Crédito rural saubsidiado

  A Secretaria do Tesouro Nacional suspendeu temporariamente as contratações de crédito rural nas linhas subsidiadas do Plano Safra 2021/22. A suspensão valerá a partir desta segunda-feira e se estenderá até o fim de fevereiro.

É a pior hora para suspender este tipo de crédito, pelo menos para o caso dos gaúchos, já que a safra de grãos de verão, a principal do ano, sofre perdas de dimensões catastróficas.

Os aumentos em sequência da taxa Selic, que chegou a 10,75% ao ano, elevaram os gastos do governo com a equalização dos juros nas operações de financiamento, o que fez com que os recursos se esgotassem mais cedo que o previsto. Segundo ofício que o Ministério da Economia encaminhou ontem (4/2) às instituições financeiras e que foi obtido pelo Valor, o dinheiro alocado no orçamento deste ano tornou-se insuficiente para a subvenção.

“A LOA [Lei Orçamentária Anual] 2022 foi aprovada com insuficiência das dotações orçamentárias que amparam os pagamentos de equalização de taxas de juros. Diante da atual insuficiência orçamentária para custear novas operações subvencionadas, determino a suspensão, entre 7/2/2022 e 28/2/2022, de novas contratações de financiamentos subvencionados”, diz o documento, assinado pelo secretário do Tesouro, Paulo Fontoura Valle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário