Ômicron

  A variante Ômicron já foi detectada em 57 países, segundo a OMS. A cepa apareceu dia 24 de novembro na África do Sul. No Brasil, não existem informes sobre internações ou mortes.

Ela se dissemina rápido, mas é menos perigosa. Apenas 1% dos novos casos de infecção devem-se a ela e não há registro de mortes. De acordo com o documento, nos últimos 60 dias, dos 900 mil casos analisados pela rede global de laboratórios Gisaid (umas das redes de análise do SARS-CoV-2 com que trabalha a OMS), mais de 99% continuam a ser causados pela variante Delta e apenas 713 (0,1 por cento) pela Ômicron. Dos 212 casos confirmados em 6 de dezembro na União Europeia, todos foram classificados como assintomáticos ou leves.

Embora a nova cepa do coronavírus esteja se disseminando rapidamente pela África do Sul, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que ainda é cedo para tirar conclusões sobre a sua transmissibilidade ou o impacto no combate à pandemia em nível global. 

Na entrevista coletiva de ontem, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, disse que é muito cedo para conclusões sólidas em relação à variante."Existem também elementos que fazem pensar que a Ômicron provoca sintomas menos graves do que a Delta, mas também aqui é ainda demasiado cedo para haver certeza", afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário