Artigo, Gilberto Jaspers- Perdemos vidas e muito mais

          “O pessimista é um otimista bem informado”. 

Emprego este adágio com frequência por considerá-lo realista. Um ano inteiro de dor, luto, medo e disseminação generalizada de imagens de morte me levaram a crer que ser humano é uma espécie incapaz de exercer a solidariedade.

            Antes que ser apedrejado, explico que se trata de uma força de expressão. Toda generalização, além de burra, é injusta. Lamento, porém, que quem deveria espalhar ao menos um pouco de esperança e de cor no breu do pavor diário se locupleta da tragédia planetária.

             Os radicais de todas as ideologias, matizes e siglas continuam radicais. Ignoram a possibilidade de estarem – ao menos uma vez! - equivocados, além de desconhecer preceitos mínimos de convivência social hoje restrita ao smarphone.

            A covardia do anonimato – um fenômeno tradicional verificado nos estádios de futebol, onde um idiota na multidão incendeia milhares – adquiriu contornos de epidemia,  somada ao fenômeno digital das redes sociais, da radicalização onipresente.  

            Tente redigir, em qualquer plataforma/ferramenta digital, a pueril frase “eu gosto de água”. Em segundos sua “timeline” será invadida por ofensas, agressões e todo tipo de insultos. A isso se somará, também, raros elogios, mas que, ao final dos comentários, conterão uma alfinetada ofensiva contra os detratores.

            Lembram daquela insistente cobrança dos pais de outrora e que hoje está fora de moda? 

            - Meu filho, vem cá. Por acaso tu esqueceu as palavrinhas mágicas?

            “Bom dia”, “obrigado”, “por favor” e “desculpe”, entre outras expressões, tornaram-se sinônimo de pieguice, ingenuidade, atitude de ingênuos.

              O bombardeio das funestas estatísticas onde o índice de recuperados figura em letras miúdas nos noticiários (embora supere os 90%) deprime, entristece, endurece corações, nos faz  insensíveis devido  à transformação da tragédia em produto. São mercadorias da política, da grande mídia, da manipulação de informações e do não direito ao contraponto.

             A ampla defesa e o direito ao contraditório estão sepultados. Ligue o rádio, a TV, leia. Todos denunciam, investigam, julgam, impõem o veredito, aplicam a pena. Triste mundo este nosso que já clamou por liberdade. Depois de atingir este objetivo retrocedeu aos tempos medievais da opinião única.


Nenhum comentário:

Postar um comentário