Porto Alegre resiliente

 Porto Alegre está entre as três cidades que apresentarão suas candidaturas para serem reconhecidas pela iniciativa MCR2030 (Making Cities Resilients), ligada ao Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR) como HUB de Resiliência da Região Metropolitana. A candidatura será formalizada na 8ª Plataforma Regional para Redução de Risco de Desastres nas Américas e no Caribe, que ocorre de 28 de fevereiro a 2 de março, em Punta del Este, no Uruguai.


Representando o prefeito Sebastião Melo, o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, entregará documento em reunião com prefeitos, representante do secretário-geral da ONU, Mami Mizutori, coordenador regional da MCR2030, Raul Salazar, e o diretor-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo. 


Trogildo, que é diretor de Resiliência de Porto Alegre, destaca que a capital foi a primeira cidade da América Latina a preencher a Ferramenta de Autoavaliação da Resiliência a Desastres para Cidades (Scorecard) sobre os sistemas alimentares. “Nossa expectativa é que esse resultado chancele a candidatura de Porto Alegre no encontro de prefeitos com representantes da ONU”, disse.


Para ser hub de resiliência, uma cidade necessita compartilhar boas práticas em redução de risco de desastres, capacitando cidades em nível nacional, estadual ou metropolitano. A candidatura de Porto Alegre se dará no âmbito metropolitano. Outras cidades que apresentarão suas candidaturas para se tornarem Polos de Resiliência são: Barcarena (Brasil) e Quito (Equador). Outras três serão anunciadas como já aprovadas: Salvador (Brasil), Bogotá e Dosquebradas (Colômbia).


MCR2030 – É uma iniciativa que apoia as cidades a se tornarem mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis até 2030 para que contribuiam com a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e outros marcos globais, como o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres, o Acordo de Paris e a Nova Agenda Urbana. Porto Alegre aderiu à iniciativa MCR2030, no final de 2022.


O diretor de Articulação Institucional, Djedah Lisboa, e o representante da Coordenação de Resiliência da secretaria, Bruno Beltrame, acompanham o titular da pasta na agenda internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário