A oposição anunciou a convocação de uma ampla mobilização nacional diante da grave crise institucional que o país enfrenta, intensificada pelas denúncias envolvendo integrantes do Supremo Tribunal Federal e por fatos recentes que colocam em xeque a credibilidade da mais alta Corte do país.
Com ato central marcado para a Avenida Paulista, em São Paulo, a mobilização também ocorrerá simultaneamente em todo o Brasil, alcançando capitais e cidades do interior.
O movimento, denominado “Acorda Brasil”, busca canalizar a indignação popular e reforçar o clamor por transparência, respeito à Constituição e responsabilização das autoridades.
Em Porto Alegre, a manifestação está marcada para o domingo, 1º de março, às 15h, no Parcão.
Para o deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), a mobilização vai muito além de um único escândalo. “Não se trata apenas do caso do Banco Master, que por si só já representa um dos maiores escândalos de promiscuidade entre poder político, econômico e institucional que o país já viu. O que estamos assistindo é uma sucessão de crises: a CPI do roubo dos aposentados, os Correios completamente quebrados, denúncias de corrupção em série. Para onde se olha, há indícios de irregularidades, descontrole e falta de responsabilidade. O Brasil vive uma crise profunda, moral, institucional e econômica, e a sociedade precisa reagir”, afirmou.