Artigo, Renato Sant'Ana - País da piada pronta


     O humorista José Simão, se não inventou, ao menos tornou de uso corrente a expressão "país da piada pronta", sempre aludindo ao Brasil, claro.
     Acontece que nosso país é mesmo bem contraditório. Até aí, nada há de extraordinário: o ser humano é contraditório. Só que, às vezes, por aqui, há exagero na dosimetria da coisa.
     Alguém, que desconheço, já disse que, no Brasil, prostitutas gozam, traficantes são viciados em droga, organizações não governamentais (ONGs) são sustentadas por dinheiro público e....
     Agora vem a última: devotos de ideologias totalitárias apresentam-se como defensores da liberdade de imprensa.
     Querem ver? Em 30/07/2019, ocorreu um ato público pretensamente em favor do jornalismo, exaltando a liberdade, cujos organizadores e participantes são, notadamente, defensores de regimes em que... não há jornalismo livre.
     A chanchada aconteceu na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), para o fim de apoiar e desagravar o ativista do PSOL Glenn Greenwald, editor do site The Intercept.
     O que acontece é que a coisa está apertando para o lado desse Greenwald. Seu site vem divulgando material que ele mesmo apontou como produto de atos criminosos - invasões de celulares - casualmente de autoridades públicas que combatem a corrupção que se agigantou nos governos petistas.
     Para desconforto dessa turma, a Polícia Federal está investigando os   crimes. Queriam que ela fizesse o quê? E já prendeu quatro hackers. Um deles já falou mais do que gostaria Greenwald...
     E ainda tem aquele tal Pavão Misterioso. Lembram? Até agora, não identificado. Para desmascarar The Intercept, ele usou métodos iguais aos dos colaboradores de Greenwald.
     Como se vê, há um conjunto de circunstâncias que perturbam o sono de Greenwald e sua facção ideológica, obrigando o próprio e demais blogs sujos - inclusive aqueles que viviam de verbas públicas ao tempo dos governos petistas - a inventar "narrativas" para defender o pseudojornalismo praticado por The Interceppt. Aliás, o que mais fazem é tentar desqualificar quem está desmascarando a farsa.
     Claro, é um pessoalzinho bem afinado. A patuscada na ABI reuniu gente do PT, PSOL, PCdoB e assemelhados, gente que defende regimes como o de Cuba, Venezuela e Coreia do Norte, nos quais não há liberdade de imprensa! Muito coerentes...
     Mas não é novidade, que defensores de ditaduras abram o bico para falar de liberdade de imprensa.
     Piada? Não, não é piada. Não tem graça. É esperteza. Tentativa de iludir patetas. É uma farsa.

Renato Sant'Ana é Advogado e Psicólogo.
E-mail do autor: sentinela.rs@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário