Artigo, Sérgio Colle - A bárbarie da UFSC

Com uma trajetória acadêmica de quase cinco décadas na Universidade Federal de Santa Catarina, o professor Sergio Colle, do Departamento de Engenharia Mecânica, é um dos novos membros da Academia Nacional de Engenharia.

A barbárie na UFSC está sendo consolidada por uma quadrilha de medíocres sem paralelo histórico,liderada por um reitor medíocre e eleito por voto universal ,em campanha politiqueira, levada a efeito por alunos militantes esquerdistas  vagabundos, funcionários oportunistas e professores militantes de esquerda de currículo árido.

A barbaridade exposta nos vídeos que viralizam na internet é tão somente mais um desserviço a se somar a outros, protagonizados por aqueles que  não mais respeitam os direitos de quem paga os impostos e os sustenta.

Um novo parlamento conservador deve ter a responsabilidade  de aprovar um projeto de reforma universitária estrutural e de avanços via carreira funcional, de modo suprimir cursos dispensáveis ,  valorizar currículos e promover o  poder de mando a quem tem valor acadêmico. Nessa reforma, deve-se suprimir eleições para reitor, adotando-se modelos considerados de sucesso nas 750 universidades de referência no mundo, grupo seleto e classificado do qual a UFSC está remotamente distanciada.

A continuar esse descaso, a UFSC e as universidades  estatais continuarão sendo tão somente  um encargo aos pagadores dos impostos alem do que,virtuais escolas de má formação acadêmica ,a serviço da militância esquerdista no Brasil.

Trump nomeia Tony Blair para comandar o Conselho de Paz de Gaza

O presidente Donald Trump nomeou nesta sexta-feira o secretário de Estado, Marco Rubio, e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, como membros fundadores do "conselho de paz" em Gaza, informou a Casa Branca. Blair, na prática, será o CEO. O republicano também incluiu seu enviado especial Steve Witkoff, seu genro Jared Kushner e o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, entre os integrantes do "conselho executivo fundador" de sete membros, segundo um comunicado. O próprio Trump presidirá o órgão e espera-se que mais nomeações sejam anunciadas nas próximas semanas.A criação do conselho chega pouco depois do anúncio de um comitê tecnocrático palestino de 15 membros, encarregado de administrar a Faixa de Gaza no pós-guerra. O ex-vice-ministro palestino Ali Shaath vai liderar o comitê. O major-general americano Jasper Jeffers comandará a Força Internacional de Estabilização (ISF, na sigla em inglês) em Gaza.

Trump anunciou nesta quinta-feira a criação deste conselho, um elemento-chave da segunda fase do plano respaldado por Washington para pôr fim à guerra no território palestino.

O plano de paz para Gaza respaldado pelos Estados Unidos entrou em vigor pela primeira vez em 10 de outubro, o que facilitou o retorno de todos os reféns em mãos do Hamas e o fim dos combates entre militantes desse grupo e Israel.



Tecto confirma investimentos de R$ 200 milhões em novo data center de Porto Alegre

 Rio Grande do Sul será o primeiro Estado da região Sul a receber um cabo submarino de conexão internacional.

A empresa Tecto Data Centers confirmou, ontem, seu investimento de R$ 200 milhões para a implantação de um novo data center em Porto Alegre, o TPOA1. A companhia implementará o empreendimento no seu terreno de 33 mil metros quadrados, localizado no bairro Sarandi, onde será desenvolvido o projeto, que contará com 20 MW de potência total e será conectado ao cabo submarino Malbec, que conecta o Brasil à Argentina, ligando Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires e em breve Porto Alegre, atualmente em construção. Na primeira fase, prevista para entrar em operação no último trimestre de 2026, serão entregues 3 MW de capacidade.

O data center será destinado ao atendimento de big techs, empresas de conteúdo digital, provedores de cloud e clientes do mercado enterprise (grandes corporações).

Cabo

O cabo Malbec possui 2,5 mil quilômetros (km) de extensão e conecta as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires e em breve Porto Alegre com a inauguração da branch unit em 2027, que terá 280 km de extensão. Santiago do Chile também está conectada à rede Malbec por meio de uma conectividade terrestre com Buenos Aires. Além disso, a rede também interconecta Rio de Janeiro a Fortaleza, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos e Bermudas por meio da infraestrutura de 26 mil km de cabos submarinos da V.tal. Toda essa infraestrutura estará conectada ao novo data center TPOA1 e aos demais data centers da Tecto em Fortaleza, Ceará e Barranquilla, na Colômbia.

Gripe é mais forte em crianças e idosos

O Ministério da Saúde alertou para o aumento de doenças respiratórias no país e informou que idosos e bebês representam o maior número de consultas e internações, segundo o último relatório de Vigilância Sanitária.

Os vírus respiratórios que circulam atualmente no país afetam principalmente pessoas com mais de 60 anos e crianças menores de 2 anos.

Os idosos representam a maioria dos casos registrados , enquanto as crianças menores de 2 anos ocupam o segundo lugar , tornando-os os grupos etários com maior incidência de consultas e hospitalizações por infecções respiratórias.

Entre os vírus detectados em pacientes hospitalizados por infecções respiratórias agudas durante a última semana estão o rinovírus , SARS-CoV-2 , parainfluenza , influenza A (H3N2) , metapneumovírus , influenza A não subtipada, vírus sincicial respiratório e influenza B , de acordo com dados do sistema de vigilância.

Caso surjam sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal ou febre, o Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras faciais para reduzir a transmissão e a busca imediata de atendimento médico, especialmente em idosos, bebês e crianças pequenas.

Medidas de proteção

O Ministério da Saúde reiterou a importância de reforçar as medidas de prevenção para reduzir a propagação de vírus respiratórios , incluindo: usar máscara caso apresente sintomas , cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar , lavar as mãos frequentemente , ventilar espaços fechados e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas respiratórios .