J.R. GUZZO - UM DESASTRE SOB TODOS OS ÂNGULOS

O senador David Alcolumbre, do Amapá, é um desastre. Foi eleito para o seu cargo, onde tem igualdade com qualquer outro colega, com um punhado miserável de votos – não conseguiria ser prefeito de Londrina, com a votação que teve. Seu suplente, que ficará em seu lugar caso ele seja cassado ou renuncie, é pior ainda: é seu irmão, e não teve um único voto. Isso mesmo: nenhum. Suplente, no Brasil, não precisa ser eleito por ninguém.


Há meses o senador Alcolumbre se comporta com um arruaceiro. Por rancor, mesquinharia e interesses pessoais contrariados, recusa-se a colocar em votação no plenário, como presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o nome indicado pelo presidente da República para ocupar o cargo que está vago no Supremo Tribunal Federal. Não há precedentes, no Senado, de prevaricação grosseira como essa.


Para completar, o senador acaba de ser acusado de comandar uma “rachadinha” gigante, uma das piores de que se tem notícia – funcionárias de seu gabinete, para as quais você paga salários de R$ 14 mil por mês com os seus impostos, recebem, na verdade, pouco mais de R$ 1 mil. O resto… bem, imagine-se para onde está indo o resto.


Alcolumbre é uma prova provada da falência terminal das instituições democráticas no Brasil. Como falar em “democracia” e “Estado de Direito”, se o sistema político, legal e eleitoral do país produz calamidades como ele – uma nulidade que frauda seu mandato, insulta o público e paralisa o país, na cara de todo mundo.


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco – que quer, imaginem só, ser presidente da República -, e seus colegas senadores não se mostram, neste episódio de sabotagem, melhores que Alcolumbre. Permitem, com um show inédito de conformismo e de pusilanimidade explícita, que ele se recuse flagrantemente a cumprir seu dever legal; dizem que não querem “interferir”.


Um país montado desse jeito, onde Alcolumbres e Pachecos mandam, e todos os demais pagam, não pode dar certo.

Santa Casa de Porto Alegre realiza primeiro implante brasileiro de marcapasso sem cabos, conectado diretamente ao coração

Foto de Vinícios Sparremberger 


A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizou neste sábado (6/11), pela primeira vez no Brasil, uma nova abordagem em cirurgias de marcapasso, revolucionando a história dos implantes de marcapassos cardíacos no país. A nova tecnologia, que não conta com eletrodos, foi implantada diretamente ao coração do paciente, através de um cateter inserido pela região da virilha, sem a necessidade de abrir parte da região do peito.


Segundo o cirurgião Carlos Kalil, responsável pela cirurgia, trata-se de uma importante mudança no tratamento de pacientes com marcapasso. “É um procedimento totalmente revolucionário, tanto em termos de tecnologia como de abordagem. O gerador do marcapasso passa a ser colocado diretamente no coração, por meio da inserção de um cateter introduzido na região da virilha”, explicou. Na nova técnica, realizada em um paciente de 76 anos, além do marcapasso implantado ser 93% menor do que os convencionais, as restrições de mobilidade e as feridas pós-operatórias passam a ser praticamente inexistentes, acelerando a recuperação do paciente. “Não há mais a cicatriz no tórax, nem mesmo a marca visível ou física de um marcapasso sob a pele”, frisou.


Até então, como lembra Kalil, a abordagem tradicional da cirurgia de marcapasso no país é realizada com o implante de eletrodos no coração do paciente, que são introduzidos através das veias e ficam ligados a um gerador localizado logo abaixo da pele. “Essa é uma maneira muito tradicional, com um ótimo resultado, mas que em mais de 50 anos teve poucas mudanças, como vimos acontecer hoje”, ressaltou.

PSB/RS elege nova Executiva Estadual e reafirma pré-candidatura de Beto Albuquerque ao governo do RS

Com o Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa lotado por militantes e lideranças socialistas, o PSB gaúcho realizou, neste domingo (7), a eleição do diretório e da executiva estadual, além da escolha dos delegados para o congresso nacional. O presidente em exercício, Mário Bruck, foi eleito presidente para o triênio 2021/2023. Os socialistas também referendaram o nome do ex-deputado Beto Albuquerque ao governo do Estado. No sábado, durante a abertura do congresso, a Rede Sustentabilidade anunciou o apoio à pré-candidatura de Albuquerque. “Esse apoio, um ano antes das eleições, deixa claro a viabilidade do nosso projeto ao Estado, que pretende agregar todos que sonham e lutam por um Rio Grande que volte a ser protagonista, impulsionado pela educação, condutora do desenvolvimento sustentável em todas as áreas”.

Sobre o pleito do próximo ano, o presidente Mário Bruck disse estar otimista com as futuras composições partidárias para a disputa majoritária e projetou o aumento das bancadas nos legislativos federal e estadual. “Estamos construindo e buscando alianças com outros partidos do campo democrático. Os desafios estão postos, vamos à luta com a certeza de que chegou a vez do PSB ser o protagonista do futuro que sonhamos. Aqui no Estado, estamos chegando ao final de uma gestão partidária que estruturou o partido para os desafios futuros. Nossa meta é ampliar as nossas bancadas, elegendo cinco deputados estaduais e três deputados federais. Vamos trabalhar fortemente em todos os cantos do Rio Grande para eleger o próximo governador, com Beto Albuquerque como candidato”.

Além da Rede, estiveram presentes no evento lideranças de outras siglas, como o ex-prefeito de Porto Alegre e presidente estadual do PROS, José Fortunati, o presidente estadual do PCdoB, Juliano Roso, e o presidente do PDT-RS, Ciro Simoni. O presidente do PT-RS, Paulo Pimenta, participou do evento com uma manifestação enviada em vídeo. Estiveram ainda presentes no congresso do PSB representantes do Cidadania, do Solidariedade e do Avante.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, não pode comparecer, mas enviou uma carta lida na solenidade de abertura. “Agradeço à Direção Estadual do Rio Grande do Sul e toda sua militância pelo comprometimento que tiveram com o processo de Autorreforma do PSB. Além da participação entusiasmada, tal empenho rendeu teses interessantíssimas, que serão levadas à deliberação do XV Congresso Nacional do PSB. Importante destacar, igualmente, nossa alegria pela proposição da pré-candidatura do valoroso companheiro de Direção Nacional, Beto Albuquerque, ao governo do Estado. A Direção Nacional do partido não medirá esforços para que, junto com a seção estadual, possamos dar a esta candidatura à estatura que ele deve ter e que o povo do querido estado do Rio Grande do Sul merece”.

O presidente da Fundação João Mangabeira, Márcio França, enviou um vídeo saudando os congressistas e desejando sucesso à nova gestão estadual.

AUTORREFORMA

Após dois anos de debates democráticos, os socialistas também discutiram e referendaram as teses para os cinco eixos da chamada autorreforma do partido. Trata-se de uma série de mudanças propostas para a atualização do seu programa partidário e que deverão ser confirmadas em congresso nacional da sigla, previsto para o próximo ano. As discussões tiveram início na Conferência Nacional do partido, em novembro de 2019, com o objetivo de propõe soluções concretas e inovadoras para o país nos âmbitos econômico, social, cultural e ambiental, por meio de um Projeto Nacional de Desenvolvimento. “A autorreforma chega como oportunidade ímpar para nosso partido desenhar um grande projeto nacional, onde haja progresso econômico, inclusão social e superação das desigualdades com oportunidades igualitárias para todos. Um partido socialista e democrático também deve ser humanista, solidário e inclusivo”, destacou o presidente.


NÚCLEOS TEMÁTICOS  

Um dos assuntos debatidos pelo Partido Socialista Brasileiro no Rio Grande do Sul (PSB RS) é o incentivo à criação de núcleos temáticos. Por ora, a Executiva Estadual da sigla sugere a elaboração de grupos de trabalho em cinco áreas: causa animal, educação, aposentados, cultura e meio ambiente. 

De acordo com o presidente do PSB RS, Mário Bruck, os núcleos são fundamentais para discutir pautas relevantes para cada área e sugerir demandas e projetos para o Poder Legislativo. “O objetivo do trabalho é contribuir com as políticas públicas defendidas pelo PSB nos municípios, nos Estados e no país”, disse Mário.

Entre os presentes, o deputado federal Heitor Schuch, o secretário estadual de Obras, José Stédile, o deputado estadual Dalciso Oliveira, a dirigente nacional e representante da Executiva, Mari Trindade, o secretário nacional da Juventude, Tony Sechi, a secretária nacional do LGBTQIA+, Tathiane Araújo, a secretária nacional da Negritude, Valneide dos Santos e a representante nacional da Mulheres do PSB, Mari Ezi, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e presidentes locais da sigla.

 

Veja como ficou a composição da Comissão Executiva Estadual eleita:

EXECUTIVA ESTADUAL DO PSB RS- 2021/2023

1PRESIDENTE: Mário Bruck

1º Vice-Presidente: Jefferson Muller

2º Vice-Presidente: Heitor Schuch

3º Vice-Presidente: Juliano Carvalho

4º Vice-Presidente: Elton Weber

5º Vice-Presidente: José Stédile

Secretaria Geral: Mari Trindade

Secretaria de Finanças: Anselmo Piovesan

2º Secretário de Finanças: Renato Oliveira

Primeiro Secretario: Rogério Salazar

 2º Secretário: Letícia Gomes

Secretaria de Organização: Maria Elaine Tarelli

Secretaria de Formação Política: Carlos Vollmer

Secretário de Movimentos Populares e Mobilização: Vicente Selistre

Secretário Especial:  Adriano Boff, Airton Hochscheid, Alessandro Dal Zotto, Antônio Elisandro de Oliveira, Beatriz Souza, Carlos Orling, Dalciso Oliveira, Dilamar de Jesus Silva, Beto Grill, Luis Alberto Bairros, Paulo Silveira, Ricardo Cougo, Vanderlan Vasconselos.

Secretaria de Mulheres: Maria Luiza Loose - Malu

Secretaria do Movimento Popular: Elói Frizzo

Secretaria da Juventude: Diego da Silva Adams

Secretaria da Negritude: Vladimir da Silva

Secretaria Sindical: Marcelo da Silveira Freitas

LGBTQIA+: Thiago Ferreira Abreu



Netflix lança sua opção de games no Brasil

O serviço de streaming Netflix lançou sua opção de games no Brasil. 

São cinco jogos, alguns deles baseados em séries da empresa: Stranger Things: 1984, Stranger Things 3: The Game, Shooting Hoops, Card Blast e Teeter Up. Por enquanto estão disponíveis apenas para aparelhos Android e devem ser baixados sem custo pelo Play Store.


Rodrigo Nhonho Maia ataca novamente. Agora ele vai ao STF contra PEC dos Precatórios.

O deputado federal Rodrigo Nhonho Maia (sem partido-RJ), ex-presidente da Câmara, resolveu encrencar com seu sucessor, Artur Lira, depois de sair desmoralizado do cargo. 

Alinhado com o Eixo do Mal, o deputado pediu nesta sábadopara o STF (Supremo Tribunal Federal) suspender imediatamente a tramitação da PEC dos Precatórios no Congresso. O político questiona votos dados por congressistas que estavam licenciados. Poucas horas antes da votação, o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), editou um ato que autorizou votos de deputados que estão em missão diplomática no exterior. 

O regimento interno da Casa diz que os congressistas ficam licenciados quando estão em missão.

Por outras razões, o PDT e alinhados esqueropatas também impugnaram a votação junto ao STF. A ministra Rosa Weber deu 24 horas para que Lira se explique. Lira não está disposto a explicar nada, já que o caso é prerrogativa da Câmara.

CLIQUE AQUI para ler a ação movida por Maia.


Opinião do editor - O STF recrudesce e ataca o governo por todos os flancos

Apenas nas últimas horas: o STF suspendeu parte do orçamento da União, deu 5 dias para o ministro Onyx Lorenzoni explicar portaria que impede demissão de não vacinaddos, exigiu que em até 24h a Câmara explique a votação da PEC dos Precatórios, recebe parecer da PGR sobre a atuação de Bolsonaro no 7 de Setembro e acompanha depoimento do presidente na PF, porque quer explicações sobre comando político da PF.

E não é só.

O STF recrudesce e ataca o governo por todos os flancos.

Quem eles pensam que são ?

Não há quem os contenha, a não ser o povo nas ruas.

Mesmo com vacinação completa, Flávio Porcello contraiu vírus chinês e morreu hoje em Porto Alegre

Morreu neste domingo o jornalista gaúcho Flávio Porcello, 70 anos.

Ele estava sendo tratado na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e tinha sido entubado em 3 de outubro. 

O jornalista tinha tomado as duas doses da vacina, passou por diferentes procedimentos em busca da recuperação, como traqueostomia e tratamentos de infecções no pulmão. 

Natural de Porto Alegre, Porcello deixa uma filha, também jornalista, Paula Porcello, que acompanhou todo o tratamento do pai. 

A cerimônia de despedida, segundo o site ColetivaNet, será na capela 2 do Angelus Memorial e Crematório (Avenida Porto Alegre, 320), das 10h às 15h deste domingo. 





"Quem diz que crítica é ameaça à democracia, fala como tirano !", afirma Alexandre Garcia

 Esta entrevista é da reportagem do Jornal da Cidade on Line. E é de ontem.

Comércio eletrônico quer vender 25% mais do que em 2020, diz entidade do setor, ABComm

Black Friday 2021, que será no dia 26 deste mês, terá um desempenho melhor que o ano passado no comércio eletrônico.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas devem ser 25% maiores em relação a 2020. No entanto, em relação ao ticket médio das compras neste ano, o levantamento aponta que deve ser menor que em 2020. Os brasileiros pensam em gastar em média R$ 620 por compra, ante R$ 668 no ano passado.

As categorias em destaque de desejos dos brasileiros este ano são informática, celulares, eletrônicos, moda e acessórios, casa e decoração.

No ano passado, as vendas da Black Friday passaram de R$ 5,1 bilhões, valor 31% maior do que o mesmo período em 2019.

Porto Alegre terá sol e temperatura amena neste domingo

Porto Alegre, 8h40min, 18o (Gramado, 14o).

O domingo no Rio Grande do Sul terá sol em todas as regiões, entretanto são esperadas nuvens pelo território gaúcho. Em áreas do Norte gaúcho, junto à divisa com Santa Catarina, não se descarta chuva passageira.

O ar mais frio ingressará com vento ao longo do dia e o domingo será com temperatura agradável para esta época do ano. 

Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 18C e 22ºC neste domingo.

Vacinação obrigatória nos EUA

  O Tribunal de Apelações dos EUA para o 5º Circuito derrubou a exigência de vacinação contra o vírus chinês a todos os trabalhadores de empresas com até 100 funcionários, neste sábado. 

“Graves problemas estatuários e constitucionais”, argumentou a corte.

A Casa Branca definiu o prazo de 4 de janeiro para a imunização desses profissionais. A determinação, emitida pela primeira vez em setembro, também abrange todos os funcionários federais. A regra se aplica a 84,2 milhões de trabalhadores.

Os magistrados decidiram pela suspensão depois que vários estados liderados por republicanos contestaram a obrigatoriedade legalmente. São eles: Texas, Louisiana, Mississípi, Carolina do Sul e Utah. Também há empresas e grupos da sociedade civil. O despacho de duas páginas insta o governo do democrata Joe Biden a responder ao pedido de liminar permanente contra a regra até às 17h de 2ª feira