O blog AeroIn, especializado em assuntos aéreos, causou furor, ontem, ao informar que um Boeing 757 sem identificação externa pousou em Porto Alegre nesta terça-feira,. passou o dia todo na Capital e seguiu ontem a noite para Campinas, São Paulo. Trata-se de uma aeronave do governo dos Estados Unidos, frequentemente utilizada em operações especiais e pela CIA.
Diz a matéria do blog:
O jato, matrícula 00-9001, não exibe o registro em sua fuselagem totalmente branca. Trata-se de um Boeing 757-200 modificado e designado C-32B. Diferente do C-32A, usado como transporte oficial da Casa Branca junto ao VC-25A (747-200 conhecido como Air Force One), o C-32B está vinculado ao 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Americana (USAF), baseado em Nova Jérsei.
Esse esquadrão é responsável pelo transporte de equipes de ação rápida do Departamento de Estado, normalmente compostas por diplomatas, agentes especiais, militares de elite e pessoal de inteligência da CIA. A missão é prestar apoio imediato a cidadãos americanos e aliados no exterior, principalmente no suporte a embaixadas.
O C-32B, apelidado de Gatekeeper (“Porteiro”), já foi acionado em crises no Oriente Médio, em Olimpíadas e em situações críticas como a explosão no porto de Beirute, no Líbano, em 2020. A aeronave é equipada com sistemas avançados de comunicação, sensores e capacidade de reabastecimento em voo, no mesmo padrão do C-32A presidencial.
Na missão atual, que começou em 18 de agosto, o C-32B partiu da Base Aérea de McGuire, em Nova Jérsei, fez escala em Tampa (Flórida), seguiu para San Juan (Porto Rico) e pousou em Porto Alegre por volta das 17h13 desta terça-feira. Até o momento, não há confirmação oficial sobre o motivo da passagem da aeronave pelo Brasil, mas a operação pode estar relacionada ao consulado americano na capital gaúcha
Nenhum comentário:
Postar um comentário