Ações gratuitas na Redenção chamam atenção sobre AVC


       Iniciativa também marca início de programa de educação sobre AVC nas escolas, inédito no Brasil
       
      Uma a cada quatro pessoas sofrerá um acidente vascular cerebral (AVC) na vida. No Brasil, são cerca de 400 mil casos ao ano; no Rio Grande do Sul, 15 mil. E é para entender melhor essa doença indesejada, detectar sinais e diminuir riscos que o Hospital Moinhos de Vento promoverá ações integradas neste domingo (27), no Parque da Redenção. Das 9h às 15h, atividades físicas, lúdicas e de atendimento marcarão o início da Campanha Mundial de AVC em Porto Alegre. A iniciativa será realizada em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, Rede Brasil AVC e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
       
      Para a neurologista Sheila Martins, chefe do Serviço de Neurologia da instituição, é preciso democratizar o acesso à informação e, também, formar indivíduos como agentes de prevenção. "Devemos orientar as pessoas para que elas saibam como agir quando alguém próximo está sofrendo um AVC”, explica. Segundo a especialista, são dois milhões de neurônios que morrem a cada minuto sem socorro. “Por isso, o atendimento precisa ser rápido, assim que surgirem sintomas como alteração para falar ou paralisia parcial ou total. Com agilidade podemos evitar sequelas e a morte."
       
      A Corrida e a Caminhada contra o AVC serão acompanhadas por ações gratuitas de verificação de pressão, peso e altura, avaliação de riscos e orientações com profissionais da saúde. Também será apresentado o aplicativo Riscômetro de AVC, que auxilia a avaliação do risco de AVC e como preveni-lo. A programação segue com dança, palestras e sessão de autógrafos do livro “Tinha um AVC no meu caminho”, de Rafael Silveira.
       
      AVC como assunto de aula
      Porto Alegre será a primeira cidade do Brasil a implantar o programa internacional da Iniciativa Angels, da Boehringer Ingelheim e endossado pela World Stroke Organization, que já existe em alguns países desenvolvidos. Na prática, significa capacitar crianças a saber como agir diante do AVC de um familiar, detectando características físicas e chamando socorro. O trabalho começará na próxima semana, na escola municipal Vereador Carlos Pessoa de Brum, do bairro Restinga. Inicialmente, serão 125 alunos formados. O projeto piloto prevê cinco encontros por escola.
       
      O treinamento será ministrado pela neurologista Sheila Martins e mais 12 voluntários, entre enfermeiros e acadêmicos de Medicina. As professoras da rede pública também participarão da formação.
       
      Porto Alegre é referência
      Dos 65 hospitais que possuem centros de AVC no país, 16 estão na Região Metropolitana de Porto Alegre – todos capacitados pelo Hospital Moinhos de Vento, que é referência nacional. Trata-se do maior programa brasileiro de atendimento e tratamento, plenamente de acordo com as normas internacionais e habilitado conforme critérios do Ministério da Saúde.
       
      Atualmente, 100% das equipes do SAMU estão treinadas para este atendimento, assim como a rede de atenção básica. A capital gaúcha recentemente foi indicada pela World Stroke Organization como referência para países em desenvolvimento pela atuação. Uma equipe da BBC de Londres virá à capital na próxima semana para colher imagens e depoimentos, que se transformarão em case internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário