quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Artigo, Fábio Jacques - Delenda est Bolsonaro.

Editorial do Estadão: “Num vexame sem precedente, o presidente Jair Bolsonaro evitou a imprensa em Davos, cancelando uma entrevista e deixando jornalistas e cinegrafistas brasileiros e estrangeiros à sua espera numa sala do Fórum Econômico Mundial”.
O assunto Venezuela caiu para segundo plano. A derrubada de Maduro com apoio das maiores democracias do mundo deixou de ser assunto importante para os destinos daquele povo e até mesmo para a democracia mundial. No Brasil o assunto é o “Vexame do Bolsonaro”.
Anteontem Bolsonaro falou 6 minutos em Davos, a bolsa caiu e o dólar subiu, movimento financeiro atribuído ao fracasso de seu discurso. Ontem o dólar caiu e a bolsa bateu novo recorde. Qual a explicação? Bolsonaro desdisse o que disse na véspera?
Para a mídia brasileira, assuntos como as tensões internacionais entre EEUU e China, a polêmica do muro americano na fronteira com o México e até mesmo o trauma do Brexit foram eclipsados pela notícia de que Flávio Bolsonaro obteve maioria dos votos em 74 das 76 seções eleitorais da favela Rio das Pedras, o que me leva a crer que estão insinuando que todos os habitantes desta favela sejam bandidos.
Na Espanha o jornal El País publica a manchete “Bolsonaro anima a los ejecutivos de Davos a invertir em el nuevo Brasil” e a mesma reportagem vertida para o Brasil proclama: “O breve discurso de Bolsonaro decepciona em Davos” Interessante que se trata da mesma reportagem feita pela mesma Alicia Gonzáles. Terá havido um problema com o control c control v ou com corretor automático?
A verdade é que no Brasil qualquer notícia vai ser contra o governo Bolsonaro.
Leio, ainda, o site O Antagonista e constato que 90% dos comentários estão sendo contra o posicionamento claramente contra o governo Bolsonaro de seus editores.
A mídia que já perdeu o trem da história continua pensando que tem qualquer força como formadora de opinião enquanto o povo deixou de ser tolo e busca sua informação nas ondas da internet. Já não acredita mais nos velhos dinossauros da notícia que vão definhar e desaparecer por se tornarem cada vez mais publicações de fofocas com viés de esquerda. A Carta Capital já avisou que está parando de circular e no seu encalço virão muitos outros meios de comunicação privados do dinheiro fácil das burras estatais.
Como diria o Guri de Uruguaiana, no mundo “só se fala de outra coisa”.
O mundo olha o Brasil como um país de infinitas oportunidades e aqui o governo de 20 dias é considerado um completo fracasso. Um vexame.
Catão, o Velho, repetia persistentemente no final de todos os seus discursos "Ceterum autem censeo Carthaginem delendam esse" ou, simplificadamente, "Delenda est Carthago". Cartago tem que ser destruída.
No Brasil, muito distante das guerras púnicas dos anos 200 AC, o grito da mídia é “Bolsonaro tem que ser destruído”. Os romanos destruíram Cartago e dominaram o Mediterrâneo. Conseguirá a esquerda brasileira com sua mídia amestradas destruir Bolsonaro? Só o tempo dirá.
Duvido muito que isto venha a acontecer principalmente porque grande parte dos jornalistas dos grandes meios de comunicação já foram desmascarados como especialistas em control c control v. Não conseguem formar um raciocínio próprio e muito menos interpretar um texto ou uma tendência.  Seus notebooks têm apenas uma tecla e a eterna repetição já está saturando nossa paciência.
Se nem mais conhecem a língua portuguesa, como esperar que entendessem o que significa “Delenda est Bolsonaro”! Seria muita pretensão de minha parte.


- O autor é diretor da FJacques - Gestão através de Ideias Atratoras, Porto Alegre, e autor do livro “Quando a empresa se torna Azul – O poder das grandes Ideias”.
www.fjacques.com.br -  fabio@fjacques.com.br

Um comentário:


  1. Vídeos sobre SÉRGIO MORO:

    https://airtondirceulemmertz1979.blogspot.com/search?q=moro

    Notícias sobre OLAVO DE CARVALHO:

    https://airtondirceulemmertz1979.blogspot.com/search?q=olavo

    Imagens sobre BOLSONARO:

    https://airtondirceulemmertz1979.blogspot.com/search?q=bolsonaro

    Blog Portão de Notícias:

    https://airtondirceulemmertz1979.blogspot.com/search?q=MP4

    ResponderExcluir