Artigo,Darcy Ferancisco Carvalho dos Santos - Tarso Genro fez a pior gestão financeira no RS

O economista Samuel Pessôa fez  diversas críticas ao ex-governador Tarso Genro, que se sentiu incomodado, retribuindo com outras críticas, quando atribuiu também muitas das mazelas do Estado do RS ao ex-governador Sartori, acusando-o de ter feito a pior gestão financeira neoliberal da história gaúcha. Na realidade, quem fez essa pior gestão foi o ex-governador Tarso.

(...)

O  ex-governador Tarso costuma qualificar de neoliberal todos aqueles que defendem a responsabilidade fiscal, ou aqueles que entendem que o crescimento da despesa não deve superar, a menos eventualmente, o crescimento da receita, que tende seguir a expansão do PIB, que em 18 anos  no Brasil foi,   em um média anual,  de 2,3% e no RS 1,8%. 

No governo Tarso a despesa com pessoal cresceu 6,1%  ao ano, enquanto a receita expandiu apenas 2,4%, tudo em termos reais. A folha de pagamento de seu governo cresceu nominalmente 61%, enquanto a RCL cresceu 40% e a inflação foi de 27%. Além disso concedeu altos reajustes para serem cumpridos pelo governo seguinte, porque iniciavam em janeiro, maio e novembro de todos os anos de seu período, provocando um enorme desequilíbrio financeiro.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário