Artigo, Cláudia Woellner Pereira - O que há de comum entre Bob Dyan e Marcel van Hattem

 Cláudia Woellner Pereira, brasileira, natural do Paraná, da República Democrática de Curitiba

...how many times can a man turn his head

And pretend that he just doesn't see?

(“Quantas vezes um homem pode virar a cabeça

 e fingir que nada viu?”, tradução livre)

 

Reconhecimento paranaense à atuação política

do deputado gaúcho Marcel Van Hattem

 

Os versos em inglês fazem parte de uma das mais lindas composições de Bob Dylan e foram apropriadamente citados pelo deputado federal pelo Rio Grande do Sul Marcel Van Hattem em audiência pública da CPMI de 8 de janeiro, realizada neste 11 de julho de 2023.

 

Fizeram parte da exortação do deputado à frieza e insensibilidade de parlamentares às cenas exibidas em um vídeo que mostrava o dramático encontro de uma mãe com os seus filhos pequenos após ter sido mantida presa em virtude do fatídico 8 de janeiro.

 

A sociedade civil acompanha, deputado Van Hattem, ainda que com esperança minguada e quase em estado de inércia imposta por canetas, papéis, arbítrio desvairado e coercitivo, a sua corajosa e incansável atuação no cenário político. Até nos devolve certa fé na classe política brasileira. Sem querer cometer injustiça contra outros homens de boa vontade que lutam as suas mesmas lutas, deputado.

 

Agradecemos por não se acovardar, não se vender e por não virar a cabeça diante dos crimes absurdos que estão acontecendo em nosso país como se fossem em prol da democracia.

 

Um dos representantes eleitos pelo povo paranaense foi engenhosamente removido do tabuleiro. Que a sua posição, deputado Van Hattem, e as suas possibilidades de movimento sejam salvaguardadas pela justiça divina! A dos homens, parece-nos, será sempre imperfeita. Impotente em alguns casos. Defeituosa em outros.

 

E Bob Dylan? Segue sendo perfeito nos versos...

 

And how many years can some people exist

Before they're allowed to be free?

Busque a sua própria tradução, caro leitor. Interprete os fatos, as evidências. Não deixe que virem a sua cabeça como se nada estivesse acontecendo.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário