Artigo, Fábio Jacques - Um ministério muito melhor para Bolsonaro


Eu acredito que Bolsonaro fará um grande governo. Os sinais indicam que já está fazendo.
Entretanto, tenho observado a performance de algumas personalidades brasileiras que são disparadamente melhores do que os atuais ministros técnicos e que, com certeza, poderiam exponencializar as realizações almejadas por Bolsonaro.
Falo de pessoas que têm um conhecimento simplesmente fantástico nas diversas áreas da administração pública, conseguem em minutos fazer uma profunda avaliação das ações que estão sendo tomadas, enxergam com clareza invejável todas as consequências de cada ato e apresentam soluções que não seriam sequer imaginadas pelos atuais ministros.
Vou citar apenas alguns que, se realmente for inteligente, Bolsonaro convidará para integrar o seu ministério. Quiçá tomar o seu próprio lugar.
Quem melhor do que Guga Chacra para embaixador nos Estados Unidos ou Jorge Pontual para ministro das relações exteriores? Ninguém tem uma visão mais clara do que eles no tocante ao relacionamento do Brasil com o exterior. Sabem simplesmente tudo o que deve ser feito e detalham com clareza todas as consequências do que está sendo proposto.
E na economia? Alguém pode imaginar uma pessoa mais expert do que Cristiana Lobo ou Valdo Cruz? Ou quem sabe até mesmo Carlos Alberto Sardenberg? Ou Miriam Leitão?
E na área política, existe alguém melhor que Andréia Sadi, Eliane Cantanhede ou Gerson Camarotti?
E o que dizer de Kennedy Alencar e Natuza Neri? São tão polivalentes como Merval Pereira ou Maria Beltrão. E que tal Otávio Guedes para a casa civil? Ou Renata Lo Prete que, numa demonstração de rara perspicácia em seu programa Globo News Painel de 03/08, descobriu que o assassinato dos quatro presidiários de Altamira durante o transporte para Belém  foi decorrência da sugestão do Bolsonaro aos repórteres que, quando questionado sobre o que achava dos assassinatos da rebelião, disse que perguntassem às vítimas dos assassinados o que achavam, frase que provocou o seu assassinato dentro do caminhão.
André Trigueiro dá de 10 a 0 no atual ministro Ricardo Salles e muito mais ainda na Damares Alves.
Sandra Kogut e Artur Xexéu estraçalhariam na cultura, e quem sabe Demétrio Magnoli não seria insuperável em qualquer posição fazendo dupla com o Eduardo Oinegue, ambos extremamente polivalentes?
Não acredito que Bolsonaro vá querer trocar seus ministros atuais por esta gama de especialistas de primeiro nível, até porque ficaria feio reconhecer que não fez a melhor escolha com Mourão, Guedes, Moro, Salles, Damares, general Heleno ou Ônix Lorenzoni entre outros, mas se tiver humildade tenho certeza que pensará seriamente nos nomes que estou sugerindo.
Pelo menos em Bete Pacheco ou Mônica Bergamo.
Se alguém achar que não tenho razão, assista aos programas da Globo News e da Band News e maravilhe-se com a atilada inteligência deste pool de gênios que destrincham qualquer ação do Bolsonaro em segundos com uma sabedoria invejável. Sabem absolutamente tudo e têm solução perfeita para qualquer evento governamental, ainda que iinvariavalmente, sempre diferente e contrária da efetivamente tomada.
Bolsonaro poderia também, com qualquer membro deste seleto grupo de gênios universalistas, aprender muito sobre a legitimidade do hackeamento de celulares, sobre o crime de lesa pátria inerente às conversas entre juiz e procuradores da república e na inominável injustiça em condenar uma pessoa totalmente inocente só porque destruiu o país e praticou um dos maiores atos de corrupção da história da humanidade.
E tem Reinaldo Azevedo e Marco Antônio Villa para deixar na reserva.

O autor é diretor da FJacques - Gestão através de Ideias Atratoras, empresa coirmã da Selcon Consultores Associados – MS Francisco Lumertz (Professor Chicão), Porto Alegre, e autor do livro “Quando a empresa se torna Azul – O poder das grandes Ideias”.
www.fjacques.com.br -  fabio@fjacques.com.br

9 comentários:

  1. Poxa vida. Como é que não nos ocorreu isto antes? Perfeito. Excelente idéia!!! É garantido para ganhar o Prêmio NOBEL em todos os quesitos!!! Em pouquíssimo tempo o Brasil será a maior potencia mundial. Talvez uns dois ou três anos, no máximo. É o fim do complexo de vira-lata.

    ResponderExcluir
  2. Sem qualquer sombra de dúvida é o melhor artigo escrito este ano. PARABÉNS!!!.

    ResponderExcluir
  3. Estou rindo até agora, ótimo humor para um domingo de manhã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou rindo da fina ironia e me sentindo redimido, em parte, pelo tanto que já presenciei destes calhordas jornalistas. Meu canal de TV agora é o YouTube, onde exerço minha liberdade de escolha. Tem muita porcaria, muito chapa branca, mas seleciono os melhores: Nêumanne, Augusto Nunes, Terça Livre, jovem Pan e outros.

      Excluir
  4. Adorei este artigo! Ironia direta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Isso me lembra uma idéia antiga que tenho. O Brasil resolverá todos os seus problemas quando eleger para presidente um motorista de táxi.

    ResponderExcluir