Nota da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 09/12/2021

 Nota da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 09/12/2021



Após análise técnica e jurídica, o Ministério da Educação decidiu pelo arquivamento do pedido de destituição do reitor Carlos André Bulhões Mendes, encaminhamento feito pelo Conselho Universitário (Consun) no dia 13/08/2021. A decisão foi comunicada oficialmente à Universidade e ao Consun na manhã desta quinta-feira (9).

A manifestação do MEC reforça o fato de não ter ocorrido qualquer tipo de irregularidade nos atos do reitor ao promover a modernização administrativa da UFRGS — que reduziu despesas, otimizou ações e permitiu ampliar e fortalecer os serviços mais importantes no âmbito da reitoria.

A decisão do Ministério também vai ao encontro do parecer público assinado por quatro procuradores federais, em outubro, indicando equívocos do ponto de vista legal nas deliberações do Consun e opinando que elas deveriam ser tornadas sem efeito.

O reitor Carlos André Bulhões Mendes reitera que sempre acompanhou o fato com muita tranquilidade e com a convicção de ter tomado decisões corretas, tanto do ponto de vista legal, quanto operacional.

O reitor considera essa decisão importante para esclarecer os fatos e trazer mais tranquilidade ao trabalho da gestão. A reitoria seguirá empenhada em aproximar a UFRGS da sociedade, com uma agenda focada na qualificação das ações prestadas pela universidade, no fortalecimento o ensino superior e na atuação em benefício das comunidades, seja no enfrentamento à Covid-19, em projetos sociais ou nas diversas áreas onde a instituição é reconhecida pela sua excelência.

Em pouco mais de um ano de gestão, vários resultados importantes foram alcançados contemplando a UFRGS e a sociedade. Destacamos alguns deles: 

Diversas ações relacionadas à pandemia, que impactaram cerca de seis milhões de pessoas, como a aplicação de testes e da vacina contra o coronavírus, além da detecção de novas variantes do vírus.

Acordo relacionado a um dos maiores contratos da história da universidade, para capacitação de até 200 mil agentes de saúde de todo o país para atuar na prevenção e combate a endemias, numa parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems).

Iniciativas na área social, como o projeto de regularização fundiária envolvendo a comunidade de Portelinha, em Tramandaí, para beneficiar cerca de mil famílias.

Contatos permanentes com embaixadas e organismos internacionais que ampliaram as relações da UFRGS em questões envolvendo a cooperação com instituições de outros países.

Avanço em ações em áreas como inovação, ciência e tecnologia.

Retomada da aproximação com as entidades relacionadas à produção agrícola.

Crescimento da UFRGS com melhores posições em todos os recentes rankings mundiais de avaliação das universidades em todo o planeta. A UFRGS ocupa, hoje, por exemplo, a oitava posição em toda a América Latina no ranking britânico The Times Higher Education Latin America University.

Nenhum comentário:

Postar um comentário