Mès do aleitamento materno

  

SBP celebrará Agosto Dourado 2021 com lives, podcasts e muitas outras ações em defesa do aleitamento materno 


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) celebrará no próximo mês o Agosto Dourado, dedicado ao aleitamento materno no Brasil. Com o slogan "Aleitamento materno: pediatra, faça a diferença", a entidade elaborou uma série de ações que englobam a realização de lives; nova edição do curso EAD; quatro novos podcasts para a revista Residência Pediátrica (RP); cards com ações das filiadas; publicação de vídeos com depoimentos de pediatras e de mães; entre outras. 

As atividades da SBP estão em consonância com o tema deste ano da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), "Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos". A temática foi definida pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês), que anualmente comemora a semana do aleitamento em todo o mundo, entre os dias 1º e 7 de agosto. A partir disso, o Departamento Científico de Aleitamento Materno (DCAM) da SBP criou suas ações destacando a responsabilidade do pediatra no aleitamento materno. 

"No tema deste ano, a WABA tomou como princípio que o aleitamento materno é um direito humano que precisa ser respeitado, protegido e cumprido por todos. Nós, da SBP, entendemos ser essencial a responsabilidade dos pediatras nessa missão de defender a amamentação, fazendo a diferença. Por isso, visando cada vez mais o aperfeiçoamento desses especialistas, a SBP oferece um curso EAD de aleitamento, que já está em sua segunda turma, com foco na formação dos residentes", explica o presidente do DCAM, dr. Luciano Borges Santiago. 

DEZ PASSOS - O DCAM propõe para esse ano dez passos para que os pediatras façam a diferença na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e complementada até pelo menos 2 anos. São eles: reconhecer que a amamentação é a melhor forma de alimentação da criança pequena, sendo inigualável; ter uma visão ampliada da amamentação, acreditando que amamentar é muito mais que alimentar a criança; praticar o aconselhamento em todas as consultas envolvendo a amamentação, auxiliando as mulheres/famílias a tomarem decisões informadas; respeitar e apoiar as opções das mulheres, sem gerar culpas; acolher e confortar as mulheres que, por alguma razão, não amamentaram ou amamentaram menos do que o recomendado. 

Os passos também recomendam aos pediatras: manter-se atualizado, adotando práticas baseadas nas melhores evidências científicas disponíveis; ter conhecimento e habilidades clínicas necessários para apoiar as mulheres nas dificuldades relacionadas à amamentação; adotar as boas práticas hospitalares em amamentação, compatíveis com os "Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno", da Iniciativa Hospital Amigo da Criança; conhecer e cumprir a lei nº 11.265/NBCAL (proteção legal do AM) e outras legislações de proteção da amamentação; e acreditar que amamentação é um processo que precisa ser compartilhado, valorizando a rede de apoio da mulher. 

"Pensamos nesses pontos simples para o pediatra entender como pode e deve fazer a diferença, reconhecendo que o aleitamento materno é a melhor forma de alimentação para o bebê. É preciso compreender, porém, que esse ato vai além da questão alimentar, mas envolve também fatores afetivos, psicológicos, de desenvolvimento e sociabilidade da criança. O pediatra precisa estar ao lado das famílias, praticando o aconselhamento, uma forma de comunicação diferenciada que visa orientar e ouvir a mãe, respeitando suas decisões e colocando-se como um ponto de apoio às suas escolhas", afirma dr. Santiago. 

LIVES - Na próxima sexta-feira (30/7), às 20h, acontece a live de abertura do Agosto Dourado da SBP. O encontro contará com a presença da dra. Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP; Janine Selva Ginani, analista técnica de Políticas Sociais do Ministério da Saúde e coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno na Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS); e dra. Fabíola Isabel Suano de Souza, professora adjunta do Departamento de Pediatria da Unifesp e especialista em Nutrologia Pediátrica e Terapia Nutricional Parenteral e Enteral pela SBP. 

Já no dia 30 de agosto (segunda-feira) às 20h, a SBP realizará uma live na qual será aberto espaço para as experiências de sucesso nas mais diferentes áreas em relação ao aleitamento materno. O evento contará com relatos de representantes de setores, como: ensino/pesquisa; institucional; legislativo; administrativo; depoimento de mães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário