Estados do Sul discutem nova concessão da malha ferroviária

Leite não perde oportunidade e desta vez viajou para Floripa.

O governador Eduardo Leite, que é candidato ao Planalto ou ao Senado, viajou de novo e esteve ontem em Florianópolis, tudo para discutir de uma reunião técnica que discutiu a necessidade de um novo modelo de concessão para a malha ferroviária da região Sul do Brasil. O governador do Paraná, Ratinho Júnior, também candidato a candidato ao Planalto (como Leite, Ratinho também é do PSD) preferiu ficar em Curitiba.

Na audiência, foi debatido o futuro da concessão operada pela empresa Rumo, que controla 7,2 mil quilômetros de trilhos em quatro Estados. No caso do Rio Grande do Sul. dos 3.823 quilômetros originalmente concedidos, apenas 921 estão operacionais. A empresa já manifestou interesse em devolver parte da malha ferroviária gaúcha à União, mantendo apenas o trecho entre Rio Grande e Cruz Alta, considerado o mais rentável.

A proposta de antecipação da renovação da concessão por mais 30 anos, apresentada pela concessionária ao governo federal, é tratada com preocupação pelas equipes estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário