Pontal prepara entrega de parque para a cidade

Figurando entre as dez cidades mais arborizadas do Brasil, Porto Alegre se prepara para receber um importante “presente”: o Parque Pontal. A entrega acontece em cerimônia oficial no sábado, dia 26 de novembro, às 10h, e contará com a participação dos empreendedores, autoridades políticas e convidados. A partir das 12h, será aberto para o público.  

 

Com seus 29 mil m² de área verde, o novo parque público chega com a proposta de fazer um convite não só aos porto-alegrenses, mas a todos que passam pela orla do Guaíba: se conectar com a natureza em busca de qualidade de vida e contemplação.  “A estimativa é que mensalmente, 1,3 milhão de pessoas circularão pelo parque. Será um espaço de lazer e entretenimento para a família inteira”, afirma o sócio-diretor da SVB Par, Angelo Boff.  

 

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, o Parque Pontal é um exemplo de como o poder público e a iniciativa privada podem trabalhar juntos criando excelentes áreas de lazer para a população. “O espaço resgata a história, traz obras de arte e cria uma bela conexão com o Guaíba. Quem ama nossa cidade vai se encantar”, declara.  

 

  

Complexo Pontal. Foto: Patrick Carrion. 

 

Construído com recursos privados dos empreendedores do Complexo Pontal (SVB Par, Melnick e Leroy Merlin), o Parque Pontal será mantido por estas empresas.  Sua área foi doada oficialmente à Prefeitura de Porto Alegre, e seu projeto foi aprovado pelas Secretarias responsáveis, além do EPHAC e IPHAN.  

 

Características inéditas, como um sítio arqueológico e um museu a céu aberto, o tornam único. Há também uma trilha interpretativa do Memorial do Estaleiro Só, composto por painéis com fotos, descritivos, áudios e vídeos que relatam momentos importantes da indústria naval. “A cabeça de um dos pilares de um ramal ferroviário do asseio público é apresentada através de uma janela arqueológica, contando um pouco da história dessa região”, destaca o diretor Corporativo da SVB Par, Ricardo Jornada.  

 

Âncora natural do Pontal Shopping – que inaugura em abril de 2023, o parque vai oferecer para a comunidade pistas para caminhadas, áreas e equipamentos diversos para fitness ao ar livre, ginástica para a melhor idade e atividades físicas em geral, grandes gramados, mirantes para apreciação da natureza, píer sobre o rio, 700 metros de orla, e algumas escadarias para contemplação do famoso pôr do sol do Guaíba.  Contará, ainda, com uma maquete que permitirá a visualização de como era a fábrica do Estaleiro Só que existia no local, resgatando parte da história de Porto Alegre da década de 50, que também poderá ser acessada através de QR Codes adicionados em alguns painéis.  

 

A interação com o público infantil é um dos pontos fortes do Parque Pontal. As crianças poderão brincar com um puzzle naval, um navio “afundado” e playground temático: uma área com brinquedos infantis, que recebeu tratamento especial com piso de borracha reciclada de pneus. Para registrar os bons momentos, pontos para selfies estarão à disposição dos visitantes.  

 

Pensando em que vai passar o dia curtindo o novo espaço de lazer dos gaúchos, haverá bicicletário, estacionamento coberto, bancos, lixeiras e modernos sanitários. E para quem for aproveitar o final de tarde, a iluminação e a segurança, com câmeras interligadas ao centro de comando da Prefeitura de Porto Alegre cobrem toda a área. Também haverá um ponto fixo para viatura da Brigada Militar e Guarda Municipal. “Nosso objetivo é entregar para a população um espaço onde possam viver o melhor da nossa cidade, junto à natureza e em frente ao nosso principal cartão postal: o Guaíba. E tudo isso com tranquilidade, num lugar lindo”, destaca o idealizador de todo o Pontal, o presidente da SVB Par, Saul Veras Boff.  

 

O vice-presidente de operações da Melnick, Marcelo Guedes, falou do orgulho em fazer parte de uma entrega tão importante para Porto Alegre. “O Parque Pontal é um local marcante para a cidade. Muito mais que uma obra concluída, representa um fortalecimento da relação das pessoas com os espaços urbanos”, diz o executivo, que completa: “O local vai reaproximar ainda mais a população da Orla”. 

 

Em evidência no parque público, um marco promete prender a atenção das pessoas: o “Monumento Inter-religioso”, que foi 100% financiado pela ONG KAICIID – Dialogue Centre. Idealizado pelo rabino Guershon Kwasniewski e assinada pela artista Ivone de Fátima Torzeschi, a escultura com mais de 750kg representa duas mãos em sinal de reza e meditação, apoiadas acima de um globo terrestre com os símbolos de várias religiões e a palavra Paz em diferentes línguas. “Globalizemos o amor e a paz. Juntemos as mãos em sinal de reza e meditação por um mundo melhor”, pede o religioso, que completa: “Fico feliz em contribuir com uma iniciativa para a cidade que me acolheu há quase três décadas e que, este ano, comemorou seu 250º aniversário”.  

 

As árvores nativas do parque receberam complementação vegetal, acompanhando os caminhos tortuosos do terreno litorâneo. Para dar maior durabilidade aos dois píeres, que terão ampla circulação de pessoas, foi realizado um tratamento especial e adicionada uma proteção lateral, os guarda-corpos. Os cabeços de amarração dos navios, carinhosamente chamados de shreks, foram originalmente preservados, tal qual existiam na época do Estaleiro Só. 

 

            Outra contrapartida dada à cidade pelos investidores do Pontal é a Rua Dr. Lya Pires, construída entre o parque e o empreendimento. Ela dá acesso à entrada do hotel e aos estacionamentos do Shopping.  “Tudo foi pensado para funcionar bem. Quem vier ao Parque Pontal poderá aproveitar um pouco do que a nossa cidade tem de melhor, com a vista mais bonita que temos: o nosso amado Guaíba”, finaliza Saul Boff.  

 

Ficha Técnica do Pontal:  

 

Dados do Parque Pontal: 

Área total do Parque: 29 mil m² 

Revitalização: 700 metros de orla do Guaíba  

Projeto Urbanístico e execução: arquiteto e urbanista Guilherme Takeda, segundo diretrizes emitidas pela Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade – SMAMUS


Nenhum comentário:

Postar um comentário