Abriu ontem, Porto Alegre, a primeira edição da Brazilian Footwear Show (BFS), promovida pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). O evento é realizado na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
Com mais de 1,5 mil empresas do ramo, a maior quantidade do país, o setor calçadista gaúcho emprega mais de 87 mil pessoas. Entre os 25 municípios brasileiros que mais empregaram na indústria calçadista em 2022, nove são gaúchos: Sapiranga, Novo Hamburgo, Parobé, Campo Bom, Nova Hartz, Igrejinha, Três Coroas, Rolante e Dois Irmãos (ordem decrescente de participação).Entre 2020 e 2022, o Rio Grande do Sul foi o segundo maior produtor nacional em números de pares, com média de participação de 21,7% de toda a confecção do país, atrás apenas do Ceará. Só no ano passado, foram produzidos 192,1 milhões de pares no Estado. Em território gaúcho, as empresas fabricam desde calçados completos até componentes como solas e saltos.
O Rio Grande do Sul é o maior exportador nacional em valor e número de pares de calçados. Em 2022, teve participação de 47% no valor exportado e de 30% no número de pares vendidos para fora do Brasil na soma de todas as unidades da federação.
O evento
Realizada pela Abicalçados e organizada pela NürnbergMesse Brasil, a BFShow segue até quarta-feira (23/11). Com 138 marcas de calçados de todos os segmentos, nichos e polos calçadistas do Brasil, sendo 124 delas exclusivas no evento, a feira deve receber mais de 10 mil visitantes, entre eles, pelo menos, 150 importadores de 30 países. A feira tem parceria oficial do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da ApexBrasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário