Opinião do editor

 Ainda existem muitos pontos obscuros em relação ao resgate de 5 asilados venezuelanos que se encontravam há mais de um ano retidos na embaixada da Argentina em Caracas, que atualmente encontra-se sob guarda do governo do Brasil, já que os governos de Maduro e Milei romperam relações e o governo brasileiro foi convidado pelo governo argentino para cuidar dos seus interesses em Caracas.

1o obscuridade

Os comunicados dos governos dos EUA e da Argentina não esclarecem como se deu o resgate dos asilados, mas falam apenas em "resgate épico" e outras grandiloquências do gênero. Argentina e EUA não mantêm relações diplomáticas com a Venezuela. É óbvio que a operação de resgate contou com a participação de diplomatas, mas foi realizada por agentes de segurança de altíssimo preparo em operações especiais, embora ninguém fale sobre isto até este momento.

2a obscuridade

Qual o papel que jogou o governo do Brasil, já que a embaixada argentina está sob sua guarda. O Itamaraty tirou nota para dizer que não teve participação "ativa". O fato é que no prédio, no momento do resgate, nenhum representante brasileiro estava no local. É certo que o governo do Brasil participou da articulação, mesmo que sua atuação tenha sido por inatividade, porque não fosse destaforma, o Itamaraty teria protestado pela violação de espaço diplomático sob sua guarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário