Vendas do varejo despencam em novembro

 Após um início de trimestre forte, a devolução de novembro mostra uma atividade em arrefecimento. Ainda assim, as vendas continuam em patamares elevados e devem fechar o ano indicando um forte desempenho do consumo das famílias. O resultado do comércio somado à queda da produção industrial divulgada ontem coloca ligeiro viés de baixa na projeção do PIB de 2024. 

Em novembro, as vendas do comércio varejista caíram 1,8%. O resultado foi aquém da mediana das projeções do mercado (-0,3%). 

Com relação ao mesmo mês de 2023, houve uma alta de 2,1%. 

A forte queda das vendas de veículos (-7,6%) foi o principal responsável pelo número mais fraco. O setor devolveu parte da forte alta de 8% em outubro, e as vendas continuam em patamares elevados. Ainda assim, as vendas do varejo excluindo veículos tiveram queda de 0,9% em novembro. 

Black Friday
Setores mais correlacionados com a Black Friday tiveram desempenho misto. As vendas de móveis e eletrodomésticos caíram 2,8% no mês enquanto equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação tiveram alta de 3,5%. Já as vendas de Vestuário aumentaram 1,4% em relação a outubro e 8% na variação anual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário