Artigo, Renata Abre - Ansiedade não é mimimi nem frescura

Saúde mental é papo sério. Tudo bem sentir medo. O medo faz parte de nossas vidas. Pode aparecer na entrevista de emprego, no dia da prova escolar, no deslocamento em avião, quando se muda de cidade, nas tomadas de decisões, enfim, surge diante de situações novas e nos processos de adaptações. Mas quando o medo se transforma em transtorno de ansiedade, a pessoa passa a apresentar em seu comportamento sinais de que algo está muito errado. E precisa de ajuda!

 

Frio na barriga, alterações repentinas de humor, medo do fracasso ou de ficar sozinho, fadiga, dificuldade para dormir, comer exageradamente, preocupação excessiva com o futuro, melancolia, angústia, tristeza, busca irracional pela perfeição, vertigens, taquicardia, falta de ar… A lista dos sintomas tanto no corpo quanto na mente é enorme, e nos dá uma ideia do sofrimento da pessoa com transtorno de ansiedade.

 

Então, gente, ansiedade não é frescura, mimimi, encenação nem desculpinha esfarrapada. Esses adjetivos desqualificantes só fazem com que muitos dos que sofrem de ansiedade se fechem por medo de julgamentos e outros aspectos que contribuem para a piora do quadro. Antes da pandemia, esse transtorno emocional afetava 19 milhões de brasileiros. Agora, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Covid-19 contribuiu para que esse cenário se agravasse ainda mais.

 

Ansiedade é um problema social. E uma questão de saúde pública. Se não tratada, pode levar ao alcoolismo, uso de drogas, depressão profunda, incapacidade funcional e até suicídio. Precisamos derrubar o tabu que se trata de chilique ou falta de fé, como desdenham alguns por aí. O ex-jogador de futebol Cicinho, com passagens por vários times e Seleção Brasileira, passou do medo para ansiedade, da ansiedade para depressão profunda e da depressão profunda mergulhou no alcoolismo. Foram dez anos recusando-se a acreditar que tinha um sério problema de saúde mental. Felizmente, encorajado e apoiado por amigos e familiares, procurou ajuda profissional e hoje está de bem com a vida. 

 

Quando a saúde mental está abalada, o efeito pode ser catastrófico. Foi isso o que aconteceu dias atrás com 26 estudantes de uma escola estadual em Recife. Com falta de ar, tremor, taquicardia, crise de choro e desmaios, eles foram acometidos por uma angústia incontrolável coletiva. Várias equipes do Samu foram deslocadas para o colégio para socorrê-los. Nenhum deles, aparentemente, tinha histórico de ansiedade.

 

Aliás, não existe, necessariamente, um fator que desencadeia o transtorno, são vários os fatores que estão a adoecer nossa saúde mental. As pressões do dia a dia, os fatos inesperados, os conflitos, enfim, desafios que acabam gerando uma sobrecarga emocional que mina o bem-estar da nossa mente. Por causa da pandemia, foram mais de dois anos de afastamento das aulas presenciais, do trabalho, do convívio social. Acrescido a isso vieram o luto, o desemprego em alta, o despejo, a inflação, o custo de vida elevado, a desesperança e a dificuldade de compreender o momento que atravessamos. Mudança brutal de nossas rotinas.

 

O que esses estudantes do Recife tiveram, assim como tantos outros milhões de habitantes do planeta, não foi frescura nem chilique, mas o resultado de um mundo moderno, que traz muitos desafios e que exige cada vez mais das pessoas. E isso acrescido de uma pandemia que trouxe mais desafios, cobranças e mudanças bruscas de comportamentos. O serviço público de Saúde, através dos Caps (Centros de Atenção Psicossociais (Caps), é referência no trato da saúde mental, mas entendo que em casos como o ocorrido no Recife, principalmente nestes tempos de pós-pandemia, seria importantíssimo ter psicólogos nas escolas para acudir os alunos em momento de estresse emocional.

 

Também considero importante massificar a divulgação de que a ansiedade é o mal do século e que atinge pessoas de todas as classes sociais e diferentes faixas etárias, afligindo a sociedade como um todo. A ginasta norte-americana Simone Biles, a tenista japonesa Naomi Osaka e o nadador americano Michael Phelps vieram a público revelar que não são super-heróis nem imbatíveis e que sofrem do transtorno da ansiedade. Cada qual à sua maneira, eles pediram aos fãs, técnicos e patrocinadores apoio, respeito e compreensão a seus limites de força física e mental.

 

Eles, assim como todos nós, sofrem cobranças. Muitas vezes encaramos a cobrança como se fosse o último ato de nossas vidas. Não somos máquinas, somos humanos, falhamos, somos imperfeitos e temos de aprender a lidar com as nossas imperfeições. Ansiedade não é frescura nem mimimi. Então, tudo bem se não estiver bem. Mas peça ajuda. Não se feche, não deixe que a ansiedade te domine e te derrube. Ansiedade tem cura!

Renata Abreu é presidente nacional do Podemos e deputada federal por São Paulo

 

 


NOTA SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA UFRGS NA REVISÃO DO PLANO DIRETOR

Os  governos  -  sejam  locais,  estaduais  ou  nacionais  -  perdem  quando  não  aproveitam  o  patrimônio 

 intelectual  das  universidades  para  somar  à  criação  de  políticas  públicas  qualificadas.  Nesse  sentido,  a  Prefeitura  de  Porto  Alegre  não  teve  dúvidas  em  buscar  a  parceria  da  Universidade  Federal  do  Rio  Grande  do Sul (UFRGS) para contribuir no processo de revisão do Plano Diretor da Capital. 

Desde 2020 ,  o  Município  tenta  firmar  acordo de   cooperação  técnica  com  a  instituição,  com  aporte 

 de  recursos  para  pesquisas  e  demais  produções  científicas,  por  entender  que  a  equipe  tem  muito  a  agregar  com  conhecimento  a  uma  proposta  com  potencial  de  transformar  o  desenvolvimento  da  cidade.  Cabe  resgatar  que,  por  legislação  federal,  o  Plano  Diretor  deve  ser  atualizado  a  cada  dez  anos;  o  de  Porto Alegre data de outubro de 2010. Portanto, estamos atrasados. 

 A  proposta  da  prefeitura  seguiu  trâmites  internos  no  âmbito  da  UFRGS,  sob  o  nome  de  Interação 

 Acadêmica  (IAP)  nº  1592.  No  processo,  a  prefeitura  prestou  todos  os  esclarecimentos  solicitados.  A  UFRGS,  então,  formulou  duas  propostas  de  trabalho,  sendo  oportunizada  à  prefeitura  a  escolha  de  qual  se  enquadraria  melhor.  A  definição  foi  formalizada  pela  Secretaria  do  Meio  Ambiente,  Urbanismo  e  Sustentabilidade (Smamus) em 9 de março de 2021 – há mais de um ano. 

 Para  ser  assinado,  o  acordo  precisa  ser  aprovado  em  sessão  do  Conselho  Universitário ( Consun).  Mesmo  com  pareceres  favoráveis  da  Procuradoria-Geral  do  Município,  da  Controladoria  e  do  CIUS  -  órgão  técnico  que  serve  de  apoio  ao  Conselho  Universitário  -,  ainda  não  houve  deliberação.  Em  duas  reuniões  do  Consun  foram  feitos  pedidos  de  vista,  atrasando  a  apreciação.  Por  fim,  mesmo  na  pauta  da  sessão do último dia 8 de abril, não houve quórum para votação. 

 A  gestão  mantém  diálogo  transparente  com  a  reitoria  da  universidade,  que  sempre  se  posicionou 

 apta  a  contribuir  nas  causas  caras  à  comunidade.  Infelizmente,  a  mesma  disposição  não  se  verifica  na  atuação  do  Conselho  Universitário,  que  posterga  sem  explicação  a  autorização  para  avançarmos  na  parceria.  O  desenvolvimento  de  Porto  Alegre  não  pode  esperar.  Assim,  se  nos  próximos  dias  o  tema  não  for  votado,  a  prefeitura  entenderá  que  não  há  interesse  da  universidade  em  contribuir  neste  projeto  e  dará prosseguimento ao trabalho de revisão do Plano Diretor de outras formas. Perde a cidade. 

 Sebastião Melo 

 Prefeito de Porto Alegre 

 Germano Bremm 

 Secretário Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) 


PoderData: Sem Moro, Bolsonaro já empata com Lula em nova pesquisa

Pesquisa PoderData realizada de 10 a 12 de abril de 2022 mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 40% das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%. A diferença de 5 pontos percentuais entre os 2 candidatos é a menor registrada pelo PoderData em 2022. Em novembro de 2021, Lula chegou a marcar 34% contra 29% de Bolsonaro em 1 dos cenários testados, com uma lista de candidatos diferente da atual. Poder360 todos os dias no seu e-mail concordo com os termos da LGPD. 

Nesta rodada, o PoderData retirou o nome do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro da lista de pré-candidatos testados. O ex-juiz está no União Brasil, sigla que anunciou nesta 3ª feira (12.abr.2022) como candidato ao Planalto Luciano Bivar. A saída de Moro do páreo favoreceu Bolsonaro. O atual presidente variou 3 pontos para cima em 15 dias. Lula oscilou 1 para baixo. As duas variações foram na margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os nomes da chamada “3ª via” seguem distantes de Lula e de Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) pontua 5%. Logo atrás, empatados na margem de erro de 2 pontos percentuais, estão João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), com 3% cada 1, e Simone Tebet (MDB), com 2%.

Da rodada anterior para esta, foram retirados da pesquisa os nomes de Sergio Moro (União Brasil) e de Eduardo Leite ­(PSDB), que é filiado ao PSDB, partido no qual João Doria segue como pré-candidato oficial. O PoderData também incluiu na pesquisa os nomes de José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU) e Sofia Manzano (PCB.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 10 a 12 de abril de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 322 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-00368/2022.

PoderData: Sem Moro, Bolsonaro já empata com Lula em nova pesquisa

Pesquisa PoderData realizada de 10 a 12 de abril de 2022 mostra que Lula (PT) tem 40% das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%.

A diferença de 5 pontos percentuais entre os 2 candidatos é a menor registrada pelo PoderData em 2022. Em novembro de 2021, Lula chegou a marcar 34% contra 29% de Bolsonaro em 1 dos cenários testados, com uma lista de candidatos diferente da atual.

Os nomes da chamada “3ª via” seguem distantes de Lula e de Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) pontua 5%. Logo atrás, empatados na margem de erro de 2 pontos percentuais, estão João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), com 3% cada 1, e Simone Tebet (MDB), com 2%.

CLIQUE AQUI para ler toda a pesquisa.

PoderData: Bolsonaro tem 53% do voto evangélico no 1º turno

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ganharia as eleições presidenciais em 1º turno se elas fossem realizadas entre evangélicos –e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiria o mesmo entre católicos. A informação é de pesquisa PoderData feita de 10 a 12 de abril de 2022. 

Hoje, o atual presidente da República tem 53% das intenções de voto dos eleitores evangélicos em um eventual 1º turno. O petista marca 24% no segmento religioso.

Semana passada teve menor número de mortes pelo vírus chinês no mundo desde início da crise

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou, nesta quarta-feira, que o mundo teve, na semana passada, o menor número de mortes pelo vírus chinês desde o início da crise sanitária. 

Tedros, no entanto, alertou que este não é o momento de “baixar a guarda”, uma vez que muitos países ainda enfrentam repique no número de casos da doença.

Vendas do comércio crescem 1,1% em fevereiro

O volume de vendas do comércio varejista saltou 1,1% em fevereiro, a segunda alta seguida após a elevação de 0,8% verificada em janeiro, mostram dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo IBGE. 

Com a variação apresentada pela PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), o setor figura 1,2% acima do patamar pré-pandemia e 4,9% abaixo do pico da série, alcançado em outubro de 2020.

No acumulado do primeiro bimestre, o varejo acumula variação negativa de -0,1%. Já nos últimos 12 meses, o segmento cresceu 1,7%.

ERS 403 terá novo trecho asfaltado a partir de maio

Uma das principais obras rodoviárias da região Central do Estado terá mais uma etapa concluída. A partir de maio, os usuários da ERS 403, entre Cachoeira do Sul e Rio Pardo, poderão circular por mais quatro quilômetros de estrada asfaltada.

Os serviços mais avançados estão entre os km 21 e 25, próximo ao limite dos dois municípios. Nesse trecho, o pavimento já está quase pronto e, posteriormente, receberá sinalização. As ações são executadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

Senador Girão denuncia escrachada militância política de ministros do STF

 Esta gente está sob suspeição para presidir as eleições. 

Este vídeo é da Folha Política.

Anti-dica do editor - Ao meio dia, não vá prestigiar Temer no almoço da Lide

Daqui a pouco, os sócios da Lide que se atreverem a perder tempo, poderão ouvir Michel Termer.

De lambuja, ainda terão que aturar a mediação do ex-deputado Carlos Marum.

Temer e Marum, ambos do MDB, acham que valem muito mais do que valem politica e eleitoralmente.

Novo governador gaúcho já prepara sua primeira viagem inútil ao exterior

O governador Randolfo Vieira Júnior já programou sua primeira viagem inútil ao exterior.

Irá para a abominável Colômbia, com ênfase em Medellin, a sede do cartel de Pablo Escobar.

Será no mês que vem.

Como o presidente da Assembleia será candidato, a presidente do TJRS virará governadora.

Servidores de Porto Alegre terão reajuste de 7%. 4% serão pagos dia 29.

 A  prefeitura de Porto Alegre confirmou reajuste de 4% para seus servidores. O pagamento sairá este mês, dia 29.

Em agosto, sairão mais 3%. 

Onde está Wally ?

Há 13 dias ele renunciou e foi embora para São Paulo.

E não voltou mais.

Nem olhou para trás.

Opinião do editor - Segurança Pública: fim da pandemia desmascara números edulcorados pelo governo Eduardo Leite

O fim da pandemia começa a desmascarar a desastrosa gestão da segurança pública durante a gestão de Eduardo Leite, que edulcorou números favoráveis ocorridos durante os dois anos da crise sanitária, mas que pouco fez de estrutural para garantir a vida e o patrimônio dos gaúchos.

Os números de novos crimes são assustadores.

Em apenas 30 dias (14 de março a 13 de abril), foram assassinados 25 cidadãos na Capital, apenas identificados como vítimas da guerra de facções criminosas. Assassinatos, furtos e roubos aumentaram em proporções geométricas em várias cidades do RS.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Crime anda à solta no RS

O fim da pandemia começa a desmascarar a desastrosa gestão da segurança pública durante a gestão de Eduardo Leite, que edulcorou números favoráveis ocorridos durante os dois anos da crise sanitária, mas que pouco fez de estrutural para garantir a vida e o patrimônio dos gaúchos.

Os números de novos crimes são assustadores.

Em apenas 30 dias (14 de março a 13 de abril), foram assassinados 25 cidadãos na Capital, apenas identificados como vítimas da guerra de facções criminosas. Assassinatos, furtos e roubos aumentaram em proporções geométricas em várias cidades do RS.

Apenas hoje é que o governo mexeu peças importantes para circunscrever os crimes das facções da Grande Porto Alegre, implementando a Operação Fatura, que transferiu 10 líderes criminosos das prisões onde se encontram. 

Isto não basta.

O próprio prefeito Sebastião Melo já esteve com o governador Randolfo Vieira e pediu mais proteção. Randolfo, no entanto, do alto da sua ilha da fantasia piritinável, diz que as coisas estão se ajeitando.

Não é verdade.

TSE manda PSL devolver quase R$ 1 milhão

 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desaprovou, ontem, a prestação de contas do diretório nacional do PSL (atual União Brasil) referente ao exercício financeiro de 2016. Com a decisão, o partido deverá devolver R$ 970 mil aos cofres públicos por irregularidades na aplicação de recursos do Fundo Partidário, dinheiro público destinado à manutenção das legendas. 


Entre as inconsistências encontradas estão uso de recursos do fundo sem documentação comprobatória, pagamento de impostos, recebimentos de recursos de origem não identificada, além da falta de aplicação do percentual mínimo de 5% em programas de participação da mulher na política. 


Durante o julgamento, a advogada Marilda Silveira, represente da legenda, disse que o partido cumpriu a legislação e que os gastos podem ser comprovados por meio de notas de prestação dos serviços.


Marilda também citou divergências entre o plenário do TSE e a área técnica do tribunal sobre os documentos que devem ser apresentados para comprovação. 


“Se a Corte compreender que o contrato e a nota fiscal descritiva não são suficientes que se esclareça para o futuro quais são os documentos suficientes para cada caso concreto, porque o partido não tem segurança nem no curso da prestação de contas e nem no momento de prestação de contas”, afirmou. 


Na semana passada, o TSE condenou o PROS a devolver R$ 11 milhões ao erário. Segundo o TSE, entre as irregularidades nas contas do partido estão a compra de uma aeronave de R$ 400 mil e máquinas e materiais para a montagem de uma indústria gráfica, no valor de R$ 4 milhões. Foram também apontadas irregularidades com relação a imóveis e despesas de viagem.