exel. Chama atenção ainda o fato de que, dos 39 cargos analisados, a pandemia gerou aumentou nas faixas salariais analisadas em 29 deles. Os outros 10 se mantiveram em estabilidade. Nenhum cargo registrou queda.

Por fim, o Guia mostrou ainda os cargos mais promissores para 2022. Entre eles, Arquitetura Enterprise/ Negócios, todas as posições na área de dados, e na área de segurança, especialmente as de governança e estratégia. “Essas áreas continuarão aquecidas para dar sustentação à transformação digital das empresas”, antecipa o diretor.

O Guia Salarial Yoctoo está disponível para download no https://bit.ly/guiasalarialyoctoo. “Nosso objetivo é oferecer ao mercado um material prático, capaz de ajudar as empresas na criação de políticas de cargos e salários na área de TI e os profissionais, no planejamento de suas carreiras para 2022. É a forma de contribuirmos com o nosso conhecimento e análise para esse setor tão fundamental para a economia nesse momento”, finaliza.

 

Sobre a Yoctoo:

www.yoctoo.com

A Yoctoo é uma consultoria boutique de recrutamento e seleção especializada em TI e digital. Fundada em 2015, a empresa atua na seleção de talentos para cargos de gestão e especialistas por meio do mapeamento de mercado, onde desenvolve análises sobre as estruturas organizacionais. A empresa também dispõe de ferramentas de assessment para avaliação de perfil pessoal, técnico e potencial. No exterior, a Yoctoo também está presente no coração de Nova York, com um 2º escritório da marca, o que possibilita o atendimento de empresas e oportunidades de todo o continente americano.