A condenação de Zero Hora e de Rosane de Oliveira

Neste editorial da edição de hoje, o jornal Zero Hora, RBS, protesta com elegância e cheio de dedos com a condenação do diário e da sua editora de Política, a jornalista Rosane Oliveira, tudo porque ambos foram responsbilizados pela juiza Karen Bertoncello por suposto crime de opinião ao revelarem valores recebidos pela ex-presidente do TJRS, Irís Medeiros, autora da ação.

A secretária do Conselho Editorial, Marta Gleich (eu teria preferido que fosse o publisher Nelson Sirotsky) lembra que a "liberdade de imprensa não é trivial". E não é. Como escreve Marta: "É um princípio exercido a serviço da sociedade e um dos fundamentos da democracia".

A condenação de Zero Hora e de Rosane de Oliveira não é ponto fora da curva e se inscreve no âmbito do ambiente de insegurança jurídica que torna letra morta o princípio constitucional da liberdade de expressão.

CLIQUE AQUI para ler o editorial de Zero Hora.
CLIQUE AQUI, caso você não consiga ler no site do jornal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário