Em artigo em que prega “limites e responsabilidades“, na edição desta quinta-feira do jornal O Estado de S.Paulo, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) critica o “estrago institucional” e diz que “há tempo para reverter o desastre”.
O ex-presidente do Clube Militar do Rio de Janeiro que se lançou à política partidária afirma que mais do que uma crise sanitária e econômica, a pandemia pode vir a gerar uma convulsão social, que traria consequências de “segurança” ao país. Sendo a crise “política”, segundo Mourão, ela só pode ser enfrentada pela “ação do Estado”
“Para esse mal nenhum país do mundo tem solução imediata, cada qual procura enfrentá-lo de acordo com a sua realidade. Mas nenhum vem causando tanto mal a si mesmo como o Brasil. Um estrago institucional que já vinha ocorrendo, mas agora atingiu as raias da insensatez, está levando o País ao caos”.
AI-5
A primeira – e principal – crítica de Mourão é em relação à “praga da polarização”, em que começa a discorrer um ato aos moldes do AI-5, com repressão direta ao trabalho da imprensa.
“A imprensa, a grande instituição da opinião, precisa rever seus procedimentos nesta calamidade que vivemos. Opiniões distintas, contrárias e favoráveis ao governo, tanto sobre o isolamento como a retomada da economia, enfim, sobre o enfrentamento da crise, devem ter o mesmo espaço nos principais veículos de comunicação. Sem isso teremos descrédito e reação, deteriorando-se o ambiente de convivência e tolerância que deve vigorar numa democracia”, escreve Mourão.
O segundo ponto, segundo o general, é o que ele chama de “degradação do conhecimento político por quem deveria usá-lo de maneira responsável”.
“Governadores, magistrados e legisladores que esquecem que o Brasil não é uma confederação, mas uma federação, a forma de organização política criada pelos EUA em que o governo central não é um agente dos Estados que a constituem, é parte de um sistema federal que se estende por toda a União”.
Ante a essa proposta, Mourão enumera a “usurpação das prerrogativas do Poder Executivo” na sequência, com críticas diretas ao que o governo classifica como interferências no poder do presidente por “juízes de todas as instâncias e procuradores, que, sem deterem mandatos de autoridade executiva, intentam exercê-la”.
“‘Mitos Estados da Federação, ou não compreenderam bem o seu papel neste regime político, ou, então, têm procedido sem bastante boa fé’, algo que vem custando caro ao País”, citando obra do ex-ministro do STF no início da República, Amaro Cavalcanti.
Para finalizar, Mourão critica o prejuízo à imagem do Brasil no exterior decorrente das manifestações de personalidades que, tendo exercido funções de relevância em administrações anteriores, por se sentirem desprestigiados ou simplesmente inconformados com o governo democraticamente eleito em outubro de 2018, usam seu prestígio para fazer apressadas ilações e apontar o País ‘como ameaça a si lançamesmo e aos demais na destruição da Amazônia e no agravamento do aquecimento global’”.
Para ele, uma “acusação leviana que, neste momento crítico, prejudica ainda mais o esforço do governo para enfrentar o desafio que se coloca ao Brasil naquela imensa região, que desconhecem e pela qual jamais fizeram algo de palpável”.
Mourão diz que a “catástrofe do desemprego que está no horizonte”.
“Há tempo para reverter o desastre.Basta que se respeitem os limites e as responsabilidades das autoridades legalmente constituídas”.
Li o comentário, acho,o original, e estamos numa briga de cachorros loucos...BRASIL quebrado, é ruím para nós todos
ResponderExcluirO estrago já foi feito , passaremos por um período pos pandemia que muitos irão a falência, pois com as dívidas contraidas e com a demanda reprimida
ResponderExcluirto com Mourão.....
ResponderExcluirO recado foi dado
ResponderExcluirMourao foi lúcido . De fato.falta amor ao.pais pois preferem.estimatizar nossas nacaomperante o.mundo.pir interesses ideológicos e políticos. Em.pkena pandemia a suprema corte corre para tentar derrubar um.lresidente eleito e que não cometeu nenhum crime. Esperasse passar a pandemia para ir adian mas castigado ainda mais o sofrido povo desta nação são irresponsáveis os que deveriam.ter senso de compromisso. Politicos indecentes e juízes que não honram o compromisso.com a nação
ResponderExcluirAcredito que só com a força se colocará cada um no seu lugar, o momento é de união, mas eles não querem entender, então...
ResponderExcluirExcelente texto do general e vice presidente Hamilton Mourão, infelizmente os perdedores não entenderam q o nosso povo, ainda q lentamente está compreendendo q aqueles q diziam estar ao seu lado, apenas saquearam o erário público e não satisfeitos desejam usurpar o restante q ainda sobrou. TRAIDORES NÃO PASSARÃO e NÃO VOLTARÃO 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 Deus é fiel 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🇧🇷
ResponderExcluirAmbíguo, como sempre este Mourão!!! O historiador Marco Antônio Villa, dá uma boa "descascada" nesta sua fala. Vejam no blog do Villa no YouTube!
ResponderExcluirLucido.
ResponderExcluirRECADO EXTREMAMENTE ESCLARECEDOR,BEM EXPLICADO, LUCIDO, SEM AMEAÇAR MAS LEMBRANDO DA NECESSIDADE DE CADA UM FICAR NO SEDU QUADRFADO.
ResponderExcluirMAUS PERDEDORES DE MAU CARATER ESTÃO JOGANDO CONTRA O PAIS, SEM AMOR A PATRIA, SENTIMENTOS QUE A GLOBOLIXO TENTOU DESTRUIR MAS NÃO CONSEGUIU.LUTAREMOS PELO BOM COMBATE, JÁ DEMONSTRAMOS SAINDO DO SOFÁ E INDO AS RUAS, É BOM QUE ISSO SEDJA ENTENDIDO!
OS ELEMENTOS QUE PENSAM QUE VÃO TOMAR O PODER NA DESORDEM E NO CAOS QUE TENTAM IMPLANTAR,SAIBAM QUE A MAIORIA IMENSA DO POVO AMA O BRASIL, E VAI "TRABALHAR" FAZENDO O QUE PRECISAR PARA RECUPERAR AS DESGRAÇAS DOS ESQUERDISTAS E COMUNISTAS.
USANDO DE MIDIAS MODERNAS, URUBUS POLITICOS TENTAM USURPAR DE SUAS FUNÇÕES,DE SEUS CARGOS, INTERFERIR E CRIAR A DESORDEM, PENSEM DUAS VEZE:, NÃO COLOU O GOLPE E A ORDEM SERÁ DEFENDIDA A UNHA PELOS BRASILEIROS.
SAIBAM QUE TEM BRASILEIRO QUE AMA O BRASIL.
OBS.: O MUNDO HOJE COM A TECNOLOGIA ATUAL É BEM PEQUENO E DIFICIL DE SE ESCONDER. ANTIGAMENTE SAIAM DO PAIS E FICAVA POR ISSO MESMO,MAS HOJE OS QUE PENSAM E APRONTAR,ROUBAR E FUGIR,SAIBAM QUE COMO TEM "CAÇA NAZISTA" ELES TERÃO CAÇA PETISTA,CAÇA LADRÃO, E TODOS QUE TIVEREM APRONTADO.
É MELHOR NÃO!