Rio Grande do Sul será o primeiro Estado da região Sul a receber um cabo submarino de conexão internacional.
A empresa Tecto Data Centers confirmou, ontem, seu investimento de R$ 200 milhões para a implantação de um novo data center em Porto Alegre, o TPOA1. A companhia implementará o empreendimento no seu terreno de 33 mil metros quadrados, localizado no bairro Sarandi, onde será desenvolvido o projeto, que contará com 20 MW de potência total e será conectado ao cabo submarino Malbec, que conecta o Brasil à Argentina, ligando Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires e em breve Porto Alegre, atualmente em construção. Na primeira fase, prevista para entrar em operação no último trimestre de 2026, serão entregues 3 MW de capacidade.
O data center será destinado ao atendimento de big techs, empresas de conteúdo digital, provedores de cloud e clientes do mercado enterprise (grandes corporações).
Cabo
O cabo Malbec possui 2,5 mil quilômetros (km) de extensão e conecta as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires e em breve Porto Alegre com a inauguração da branch unit em 2027, que terá 280 km de extensão. Santiago do Chile também está conectada à rede Malbec por meio de uma conectividade terrestre com Buenos Aires. Além disso, a rede também interconecta Rio de Janeiro a Fortaleza, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos e Bermudas por meio da infraestrutura de 26 mil km de cabos submarinos da V.tal. Toda essa infraestrutura estará conectada ao novo data center TPOA1 e aos demais data centers da Tecto em Fortaleza, Ceará e Barranquilla, na Colômbia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário