Opinião - Apagão e CPMI podem implodir o sistema de previdência social do Brasil
São inaceitáveis as sucessivas e inexplicáveis falhas no sistema informatizado do INSS e que não são resolvidas há várias semanas por pura incompetência do governo lulopetista. Milhões de segurados, sobretudo idosos, vivem dramas todos os dias ao procurarem sem sucesso as agências.
O INSS, além deste problema terrível de má gestão lulopetista, enfrenta investigações corrosivas na CPMI do INSS. Isto tudo - apagão e CPMI - poderá implodir o sistema brasileiro de previdência social.
Os segurados que procuram as agências, voltam para casa em razão da impossibilidade de identificar digitalmente cada cidadão — pré-requisito para grande parte dos serviços prestados, inclusive sobre a roubalheira dos descontos promovidos por sindicatos e ONGs.
O problema se arrasta desde 19 de janeiro e começou com o aplicativo digital Meu INSS, que icou fora do ar até o dia 1o, alegadamente para manutenção.
Outras atribulações recentes, como o tamanho recorde da fila de espera por análise de benefícios e a fraude bilionária envolvendo descontos irregulares, indicam que o órgão precisa aprumar sua gestão com urgência. Nesta sexta-feira, a Globonews revelou que servidores do instituto relatam instabilidades constantes que inviabilizam serviços como fornecimento do certificado do tempo de contribuição e revisão de benefícios.
Nada disto é recente. No ano passado, 3 milhões de pessoas aguardaram análise dos seus pedidos de aposentadorias e pensões.
.